Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães
3# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

Bruno Silva e Marta Branco, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, foram os vencedores da prova de Elites do 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO Popp Agency, disputada no Centro de Ciclismo do Minho em Souto Santa Maria, Guimarães.
A 9ª edição do BTT XCO Centro Ciclismo do Minho, organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com a colaboração do Município de Guimarães e da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, integrou provas para os escalões de competição e de escolas.
Numa corrida dominada pela formação vila-condense AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, Bruno Silva colocou-se desde o início em cabeça de corrida, conjuntamente com o seu colega de equipa Vítor Santos, enquanto um quarteto tentava encurtar o espaço que foi aumentando nas voltas iniciais. Bruno Silva isolou-se do seu companheiro e partiu para uma aventura a solo, aumentando a vantagem volta após volta, gastando um total de 1:32:00h, menos cerca de três minutos do que Vítor Santos. Num pódio todo ele com as cores da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, o terceiro na linha de meta foi Rui Ferreira.
Em elites femininas, Marta Branco, também da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde cumpriu o trajeto em 1:01:35h e subiu ao lugar mais alto do pódio.
José Simões, (Grupo CCR-AP motors – Lobos Averomar Cycling), campeão do Minho em título, dominou a prova de Sub-23 masculinos, guindando-se ao comando logo na volta inicial. O vimaranense Carlos Viana (Casa Myzé Team) terminou na segunda posição, enquanto o terceiro degrau do pódio foi ocupado por José Mendes (Clube BTT Matosinhos).
Em juniores a vitória foi de Lucas Ferreira (Sabor do Norter/BilaBiker’s Racing Team) que relegou para os restantes lugares do pódio Rodrigo Araújo (Clube BTT Matosinhos) e André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro), tendo Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) reforçado a sua liderança em femininas no Campeonato do Minho de BTT XCO Popp Agency.
Em cadetes a luta foi entre João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) e o amarense Dinis Vieira (AXPO). Os dois atletas rolaram lado a lado até ao final, com o matosinhense a conseguir distanciar-se na reta final e a deixar Dinis Vieira a três segundos. David Ferreira (Póvoa Cycling) foi terceiro classificado. Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu a corrida feminina.
Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) venceu em master 30, Bruno Fonseca (Shamir/Patocycles) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) em master 40, António Sousa ganhou em master 50 e Roberto Soares (UCMP Barca) em paraciclismo.
Por equipas a vitória foi para a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, que deixou na segunda posição o Clube BTT Matosinhos. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact foi terceira.

 

Em Escolas a Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi a grande vencedora, ao somar 10 pontos. A AXPO foi segunda classificada e a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact subiu ao terceiro lugar do pódio.
Individualmente destacam-se as vitórias de Hugo Ramalho e Leonor Lopes (Clube BTT Matosinhos) em juvenis, de Carlos Silva (Póvoa Cycling) e Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker´s) em infantis, Tiago Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foram os vencedores em Iniciados, enquanto em Pupilos/Benjamins estiveram em destaque Miguel Ribeiro (Clube BTT Matosinhos) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro).

 

Bruno Silva, vencedor em elites
Bruno Silva (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor da prova de elites masculinos e considerou a “corrida dura, devido à meteorologia que tivemos ao longo do dia”. Consegui isolar-me ao final da segunda volta, ganhei tempo gradualmente, consolidando a vitória num ritmo constante num circuito com bastante dureza, muito rápido que parece fácil no início e depois vai pesando e de que forma”, explicou o atleta.

 

Luís Faria, diretor desportivo do Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, vencedores coletivos em escolas 

Luís Faria, diretor desportivo do Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu esta edição do BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, que teve como ponto alto a subida ao pódio de todos os atletas para receber o prémio de melhor equipa de escolas. 

“Isto é extremamente importante para eles, é o reconhecimento do esforço, do trabalho, da dedicação e do amor que eles têm a este desporto. A pandemia veio causar muitos danos no trabalho com estes atletas, desmotivados pela falta de treinos e competição”, referiu o responsável poveiro. “Voltaram a ganhar o gosto e o ânimo de estar em cima da bicicleta e isso vê-se nas provas”.

 

Fernando Cardoso, presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, S. Salvador e Gondomar

Fernando Cardoso, presidente da União de Freguesias de Souto Santa Maria, S. Salvador e Gondomar, mostrou-se bastante satisfeito com o regresso, sem restrições, das provas de BTT ao Centro de Ciclismo do Minho.

O autarca, que marcou presença nas provas de Escola e de Competição, garantiu que "o balanço é positivo. Receber aqui todos estes atletas, desde os mais novos até aos masters, e os adeptos que quiseram comparecer é muito gratificante e motivador. Voltar a receber esta iniciativa, sem restrições foi muito positivo”.

Fernando Cardoso salientou que “gostei muito de ver os miúdos de manhã a competir e a conviver como já não acontecia há algum tempo. De ver os pais a assistirem de perto às manobras dos miúdos. Isso é muito saudável. A animação foi bastante e fez-se a festa do ciclismo. Agora esperamos uma evolução positiva para que todos possam usufruir deste magnífico espaço”.

 

Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho 

Joaquim Mendes, presidente da Direção da Associação de Ciclismo do Minho, mostrou-se também muito satisfeito com a realização da 9ª edição do BTT XCO Centro Ciclismo do Minho já sem restrições.

“Foi com alívio e, ao mesmo tempo, com satisfação que organizamos esta prova. Parece que estamos a retomar a normalidade” disse Joaquim Mendes, lembrando que “nós nos últimos dois anos até fizemos aqui provas porque de alguma forma este espaço nos permitia criar a tal bolha, chamada zona zero, necessária para as provas, porque este é um espaço vedado e podia haver controlo”.

“Receber a prova sem restrições, ver os pais a apoiarem e a assistirem às provas dos filhos, a associarem-se à festa é muito bom…. No fundo estamos aqui para isso, para fazer a formação daqueles que podem vir a ser o futuro da modalidade”.

 

O 9º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho teve o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inagurada a 6 de julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).
Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga. Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos.
Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.
Recorde-se que Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT que inclui no palmarés a conquista de Campeonatos do Mundo e da Europa de XCM e brilhantes prestações nas provas de XCO nos Jogos Olímpicos, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo, considerou aquando da inauguração do projeto que “o Centro de Ciclismo do Minho reveste-se de importância fundamental, não só sob o ponto de vista de uma infraestrutura de alta qualidade que serve de apoio à alta competição, mas também pela sua disponibilidade para a população em geral, em especial a comunidade do BTT (cada vez mais alargada) que desta forma, usufrui de um espaço com todas as condições e valências para a prática do BTT de forma tranquila e segura, sem deixar de ser desafiante e numa envolvência de grande beleza natural”.

Guimarães acolhe no próximo dia 24 de abril o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 9.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho realiza-se em Souto Santa Maria, em Guimarães, destinando-se às categorias de escolas e competição.
A iniciativa arrancará às 10h00 com as atividades para os pupilos/benjamins e iniciados, realizando-se a partir das 11 horas as atividades para os infantis e juvenis. A cerimónia protocolar dos escalões de escolas está marcada para as 12 horas.
Após um período de treinos para as categorias de competição, pelas 13 horas começam as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo. Às 14h30 terá início a última prova do dia, destinada aos elites, juniores e masters. A cerimónia protocolar está marcara para as 16 horas.
Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, considera que o BTT XCO Centro Ciclismo do Minho é mais um evento que mostra a dinâmica desportiva no concelho vimaranense.
“Assistimos a uma dinâmica de grande relevo na organização e colaboração em provas desportivas, nas diversas modalidades. Esta é a marca de Guimarães, enquanto território de promoção de desporto e colaboração com as diversas entidades que reconhecem as condições criadas para a prática do desporto”, afirmou o autarca.
Para Nélson Felgueiras: “na freguesia de Souto Santa Maria dispomos do Centro de Ciclismo do Minho que integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO região norte e é com agrado que volta a ser o espaço eleito para esta terceira prova do Campeonato do Minho de BTT XCO nas categorias de escolas e competição”.

O 9º BTT XCO de Centro Ciclismo do Minho tem o apoio do Município de Guimarães, União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), cuja segunda fase foi inagurada a 6 de julho de 2018, integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, estando localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169).
Homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o circuito permanente de BTT obteve reconhecimento internacional ao acolher em 2018, com assinalável êxito, a prova de Cross Country Olímpico dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário que decorreram no distrito de Braga. Além de ser utilizado por praticantes informais de ciclismo, o Centro de Ciclismo do Minho - Souto Santa Maria (Guimarães) é regularmente escolhido por atletas de competição para a realização de treinos.
Eleito para ser o palco do Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico de 2019, o Centro de Ciclismo do Minho foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo, compreendo trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.
Recorde-se que Pedro Vigário, Selecionador Nacional de BTT que inclui no palmarés a conquista de Campeonatos do Mundo e da Europa de XCM e brilhantes prestações nas provas de XCO nos Jogos Olímpicos, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo, considerou aquando da inauguração do projeto que “o Centro de Ciclismo do Minho reveste-se de importância fundamental, não só sob o ponto de vista de uma infraestrutura de alta qualidade que serve de apoio à alta competição, mas também pela sua disponibilidade para a população em geral, em especial a comunidade do BTT (cada vez mais alargada) que desta forma, usufrui de um espaço com todas as condições e valências para a prática do BTT de forma tranquila e segura, sem deixar de ser desafiante e numa envolvência de grande beleza natural”.