Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Fábio Ribeiro e Ilda Pereira venceram o o 8.º BTT XCO Centro Ciclismo do Minho - Guimarães
Classificações e fotos: aqui

Fábio Ribeiro (Clube BTT Matosinhos) e Ilda Pereira (Casa Myzé Team) venceram em elites o 8.º BTT XCO Centro Ciclismo do Minho, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design realizada em Souto Santa Maria com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o 8.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho decorreu em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A chuva, em especial durante a manhã, aumentou as dificuldades dos atletas que se deslocaram a Souto Santa Maria para disputar a prova no primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País que acolheu em 2019 o Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico e em 2018 o Campeonato do Mundo Universitário.

Fábio Ribeiro foi o grande vencedor em elites masculinos. O ciclista do Clube BTT Matosinhos andou no grupo da frente até à sexta volta, altura em decidiu atacar, conseguindo-se isolar chegar em solitário à meta, depois de 01h32m13s de prova. Na segunda posição terminou Vítor Santos, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, enquanto João Rocha (Maiatos) concluiu a prova em terceiro lugar. Em elites femininas, Ilda Pereira (Casa Myzé Team) liderou a corrida desde o início, cortando a meta ao fim de 1h13m28s. Depois da ciclista de Guimarães, chegaram à meta Leandra Gomes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Tânia Cardoso (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião).

Em Sub 23, João Jesus (Guilhabreu BTT) assegurou o primeiro lugar impondo-se a Tiago Coelho (Korpo Activo/Penacova) e a Miguel Simões (Lobos Averomar BTT). Marta Branco (AXPO/Firstbike Team/ Vila do Conde) venceu a prova feminina de Sub 23, gastando 1h20m38s para percorrer as cinco voltas à pista de Souto Santa Maria. Joana Santos (Tomatubikers/Toyota - Macedo& Macedo) terminou na segunda posição.

Simão Rocha (Penafiel Bike Clube) e Catarina Lopes (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) foram os vencedores em juniores enquanto Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) e Raquel Gubatska (BTT Braguinhas/Padim da Graça) triunfaram em cadetes.

O espanhol Manuel Parara (C.M.Xesteiras) e a vimaranense Cecília Araújo (Figueiras BTT/Lousada/CarvicTeam) venceram na categoria de master 30, Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal – Edaetech) em master 40, António Sousa (individual) em master 50 e Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) master 60.
 
Ricardo Costa: “Foi com muita satisfação que vi o regresso do Ciclismo a esta pista”
 
Ricardo Costa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, manifestou-se muito satisfeito com a realização do 8.º BTT XCO do Cento de Ciclismo do Minho. “Foi com muita satisfação que vi o regresso do ciclismo a Guimarães. No ano passado apoiamos a ACM na organização da Taça de Portugal de XCO e do Campeonato Nacional de Downhill - provas que decorreram em segurança e que foram um êxito - e fizemos agora questão de estar novamente na retoma das atividades de ciclismo”, lembrou Ricardo Costa salientando que “as pessoas estavam ávidas e era necessário trazer, novamente, o BTT a Guimarães”.
“Esta é também uma mensagem para o desporto. O desconfinamento está a correr relativamente bem e esperamos que este regresso continue a evoluir, mas também com público. Causa uma grande tristeza passear pela pista e não ver as pessoas a puxar pelos ciclistas, as palmas, os incentivos. Isso faz toda a diferença”, destacou Ricardo Costa.
Ricardo Costa salientou ainda que a pista de Cross Country Olímpico do Centro de Ciclismo do Minho é nuclear, é fantástica” e que “perceber que os ciclistas saem daqui satisfeitos é muito positivo”.
O autarca vimaranense salientou que “Guimarães faz questão de ser uma referência no calendário desportivo neste tipo de competição, e não só, dispondo de excelentes condições para o efeito”. “Há uma matriz já enraizada em Guimarães na vertente desportiva, quer ao nível da promoção de talentos como na organização de grandes eventos, e, ainda, na criação de condições e aposta em estruturas físicas para promover a atividade desportiva, com as melhores condições e segurança”, salientou Ricardo Costa.
 
Fernando Cardoso: “Agrado em recebermos mais uma prova”
 
Fernando Cardoso (Presidente da União Freguesias Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar) também se mostrou agradado com o XCO do Centro de Ciclismo do Minho: “É com muita satisfação que recebemos mais uma prova nesta pista. Trabalhamos todos os dias para que isto seja possível”. Esta é uma mensagem de esperança que deixa passar à população? “Estamos a atravessar uma fase difícil, mas se todos fizermos a nossa parte, vamos conseguir ultrapassar isto e em breve cá estaremos com multidões para assistir a estes grandes eventos”, respondeu Fernando Cardoso lembrando que o Centro de Ciclismo do Minho “é um local muito seguro, temos 17 hectares de terreno neste parque e as pessoas, que têm autorização para entrar, podem estar bem separadas, sem haver ajuntamentos. É um local ideal para realizar este tipo de provas”
 
Fábio Ribeiro: “Prova de nível elevado”
 
Fábio Ribeiro, vencedor em Elites, considerou que a esta foi uma corrida “de nível elevado”, pois “contou com um lote de atletas muito bom”. Por isso “não foi uma vitória fácil. Foi uma corrida mais de inteligência e física. Andamos num grupo de quatro e era preciso fazer diferenças entre nós. Foi uma seleção e acabei por fazer uma corrida direitinha e segura”.
Quando percebeu que poderia ganhar? “Basicamente foi a duas voltas para o fim da corrida quando me conseguir isolar. A partir daí consegui manter e até aumentar a diferença de tempo e fui gerindo”. Quanto à pista de XCO do Centro de Ciclismo do Minho, Fábio Ribeiro afirmou que “é uma boa pista, já bem conhecida. Este ano tinha o handicap do piso, porque choveu muito nestes últimos dias e tornou o piso mais pesado”.
 
Ilda Pereira: “Correr no Minho é muito especial”
 
Vencedora na categoria de elites femininas, Ilda Pereira explicou as dificuldades em vencer: “Nunca é fácil. Se há coisa que eu aprendi é que no ciclismo nunca há provas fáceis porque nós, atletas, tornamos a prova dura. Se o circuito é fácil, nós impomos mais ritmo, se as adversárias, e com todo o respeito, não são tão fortes, nós queremos potenciar isso e deixar um legado, portanto, nunca há provas fáceis”.
A piso apresentou-se bastante pesado, mas Ilda Pereira desvalorizou essa circunstância: “eu vejo sempre estas adversidades como formas de evoluir. A lama ajuda nesse sentido, para ficar mais forte. Claro que a pista fica mais dura, mas zonas técnicas temos de ter mais condução, mas eu acho isso delicioso no Ciclismo”.
Quanto ao facto de vencer em casa, a ciclista vimaranense garantiu ser sempre importante vencer mas “é muito importante ganhar em casa, no Minho”. “Para mim uma prova regional do Minho é muito importante e eu nunca vou deixar de fazer o Minho. É verdade que as nossas prioridades vão mudando, mas correr no Minho é para mim muito especial. Foi aqui que aprendi, e tive que aprender rápido porque cheguei ao ciclismo já em Elites, sem escola nenhuma. O Minho foi a minha escola, é a minha casa e se há coisa que temos de ter orgulho é em quem cuidou de nós e eu tenho uma gratidão imensa pelo Minho”, explicou.

Marta Branco: “Feliz por vencer em casa
 
“É sempre bom vencer em casa” foi assim que Marta Branco (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), vencedora da corrida de Sub 23, abordou o triunfo no BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho.
A ciclista de Guimarães considerou que “foi uma corrida puxada, o piso estava muito difícil devido à chuva dos últimos dias”, mas “foi uma corrida que correu muito bem”.
É uma prova que te deixa motivada? “É uma prova que me deixa muito feliz e motivada para as corridas da Taça de Portugal. foi importante ganhar, mas acima de tudo fazer a corrida que fiz, é um bom teste."
 
João Jesus: “Adversários estavam a um bom nível”
 
João Jesus (Guilhabreu BTT), vencedor em Sub 23 masculinos, considerou que “a corrida e a vitória foram difíceis”. “Os adversários estavam a um bom nível e a pista, que estava um pouco enlameada, complicou as coisas na corrida de hoje”, disse o atleta explicando que sentiu que podia vencer quando, a partir do meio da corrida, verificou que tinha uma boa vantagem em relação aos adversários e decidiu e começou a gerir essa vantagem. João Jesus está apostado em conquistar a vitória no Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design: “vou tentar a vitória em Sub-23 e tentar a vitória à geral neste Campeonato do Minho. Vamos ver”, disse.
 
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o 8.º BTT XCO Centro Ciclismo do Minho - Guimarães teve o apoio do Município de Guimarães, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP DesignCision, Arrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, ASC - Higiene, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Guimarpeixe, Strong Speed e União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar.

 

Actualizado em 17 Maio 2021