Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Guilherme Mestre vence na Franqueira e Guilherme Lino a Taça de Portugal
Guilherme foi Mestre no Alto da Franqueira na consagração de Lino, também Guilherme, como vencedor da Taça de Portugal de Juniores. Tudo em aberto para a disputa do vencedor da Taça de Portugal na partida para o 6º Prémio de Ciclismo HM Motor com nove possíveis candidatos à vitória final, matematicamente, onde Guilherme Lino, superiormente secundado pela Landeiro/KTM/Matias & Araújo, deu luta até final. A formação de Roriz junta dois troféus, individual e coletivo. Classificações e fotos: aqui



Guilherme Mestre (Willebord Wil Vooruit) e Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foram os principais protagonistas do 6º Prémio de Ciclismo HM Motor, prova que decorreu na tarde de domingo e ligou o Estádio Cidade de Barcelos e o alto do Santuário da Nossa Senhora da Franqueira, ao longo de 115,5 quilómetros.

Numa organização conjunta do Centro Ciclista de Barcelos, Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, o 6º Prémio de Ciclismo HM Motor contou com a presença de cerca de uma centena de atletas em representação de 22 equipas, cinco delas estrangeiras.

Guilherme Mestre, agora a representar a formação belga do Willebord Wil Vooruit, venceu isolado a sexta edição do Prémio HM Motor, prova que este ano encerrou a Taça de Portugal para a categoria de juniores.

O ciclista algarvio, que fez parte de um grupo com uma dezena de fugitivos, atacou a cerca de 20 km da meta, ainda a estrada era bem plana e muito antes da entrada para a subida ao Santuário da Nossa Senhora da Franqueira, para onde rumou em jeito de crono-escalada e cruzou a linha de meta isolado, ao fim de 2:51:46h.

Na segunda posição, já a 1:24m, chegou Davi Alves (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol/Bolf), enquando Diego Lopes (Picusa Academy) foi o terceiro a cruzar a linha de meta.

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), que partiu do estádio de Barcelos com o jersey de líder da Taça de Portugal, que conquistou na véspera, terminou a tirada na quarta posição e assegurou a vitória na Taça de Portugal de Juniores.

O ciclista da formação de Roriz, Barcelos, assumiu a liderança do ranking na prova de sábado, em Penafiel, nunca esquecendo os 75 pontos em disputa no Prémio HM Motor 75 pontos, pontuação que permitia a nove ciclistas sonharem com a vitória na Taça de Portugal. Desde cedo a formação do Landeiro disse presente ao lado do seu “líder” e na hora de responder e contra atacar não se estranhou o descolar de um companheiro que integrava a dezena de ciclistas em cabeça de corrida para vir auxiliar Guilherme Lino e o colocar no grupo principal para a discussão do Prémio HM Motor.

Guilherme Mestre termina na segunda posição e o vianense Daniel Moreira (Willebord Wil Vooruit) alcançou a terceira posição na Taça de Portugal.

Em termos coletivos a Landeiro/KTM/Matias & Araújo é o vencedor da Taça de Portugal, com a ABTF Betão Bairrada a fazer segundo lugar e o do Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol/Bolf.

No Prémio HM Motor a equipa espanhola do Padrones – Cortizo subiu ao mais alto lugar do pódio, seguindo pelo Picusa Academy e o Alcobaça CC /Crédito Agrícola.

 

 

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias & Araújo)

 

“Estou muito satisfeito com a vitória” foi assim que Guilherme Lino, da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, abordou a vitória na Taça de Portugal de Juniores.

O ciclista brasileiro da ACR Roriz, que parte esta segunda-feira para o Brasil para integrar a seleção brasileira que vai participar no PAN-Americano, referiu que “o ano passado tracei como objetivo lutar pela camisola da Taça de Portugal e, neste momento, só tenho a agradecer todo o trabalho da equipa, que tornou este sonho possível”.

“Estou muito feliz com esta vitória, é um título muito importante na minha carreira e agora é continuar a trabalhar para evoluir cada vez mais e elevar o nome do clube”.

 

Guilherme Mestre (Willebord Wil Vooruit)

 

Guilherme Mestre (Willebord Wil Vooruit) foi o vencedor da sexta edição do Prémio HM Motor. O ciclista algarvio cortou a meta isolado, depois de ter feito toda a subida ao Alto do Santuário da Nossa Senhora da Franqueira sozinho. No final da corrida referiu que “não estava nada à espera de conseguir vencer aqui e da forma como foi, mas devido às circunstâncias da corrida aconteceu e estou muito satisfeito”.

Foi difícil trabalhar sozinho na parte final da corrida? “Foi muito difícil. É uma subida dura. Felizmente consegui vencer. Já andava à procura de ganhar uma etapa da Taça desde o ano passado. Este ano consegui… fruto do meu trabalho. Saio daqui muito satisfeito”.

 

Sílvia Cardoso (presidente do CC Barcelos)

 

Sílvia Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, faz um balanço “extremamente positivo” na sexta edição do Prémio HM Motor.

“O balanço só pode ser positivo. Tivemos aqui a presença das melhores equipas nacionais e cinco equipas estrangeiras. Foi uma corrida tranquila, sem grandes contratempos e com lutas bem disputadas e acabou por vencer o atleta mais forte”, disse Sílvia Cardoso, que salientou “o muito público ao longo de todo o percurso, o que é de enaltecer e ficamos felizes por poder contar com os barcelenses e de lhes levar o espetáculo do ciclismo até à porta de casa”.

Este é um Prémio que tem vindo a subir de nível de ano para ano, o que se pode esperar para o ano? “Ainda não começamos a planear a próxima edição. O que sabemos dizer é que o Centro Ciclista de Barcelos perdeu uma grande força, o senhor Francisco Cardoso, mas manteve a alma e a nossa génese passa por promover o ciclismo e o ciclismo de formação. O Prémio HM Motor foi uma grande aposta do Francisco Cardoso, que assim elevou o CC Barcelos ao mais alto nível na organização de provas. A nossa intenção é, sem dúvida, manter este Prémio”.

  

O Prémio de Ciclismo HM Motor organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Centro Ciclista de Barcelos e Federação Portuguesa de Ciclismo teve o apoio da Município de Barcelos, HM Motor, Federação Portuguesa de CiclismoBarcelos Desporto, Armando Faria Fernandes Lda., Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Motogalos, Bombeiros Voluntários de Barcelos, IPDJ, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP AgencyGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, , Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

Actualizado em 19 Maio 2024