A Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi a vencedora do Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho", Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que decorreu na tarde deste sábado em Medelo, Fafe.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" contou este ano com uma prova da Taça do Minho de Paraciclismo.
Em escolas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo foi dominadora, vencendo a prova por equipas, com um total de quatro pontos.
A equipa de Roriz, Barcelos, venceu cinco provas, subindo ao pódio em quase todas as classificações.
O Póvoa Cycling Academy/CDC Navais alcançou a segunda posição com 20 pontos em quatro categorias, enquanto o CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época foi terceiro, somando oito pontos, em três categorias.
O destaque vai para os sub-15, com o Campeão Nacional da Juventude, Gonçalo Correia (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) a impor-se no cômputo das duas provas. A correr em ‘casa’, Gonçalo Correia terminou a prova em 37:28.500, gastando menos um minuto que o seu colega de equipa, Miguel Correia. Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi terceiro.
Em femininos, Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi mais rápida no conjunto das duas provas, deixando nos lugares imediatos a Campeã do Minho da Juventude Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Iara Rocha (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) garantiu a subida ao mais alto lugar do pódio em sub-17 femininos, ao terminar as duas provas com o tempo de 38:07.500 minutos.
Samuel Gomes e Matilde Vale, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, foram os vencedores em sub-13.
Samuel Gomes foi o mais rápido nas duas provas (CRI e linha) e terminou a competição com o tempo de 19:33.290, deixando a 26s Duarte Marques (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época). O seu colega de equipa Tiago Carvalho foi terceiro.
Em femininos, Matilde Vale impôs-se às suas colegas de equipa Matilde Fernandes e Daniela Fernandes.
Afonso Correia e Maria Lisboa, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, venceram em sub-11. Afonso Correia completou as duas provas em 9:30.960 minutos, deixando nos lugares imediatos os seus colegas de equipa Rodrigo Macedo e Francisco Saleiro.
Maria Lisboa completou a prova em 10:35.170m.
Em sub-7/sub9, Guilherme Oliveira (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) foi o mais forte no cômputo das duas provas (sprint e destreza). Na segunda posição ficou Gabriel Cardoso (Paredes/Fortunna) e Afonso Figueiredo (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) foi terceiro.
Joana Lopes (Rendufe FC/Intermarché de Amares) foi a mais rápida entre as femininas.
Maria Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi segunda e Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) terceira.
Em Paraciclismo, Ana Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva) venceu em Paraciclismo B femininos no tandém.
Daniel Silva (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) impôs-se em Paraciclismo C2, enquanto Paulo Teixeira (Clube BTT Matosinhos) em Paraciclismo C3. Vasco Dias (Paredes/Fortunna) foi segundo.
Em Paraciclismo C4, João Monteiro (Paredes/Fortunna) foi o vencedor, Júlio Ferreira (Individual) foi segundo e Sandro Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva) terceiro.
Manuel Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi o vencedor em Paraciclismo C5, enquanto Vítor Silva (Descobre Destreza Associação Desportiva) foi segundo.
Sérgio Gomes (Descobre Destreza Associação Desportiva) venceu em Paraciclismo H2 e o seu colega de equipa Pedro Sousa venceu em Paraciclismo H3.
Gonçalo Correia (Landeiro/KTM/Matias&Araújo)
Gonçalo Correia (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi o protagonista da prova de sub-15 (juvenis), vencendo de forma categórica a prova em linha…
Apesar da grande diferença de tempo (um minuto para o segundo classificado), o ciclista fafense considera que “não foi uma vitória, nem uma prova fácil, mas foi um orgulho vencer em casa”.
“Conheço bem este circuito, ainda estive cá a treinar quinta e sexta-feira. Acho que é uma pista muito boa”, disse Gonçalo Correia, que salientou que “estiveram aqui muitas pessoas que me conhecem e me apoiaram”.
Afirmando que “saio daqui muito satisfeito”, Gonçalo Correia referiu que “foi com um orgulho enorme que corri na minha terra com esta camisola de Campeão Nacional da Juventude”.
Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe
Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, marcou, mais uma vez, presença no Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho" e garante “saio daqui muito satisfeita”.
A autarca lembrou que “Medelo recebeu o ano passado esta prova por necessidade, porque havia outros eventos a decorrer no centro, mas descobrimos aqui um local com condições excelentes para este Prémio, não só para as provas das escolas, mas como se viu também para o Paraciclismo”.
A propósito da Taça do Minho de Paraciclismo, Paula Ramos Nogueira referiu que “foi um desafio que lançamos à Associação de Ciclismo do Minho e ficamos muito felizes por receber aqui estes atletas para disputar a Taça do Minho. Eles são a prova que o desporto é inclusivo, é para todos e todos podem, com as suas forças e ambições, disputar as competições do desporto que mais gostam”.
O Prémio de Ciclismo "Fafe - Sala de Visitas do Minho” organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, contou com o apoio do Município de Fafe, Junta de Freguesia de Medelo, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.