Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Cidade de Fafe - Juniores
Prova de Abertura de Juniores / Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã

A festa do ciclismo de estrada está de regresso a Fafe no próximo sábado (16 de março) com a realização do Prémio Cidade de Fafe, primeira prova para o escalão de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2023 e que serve de prova de abertura da época do pelotão nacional.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a primeira prova do ciclismo de estrada no Minho apresenta um percurso de 90,6 quilómetros, com partida e chegada à Praça 25 de Abril em Fafe.

Pelo meio o pelotão de cerca de uma centena de jovens ciclistas terá um traçado desafiador, que passará pelos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Guimarães e terminará, claro, no centro de Fafe.

A partida está marcada para as 14h55 na Praça 25 de Abril o final previsto para as 17h18 no mesmo local. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Praça 25 de Abril (14h55 – Partida simbólica); EN 207 (após a rotunda depois da circular – partida real às 15h00); Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Sobradelo da Goma, Rossas, Mosteiro, Vieira do Minho, Cerdeirinhas, Serzedelo, Parque Aventura (Diverlanhoso), Taíde, Vilela, Garfe, Arosa, Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós, Multiusos de Fafe, Praça 25 de Abril.

O jovem ciclista galego Sérgio Calvo (Rias Baixas CC) foi o protagonista da edição do ano passado. Sérgio Batista (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) completaram o pódio. Por equipas a ABTF – Bairrada foi a mais forte e subiu ao primeiro lugar do pódio. CC Barcelos/AFF/Flynx/HM Motor fez segundo lugar e a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact terceiro.

 

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Daniel Moreira (Paredes/Fortunna) e a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foram os vencedores do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, primeira prova para o escalão de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2024, prova de abertura da época do pelotão nacional.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a primeira prova do ciclismo de estrada no Minho contou com mais de uma centena de participantes, entre eles quatro atletas de sub-23 de primeiro ano, numa competição que teve como vencedor Luís Moreira (Maia/Earth Consulters).

A prova de Fafe, sendo a primeira do ano para os juniores, começou tensa, com vários ataques logos nos quilómetros iniciais, mas a corrida só se começou a definir a partir do km 30, quando o pelotão se partiu em pequenos grupos.

Na frente seguiam os principais candidatos à vitória, logo à cabeça Daniel Moreira, ciclista de Viana do Castelo que este ano alinha no Paredes/Fortunna, bem como um trio da ACR Roriz  (Paulo Fernandes, Guilherme Lino e Gonçalo Rodrigues) e André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves)

Nos últimos cinco quilómetros seguia um grupo de 15 elementos, mas à entrada para a última subida para a meta deu-se uma queda, atrasando logo ali alguns elementos.

Daniel Moreira, que seguiu sempre no grupo da frente, não se fez rogado e foi o mais forte no sprint final, cortando a meta ao fim de 2:10:10 horas de corrida.

João Anunciação (ABTF Betão-Bairrada) fez segundo lugar e Paulo Fernandes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) terceiro. Ainda com o mesmo tempo de Daniel Moreira – que recorde-se ganhou o GP Minho em 2023 e é o Campeão do Minho de Ciclismo de Estrada em Juniores – chegou Guilherme Lino, que fez quarto lugar.

Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), Santiago Varanda (Mundimat/SGR Ambiente/CC Paio Pires), André Dutra (EC Bruno Neves), Tiago Carmo e João António (ABTF Betão Bairrada) e Rodrigo Alves (JDL/Terauto) fecharam o top10.

Luís Moreira (Maia/Earth Consulters) venceu na categoria de sub-23. Tomás Valente e Daniel Castro (Santa Maria Feira/Segmento d’Época/Reol/Bolf) preencheram o pódio.

Por equipas, a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi a vencedora, terminando com 12 pontos ao colocar três ciclistas nos cinco primeiros lugares.

O ABTD Betão – Bairrada foi segundo e o Paredes/Fortunna garantiu a subida ao terceiro lugar do pódio.

 

Daniel Moreira, vencedor e Campeão do Minho

 

No final da prova, Daniel Moreira, que em 2023 tinha feito terceiro lugar, mostrou-se “muito satisfeito”, salientando que “não foi uma corrida fácil. Este Prémio de Ciclismo é sempre complicado, ainda por cima é das primeiras corridas da época e depois parecia que estava a correr contra todos. Mas o ciclismo é assim e temos de estar preparados”.

É uma prova que deixa boas indicações para a época? “Ganhar é sempre bom. Ainda não estou na melhor forma, sei que ainda tenho de melhorar muito, mas saio daqui satisfeito e confiante”.

 

Filipe Teixeira, Assessor da Presidência para o Desenvolvimento Económico

 

Filipe Teixeira, Assessor da Presidência para o Desenvolvimento Económico, marcou presença no Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe e mostrou-se “entusiasmado” com o número de participantes e de adeptos a assistir aquela que é a primeira prova da época do Campeonato do Minho para o escalão de juniores.

“É muito importante para Fafe receber este tido de provas, sobretudo para uma cidade como a nossa que aposta há muitos anos no desporto e na juventude e é enriquecedor receber logo a primeira prova e esperamos lançar uma época bem-sucedida para todos estes jovens que aqui estiveram e para o ciclismo em si, que é o desporto do povo e Fafe é a terra do ciclismo e dos ciclistas”.

Filipe Teixeira lembrou que Fafe “já é reconhecidamente uma terra de desportitas, que conta com várias modalidades de elite e o ciclismo é uma delas e é um orgulho receber a primeira prova da época dos juniores e a primeira de ciclismo de estrada da ACM, que é um dos nossos parceiros”.

Para aquele responsável “Fafe é a terra do desporto, do ciclismo, da juventude. da amizade e da justiça, porque faz-se justiça iniciar e terminar a prova aqui na Praça 25 de Abril, com dezenas de ciclistas oriundos de vários pontos do país. Isto é o reconhecimento do trabalho fantástico que tem vindo a fazer a ACM e o Município de Fafe ao apoiar a ACM”.

 

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de FafeFederação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de FafeInfraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.