Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais rápido na nóvel Pista do Fojo sagrando-se como o primeiro vencedor em São Tomé de Negrelos.
Ao longo do feriado do 10 de junho mais de 60 pilotos realizaram as duas mangas da 2ª etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision realizada em São Tomé de Negrelos. A pista idealizada e construída pela Associação Moinhos do Fojo mereceu nota positiva da maioria dos pilotos pese a juventude que a mesma revela, deixando antever que o próximo ano seja o ano de afirmação. A obtenção do primeiro lugar em diversas categorias permitiu assistir a duelos muito interessantes, em que alguns dos tempos “caíram” de forma substancial de uma manga para a outra. Classificações e fotos: aqui



Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o protagonista da primeira edição do BTT DHI Pistas do Fojo, que decorreu este domingo no Monte do Fojo, em S. Tomé de Negrelos, Santo Tirso.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, o I BTT DHI Pista do Fojo contou com a presença de cerca de seis dezenas de atletas que encheram de alegria e muita emoção aquela que é a grande novidade não só no calendário do Campeonato do Minho, como em provas de DHI em Santo Tirso.

Depois de uma manga de qualificação em que os tempos foram caindo com a passagem dos ciclistas mais credenciados, a manga de classificação prometia acesas disputas e assim se verificou.

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães), Campeão do Minho em título, foi o vencedor do dia ao fazer o tempo mais rápido da descida final – 2:21.05m -, o que lhe permitiu vencer na categoria de elites.

Filipe Silva gastou menos 1.80s que o seu colega de equipa Ivo Teixeira. Pedro Fernandes, ciclista de Guimarães que corre como individual, alcançou a terceira posição, com o tempo de 2:25,10.

Pedro Fernandes fica, no entanto, com o seu nome gravado na história da pista, pois fez o melhor tempo da geral da pista, conquistado na manga de qualificação: 2:14.74m.

Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte) foi a vencedora em elites femininas.

Em sub-19, Nuno Bentes, que corre como individual, foi o vencedor. Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e o seu colega de equipa Francisco Ribeiro terceiro.

Tomás Martins (Bike House DH Team/Guimarães) venceu em sub-17, com o tempo de 2:27.31m, sendo o quarto melhor tempo à geral.

Afonso Soares (Bike Zone) foi segundo e Guilherme Teixeira (individual) terceiro.

Benjamim Vasconcelos (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor em sub-15 com o tempo de 2:49.19. O seu colega de equipa Martim Ferreira foi segundo e Rodrigo Cunha (individual) terceiro.

Vítor Maior (Bike House DH Team/Guimarães) impôs-se em master 30. O ciclista de Barcelos fez a descida final em 2:27.97m, gastando menos 1.11s que António Carneiro (Individual). Joel Pinto (BTT Pandilhas a Monte) foi terceiro.

Pedro Bessa (Individual) venceu em master 35 e Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) em master 40 enquanto o piloto galego Oscar Gonzalez fez segundo. João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) sagrou-se vencedor em master 45, relegando para os lugares seguintes do pódio António Cunha (Pistas do Fojo) e Damian Castellano (Kamikazes)

João Monteiro ganhou em master 50, deixando na segunda posição José Queirós ambos da formação pacense do BTT Pandilhas a Monte.

Por equipas, a Bile House DH Team/Guimarães garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio, enquanto BTT Pandilhas a Monte foi segundo e o Clube BTT Matosinhos terceiro.

 

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães)

 

Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o primeiro a inscrever o seu nome na lista de vencedores do DHI Pistas do Fojo. O ciclista de Guimarães saiu de Santo Tirso “muito satisfeito com este resultado” e adiantou que “embora não tenha sido a manga ideal, pois a pista degradou-se bastante e tornou-se mais desafiadora e difícil, mas consegui vencer e isso é importante”.

Filipe Silva salientou que “era importante vencer e fazer um bom tempo nesta primeira edição do DHI Pistas do Fojo” e adiantou que “o que eu quero atualmente é vencer, ser competitivo e treinar para lutar pela reconquista da Camisola de Campeão do Minho”.

O ciclista de Guimarães referiu que “gostei bastante do traçado. Claro que há coisas a melhorar, o que é normal pois é a primeira edição”.

 

 Rafael Cunha (Associação Moinhos do Fojo)

 

Rafael Cunha, um dos grandes responsáveis pela realização do BTT DHI Pista do Fojo, faz um balanço “muito positivo” desta primeira edição da prova.

O piloto de S. Tomé de Negrelos referiu que “correu tudo bem, dentro do previsto. Os participantes gostaram da pista e as pessoas da minha terra gostaram do ambiente. É uma competição para repetir”

“Todas as nossas expetativas foram ultrapassadas. Correu muito melhor do que estava à espera” disse Rafael Cunha, que garante que “valeu a pena todo o esforço. Hoje foi a recompensa de todo o trabalho que tive até agora”.

Afirmando que “saio daqui com o sentimento do dever cumprido”, Rafael Cunha garante que “esta é uma prova para continuar. Aliás, pensamos fazer ainda este ano alguns eventos de BTT e DHI, não provas de competição, mas mais de convívio”.

 

 

Roberto Figueiredo (Presidente da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos)

 

Roberto Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos, marcou presença na primeira edição da prova de downhill e considera que “o balanço é extremamente positivo” e adiantou que “tivemos aqui bastantes participantes e imensas pessoas a assistir. Esta foi uma prova muito bem conseguida e que mostrou bem as excelentes condições que aqui temos, quer em termos de pista, quer de organização”.

Roberto Ferreira ficou encantado “com a quantidade de gente que aqui está para assistir à prova e à cerimónia de pódio” e considera que “temos condições para dar continuidade a esta prova”.

 

 

O 1º BTT DHI Pista do Fojo é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos e tem o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoCision, N Motor Automóveis, Olando Pereira – A S Imobiliária, Proxima Nature Adventures, Pevitermo – Pichelaria e Canalização, Natura Infinita, A Lojinha da Sónia – Supermercado, Requinte ao Quadrado, Associação Moinhos do Fojo, Pistas do Fojo, Construções José Magalhães e Filipe Magalhães Lda., Casa dos Reclamos, Bikelooks, Santo Tirso Digital, Brujorca Construções Lda., Café do Rio – Esplanada Bar, Mercearia e Talho Ferreira – Rebordões, Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Actualizado em 10 Junho 2024