A Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a dominadora do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 25.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, que decorreu este domingo no Campo da Agonia e contou com a presença de cerca de oito dezenas de atletas em representação de 15 equipas nacionais e espanholas.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, o 25.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração levou as emoções das escolas de ciclismo de estrada a todos quantos quiseram assistir às habilidades dos atletas dos sub-7 aos sub-15.
A Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a vencedora em toda a linha da manhã competitiva em Viana do Castelo, conquistando, não só, a vitória por equipas, mas marcando presença em, praticamente, todos os pódios da prova vianense.
Por equipas, a formação de Roriz, Barcelos, somou quatro pontos, deixando na segunda posição a Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep, com 14, e a Tensai/Sambiental/Santa Marta na terceira posição, com 27.
Ao pódio subiram ainda o Penafiel Bike Clube e a Academia de Ciclismo do Alto Minho.
Individualmente, o destaque vai para Gonçalo Correia e Mariana Peixoto, ambos da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, que venceram no escalão de sub-15 (juvenis).
Gonçalo Correia, que realizou as primeiras voltas ao percurso isolado, terminou a prova ao fim de 48:12 minutos lado a lado com o seu colega de equipa José Gomes, enquanto Rodrigo Quinta, também da Landeiro, fechou o Top3.
Bruno Nogueira (Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi quarto classificado e Martim Quitério (CCM – Clube de Ciclismo de Mirandela) foi quinto.
Em femininos Mariana Peixoto dominou a corrida e cortou a meta ao fim de 54:39 minutos. Rafael Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segunda e Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTM Team) terceira, enquanto Mariana Peixoto (Academia de Ciclismo do Alto Minho) alcançou o quarto lugar e Iara Rocha (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) o quinto lugar.
Em sub-13, Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi o mais forte e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio com o tempo de 17:23 minutos.
Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) gastou mais 26 segundos e subiu ao segundo lugar do pódio, enquanto Duarte Marques (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) alcançou o terceiro lugar.
Lucas Costa (Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) foi quarto e Tomás Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) quinto.
Matilde Vale (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) impôs-se na corrida feminina. Na segunda posição ficou a sua colega de equipa Letícia Rodrigues, enquanto Mariana Rodrigues (Estarreja Cycling) foi terceira e Maria Sousa (Academia Ciclismo do Alto Minho) quarta.
Francisco Saleiro e Maria Lisboa, ambos da Landeiro/KTM/Matias & Araújo, venceram em sub-11.
Francisco Saleiro subiu ao pódio ladeado pelos seus colegas de equipa Rodrigo Macedo e Afonso Correia, enquanto André Meireles (Penafiel Bike Clube) foi quarto e Joaquim Sitima (Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) quinto.
Maria Lisboa foi a mais rápida na prova feminina, deixando na segunda posição Matilde Sousa (Academia Ciclismo do Alto Minho).
Em sub-7/sub-9 (pupilos/Benjamins) Guilherme Oliveira (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) e Joana Ferreira Rodrigues (Estarreja Cycling) subiram ao lugar mais alto do pódio.
Em masculinos subiram ainda ao pódio Joaquim Mesquita (Escola de Cantanhede Cycling/Orima/Duorep), Francisco Fernandes (Penafiel Bike Clube), Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Afonso Figueiredo (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época).
Em femininos Joana Ferreira teve como companheiras no pódio Joana Lopes (Rendufe FC/Intermarché Amares), Maria Ferreira ((Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Manuela Chaer (Academia Ciclismo do Alto Minho) e Francisca Cruz (Penafiel Bike Clube).
António Antunes - Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo
António Antunes, do Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, faz um balanço positivo do Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo Zona A - 25.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração.
“À semelhança dos outros anos, o balanço é muito positivo. Foi uma manhã bem passada, com uma certa dinâmica e os miúdos contentes e de sorriso no rosto. Este é o momento de eles interagirem e mostrarem as suas habilidades”.
Afirmando que “foi mais uma festa do ciclismo de formação na vertente de estrada”, António Antunes lamentou apenas “a pouca adesão que tivemos, quer em termos de atletas, quer de adeptos a assistir a esta grande festa”.
Seja como for “o nosso objetivo, como clube de formação, é promover o ciclismo e o ciclismo de formação. Esta competição serve par dar a conhecer à cidade o que estamos a fazer e que a Escola de Ciclismo de Santa Marta está bem viva, ao mesmo tempo que, ao mostrar o que fazemos, tentamos cativar atletas para o clube”.
Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Ricardo Rego, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, marcou presença no Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 25.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, e mostrou-se “entusiasmado” com as habilidades dos atletas.
O autarca de Viana do Castelo considera que este é um evento importante que “já faz parte na nossa tradição” e que “é algo que tem de continuar porque é a forma de nós mostramos que, efetivamente, Viana do Castelo respira ciclismo e vive o ciclismo”.
Ricardo Rego salientou o trabalho “fantástico” que está a ser feito pela Escola de Ciclismo de Santa Marta… “É uma família e como tal o trabalho que têm feito pelo ciclismo e pela formação do ciclismo em Viana do Castelo é notável. Eles estão de parabéns”.
O Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo - 25.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração organizado pela Associação de Ciclismo do Minho conjuntamente com o Grupo Desportivo Paroquial de Santa Marta de Portuzelo contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana do Castelo 2023 – Melhor Cidade Europeia do Desporto, Federação Portuguesa de Ciclismo, ACES Europa, ACES Portugal, IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Tensai, Sambiental, Pipe Solutions, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.