Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Época 2024
O circuito que em 2025 será o palco do Europeu de XCO, assume-se, novamente, como a prova de abertura do calendário da ACM. Melgaço acolhe mais uma vez uma prova internacional de XCO, categoria C1 UCI, sendo a primeira prova da época do calendário da ACM. Acresce o Campeonato Nacional de DownHill a 22 e 23 de junho em Prozelo – Arcos de Valdevez, não esquecendo que o Grande Prémio do Minho irá para a estrada entre 19 e 21 de julho. São os principais destaques do calendário para 2024 da ACM - Associação de Ciclismo do Minho.

O 10º BTT XCO de Melgaço Internacional C1, primeira prova da Taça de Portugal de XCO e pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POP Design abre oficialmente a época competitiva da Associação de Ciclismo do Minho em 2024.

A ACM apresenta este ano um calendário muito recheado – estão agendadas quase quatro dezenas de provas - e com muitas novidades, desde logo a realização do Campeonato Nacional de DHI (marcado para os dias 22 e 23 de junho em Prozelo, Arcos de Valdevez), a integração de duas provas de XCO Objetivo Paris 2024 (o Internacional de Vila Franca a 25 de abril e Internacional de Paredes de Coura a 1 de maio), a Taça de Portugal de Enduro (Terras de Bouro a um e dois de junho) e uma etapa da Taça de Portugal de BTT XCM (a 21 de abril).

A Associação de Ciclismo do Minho apresenta ainda como novidades a Clássica Tiago Machado/Femininos, que se realiza a seis de abril em Vila Nova de Famalicão e é pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã; e o Troféu Minho- Galaico de Estrada para juniores, que este ano contará com duas provas: a Ruta Ciclista do Albariño (1 de maio) e 66.º Circuito Santo António – Amares (9 junho). Inserido na parceria Minho-Galaica há a considerar também o Troféu de DHI com quatro provas, disputando-se duas no Minho e duas na Galiza.

A Subida da Alegria, a realizar-se a quatro de maio em Braga, o 1.º BTT DHI Pistas do Fojo/S. Tomé de Negrelos e o regresso do BTT DHI Freguesia de Armil são outras novidades.

Um dos pontos altos da época - o Grande Prémio do Minho – realiza-se este entre os dias 19 e 21 de julho e promete levar a festa do ciclismo júnior a vários pontos do Minho.

 

MELGAÇO ABRE HOSTILIDADES DO BTT XCO

 

Melgaço é, mais uma vez, palco da prova de abertura do calendário da ACM, com a realização do 10º BTT XCO de Melgaço – Internacional C1, prova pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POP Design, que se realiza nos dias 2 e 3 de março.

Em ano de Jogos Olímpicos a prova de Melgaço promete uma elevada participação, com a presença dos melhores ciclistas da modalidade nacionais e estrangeiros para desfrutar daquela que será a pista do Europeu de BTT XCO em 2025.

Se o concelho mais a norte de Portugal volta a receber uma prova de BTT XCO com distinção Internacional (classe C1) e que abre as hostilidades da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho, os adeptos da vertente têm este ano um vasto calendário da prova olímpica de Cross Country.

Ainda em março (24) realiza-se o 11º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT – POPP Design.

Seguem-se as provas do Objetivo Paris 2024: no dia 25 de abril realiza-se o XCO Internacional de Vila Franca e a 1 de maio o BTT XCO Internacional de Paredes de Coura.

As provas do Campeonato do Minho regressam em junho com o 11.º BTT XCO Paredes de Coura, que está marcado para o dia 2. A 28 de julho decorre o 6º BTT XCO Tesouros do Ave e a 4 de agosto realiza-se o 4.º BTT XCO Trilhos de Cónegos – Troféu Pereira da Silva. A quinta e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO realiza-se no dia 11 de agosto com o 25º BTT XCO ACRAP.

 

DUAS PROVAS DE BTT XCM

 

Ainda no BTT, o Minho recebe a segunda etapa da Taça de Portugal de Maratonas (XCM), prova que está marcada para 21 de abril e que é pontuável para o Campeonato do Minho – Raiz Carisma. Paredes de Coura recebe a segunda e decisiva prova para a atribuição dos títulos de Campeão do Minho a 30 de junho.

 

SEIS PROVAS DE DHI, MAIS O CAMPEONATO NACIONAL

 

Em Downhill, a ACM conta este ano com um total de seis provas. O 19º BTT DHI Freguesia de Armil abre as ‘hostilidades’ na vertente a 28 de abril com o regresso da pista fafense ao Campeonato do Minho.

Junho é o mês de eleição para o DHI. A 10 realiza-se o 1.º BTT DHI Pistas do Fojo/S. Tomé de Negrelos e na semana seguinte (16) decorre o 7º BTT DHI Capital do Móvel, preparatório para o fim-de-semana seguinte em que Prozelo, em Arcos de Valdevez, será o palco onde decorrerão a 22 e 23 os Campeonatos Nacionais de DHI.

O Campeonato do Minho regressa em setembro com a realização de duas provas: dia 15 os amantes da modalidade viajam para Paredes de Coura, para o 3º BTT DHI Insalde. Passado uma semana rumam mais uma vez até ao Alto Minho, visitando mais uma vez a pista que serviu de palco aos s Campeonatos Nacionais.

O fecho do Campeonato do Minho fica reservado para a emblemática pista da Penha, a 13 de outubro com a realização do 14º DHI da Penha.

Paredes de Coura é ainda o palco do 7º B TT DHU que está agendado para 7 de julho.

O Minho recebe ainda uma prova da Taça de Portugal de Enduro, a terceira, que se realiza nos dias 1 e 2 de junho em Terras de Bouro.

Na forja está ainda o Troféu Minho-Galaico de DHI com a realização de duas provas em cada uma das áreas: Minho e Galiza, havendo já datas indicativas para as provas galegas: finais de agosto e finais de setembro, enquanto as provas do Minho serão Proselo e Penha, culminando uma longa época de Downhill.

 

ESTRADA

 

O Prémio Cidade de Fafe/Prova de Abertura de juniores assinala, como habitualmente, o arranque da época competitiva do escalão de juniores no ciclismo de estrada. A prova está marcada para 16 de março e é pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.

Abril começa com uma das grandes novidades no que toca ao ciclismo de estrada: a Clássica Tiago Machado, prova destinada às categorias femininas e que se realiza em Famalicão.

Nos dias 13 e 14 realiza-se o 4.º Grande Prémio de Ciclismo do Alto Minho, prova destinadas a masters e elites amadoras e que tem como palcos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca,

Segue-se, a 20 de abril, o 21.º Circuito de Palmeira – Prémio Peixoto Alves, prova que é pontuável para a Taça de Portugal de Esperanças.

O 6.º Prémio de Ciclismo HM Motor está inserido, este ano, na Taça de Portugal de juniores e realiza-se a 19 de maio. No dia 25 realiza-se o Prémio Freguesia de Golães – Troféu José Martins, prova de cadetes que também está inserida na Taça de Portugal e é pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada. No dia seguinte é a vez dos mais novos mostrarem os seus dotes no 25.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração/ Encontro Inter-regional de Escolas - Zona A.

O 20.º Prémio ACR Roriz – Troféu Professor Matias, prova destinada a Escolas, Cadetes e Juniores, ‘abre’ o mês de junho e realiza-se em Roriz, Barcelos.

No dia 9 os juniores seguem para Amares para o 66.º Circuito Santo António, que este ano para além de ser pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada, está também inserido no Troféu Minho- Galaico de Estrada.

O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe realiza a 13 de julho e serve de preparação para a Festa do Ciclismo do Minho que é o Grande Prémio do Minho, uma das mais prestigiadas provas de ciclismo de estrada destinada à categoria de juniores. A 34.ª edição do GPM realiza-se entre os dias 19 e 21 e promete ser um hino à modalidade.

Agosto recebe como habitualmente duas provas de ciclismo de estrada, são elas o 21.º Prémio de Ciclismo de Rendufe destinada às categorias de escolas, cadetes e juniores e que se realiza no dia 3.

Para o dia 15 está agendado o 47.º Circuito de Santa Marta de Portuzelo, também ele destinado a todas as categorias de Formação.

O Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho, prova de escolas, (7 de setembro) e o 37.º Prémio Cidade de Barcelos, para escolas e cadetes (dia 8) encerraram o calendário de ciclismo de estrada da ACM.

Para outubro está marcada a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse (20).

A Associação de Ciclismo do Minho conta ainda o habitual – e já vai na 14.ª edição – Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, que se realiza no dia 24 de junho.

Actualizado em 24 Fevereiro 2024