Daniel Moreira (Paredes/Fortunna) e a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foram os vencedores do Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, primeira prova para o escalão de juniores do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã 2024, prova de abertura da época do pelotão nacional.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, a primeira prova do ciclismo de estrada no Minho contou com mais de uma centena de participantes, entre eles quatro atletas de sub-23 de primeiro ano, numa competição que teve como vencedor Luís Moreira (Maia/Earth Consulters).
A prova de Fafe, sendo a primeira do ano para os juniores, começou tensa, com vários ataques logos nos quilómetros iniciais, mas a corrida só se começou a definir a partir do km 30, quando o pelotão se partiu em pequenos grupos.
Na frente seguiam os principais candidatos à vitória, logo à cabeça Daniel Moreira, ciclista de Viana do Castelo que este ano alinha no Paredes/Fortunna, bem como um trio da ACR Roriz (Paulo Fernandes, Guilherme Lino e Gonçalo Rodrigues) e André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves)
Nos últimos cinco quilómetros seguia um grupo de 15 elementos, mas à entrada para a última subida para a meta deu-se uma queda, atrasando logo ali alguns elementos.
Daniel Moreira, que seguiu sempre no grupo da frente, não se fez rogado e foi o mais forte no sprint final, cortando a meta ao fim de 2:10:10 horas de corrida.
João Anunciação (ABTF Betão-Bairrada) fez segundo lugar e Paulo Fernandes (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) terceiro. Ainda com o mesmo tempo de Daniel Moreira – que recorde-se ganhou o GP Minho em 2023 e é o Campeão do Minho de Ciclismo de Estrada em Juniores – chegou Guilherme Lino, que fez quarto lugar.
Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact), Santiago Varanda (Mundimat/SGR Ambiente/CC Paio Pires), André Dutra (EC Bruno Neves), Tiago Carmo e João António (ABTF Betão Bairrada) e Rodrigo Alves (JDL/Terauto) fecharam o top10.
Luís Moreira (Maia/Earth Consulters) venceu na categoria de sub-23. Tomás Valente e Daniel Castro (Santa Maria Feira/Segmento d’Época/Reol/Bolf) preencheram o pódio.
Por equipas, a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi a vencedora, terminando com 12 pontos ao colocar três ciclistas nos cinco primeiros lugares.
O ABTD Betão – Bairrada foi segundo e o Paredes/Fortunna garantiu a subida ao terceiro lugar do pódio.
Daniel Moreira, vencedor e Campeão do Minho
No final da prova, Daniel Moreira, que em 2023 tinha feito terceiro lugar, mostrou-se “muito satisfeito”, salientando que “não foi uma corrida fácil. Este Prémio de Ciclismo é sempre complicado, ainda por cima é das primeiras corridas da época e depois parecia que estava a correr contra todos. Mas o ciclismo é assim e temos de estar preparados”.
É uma prova que deixa boas indicações para a época? “Ganhar é sempre bom. Ainda não estou na melhor forma, sei que ainda tenho de melhorar muito, mas saio daqui satisfeito e confiante”.
Filipe Teixeira, Assessor da Presidência para o Desenvolvimento Económico
Filipe Teixeira, Assessor da Presidência para o Desenvolvimento Económico, marcou presença no Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe e mostrou-se “entusiasmado” com o número de participantes e de adeptos a assistir aquela que é a primeira prova da época do Campeonato do Minho para o escalão de juniores.
“É muito importante para Fafe receber este tido de provas, sobretudo para uma cidade como a nossa que aposta há muitos anos no desporto e na juventude e é enriquecedor receber logo a primeira prova e esperamos lançar uma época bem-sucedida para todos estes jovens que aqui estiveram e para o ciclismo em si, que é o desporto do povo e Fafe é a terra do ciclismo e dos ciclistas”.
Filipe Teixeira lembrou que Fafe “já é reconhecidamente uma terra de desportitas, que conta com várias modalidades de elite e o ciclismo é uma delas e é um orgulho receber a primeira prova da época dos juniores e a primeira de ciclismo de estrada da ACM, que é um dos nossos parceiros”.
Para aquele responsável “Fafe é a terra do desporto, do ciclismo, da juventude. da amizade e da justiça, porque faz-se justiça iniciar e terminar a prova aqui na Praça 25 de Abril, com dezenas de ciclistas oriundos de vários pontos do país. Isto é o reconhecimento do trabalho fantástico que tem vindo a fazer a ACM e o Município de Fafe ao apoiar a ACM”.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.