Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Troféu Minho-Galaico de estrada para juniores
Colaboração pioneira entre a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação de Ciclismo Galego permitirá a disputa de um Troféu Minho-Galaico de estrada para a categoria júnior com a realização de duas provas em maio e junho. Classificações e fotos: aqui



O ciclismo uniu forças nas duas margens do Rio Minho. A Associação de Ciclismo do Minho e a Federação de Ciclismo Galego criaram o Troféu Minho-Galaico para a categoria Júnior em estrada.

A primeira edição desta competição transfronteiriça é disputada em duas provas clássicas de ambos os calendários: A XI Ruta do Albariño e o 66º Circuito de Santo António de Amares.

Este Troféu nasce com o objectivo principal de dar um impulso ao calendário jovem em ambas as regiões e terá classificações próprias. Além do prestígio que será vencer as duas provas, haverá em disputa a camisola da Geral, a da Montanha, a das Metas Volantes e ainda o jersey do Melhor Júnior de 1º Ano. A competição será disputada no tipo challenge e contabilizam-se os tempos  das duas provas.

O Troféu Minho-Galaico arranca no dia 1 de maio em Cambados. A capital da comarca de O Salnés será mais uma vez o epicentro da Ruta do Albariño, uma prova que nos últimos anos foi dominada pelos jovens corredores portugueses e que agora brilham a nível profissional no pelotão mundial como são os casos de João Almeida e António Morgado.

O segundo e definitivo assalto ao troféu acontecerá no mês seguinte nas estradas do distrito de Braga, onde a 9 de junho se disputará o histórico Circuito de Santo António de Amares. O vencedor da última edição, Daniel Moreira, poderá revalidar o título, ele que sucedeu a António Morgado que tinha ganho em 2022, se bem que num molde diferente. Nesse ano o Circuito de Santo António de Amares foi o palco da terceira e última etapa do Grande Prémio do Minho.

Este acordo entre a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação de Ciclismo Galego abre a colaboração para projetos futuros.

A paixão pela bicicleta derruba as fronteiras físicas que a geografia coloca e por isso arriscamos a dizer “não entende de fronteiras”.

Actualizado em 14 Março 2024