Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) e Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte) foram os vencedores em elites do 3º BTT DHI de Insalde, quarta e antepenúltima prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision.
Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e Câmara Municipal de Paredes de Coura, o 3º BTT DHI Insalde marcou a retoma da época de downhill no Minho e relançou as lutas pelos títulos dos vários escalões.
Filipe Silva dominou o dia em Insalde, conseguindo fazer a descida mais rápida nas duas mangas.
O ciclista de Guimarães confirmou assim a vitória em elites – fez a descida final em 2:26.17 minutos - reforçando a liderança do campeonato.
Na segunda posição ficou Sérgio Martins, que corre como individual, e fez a descida de classificação em 2:38.26 minutos. Duarte Baptista (Bike House DH Team/Guimarães) foi terceiro.
Em femininos Sandra Lopes, do BTT Pandilhas a Monte, fez a descida final em 4:11.27 minutos, depois de ter feito parte da primeira descida a pé devido a um problema na bicicleta.
Em sub-23, Manuel Fernandes (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais rápido ao fazer a descida final em 2:36.76m. Diogo Cunha (Pistas do Fojo) foi segundo e Renato Barbosa, a correr como individual, foi terceiro.
Em sub-19, Nuno Bentes (individual) fez a descida de classificação em 2:38.49 minutos e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio. Francisco Ribeiro (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e o seu colega de equipa Duarte Ribas terceiro.
Afonso Soares (Bike House) impôs-se em sub-17, fazendo a descida final em 2:35.54m. Tomás Martins e José Pedroso, ambos da Bike House DH Team/Guimarães, preencheram os restantes lugares do pódio.
Rodrigo Cunha (Pistas do Fojo) foi o vencedor em sub-15.
António Carneiro (Individual) venceu em master 30 com o tempo de 2:36.12m. Vítor Maior (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e Carlos NuñezGil (Kamikazes CD) terceiro.
Pedro Bessa (Individual) venceu em master 35 e Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) em master 40.
Em master 45 impôs-se Damian Castelhano (Kamikazes CD), que fez a descida final em 3:01.33 minutos. António Cunha (Pistas do Fojo) foi segundo enquanto João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) foi terceiro.
João Monteiro e José Queirós, BTT Pandilhas a Monte, subiram ao pódio em master 50.
Em open, João Baptista foi o vencedor. O ciclista de Guimarães fez a descida final em 2:30.49 minutos, deixando nos lugares imediatos Jhonatan Patiño e Tiago Mendes.
Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora. O BTT pandilhas a Monte foi segundo e o Kamikazes CD subiu ao terceiro lugar do pódio.
Filipe Silva (vencedor em elites)
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) somou em Insalde a sua terceira vitória consecutiva no Campeonato do Minho, alcançando ainda e mais uma vez, o melhor tempo à geral.
O ciclista de Guimarães mostrou-se “muito feliz” pela vitória, mas salientou que “fico um bocadinho triste pela fraca adesão a esta prova. O sabor da vitória acaba por não ser o mesmo. Encarei isto como um treino, dei o meu máximo porque o meu objetivo é querer ser melhor”.
Sobre a pista, que este ano sofreu algumas alterações, Filipe Silva referiu que “melhorou bastante. A organização está de parabéns porque tanto a pista como o que engloba o resto da prova melhorou imenso e tudo correu muito bem e precisavam de ser premiados com a presença de mais atletas”.
Tiago Cunha (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura)
Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, marcou presença na terceira edição do BTT DHI de Insalde e faz um balanço positivo.
“É a terceira edição de DHI aqui em Insalde, Paredes de Coura. Foi, se calhar, a última modalidade em que apostamos e tem sido uma aposta feliz. Todos os anos temos melhorado um bocadinho a estrutura à volta da pista” disse Tiago Cunha, que lembrou que “esta pista e este projeto começou de uma forma informal, com os praticantes, com alguns atletas daqui de Paredes de Coura, como é o caso do João e do Luciano. E surgiu de uma forma muito informal, da iniciativa das pessoas, dos utilizadores, da comunidade e que temos tentado apoiar e todos os anos melhorar um bocadinho”.
“Este ano apostamos nas condições de segurança, nomeadamente, na zona de chegada, desviá-la da estrada, pois era um bocadinho desconfortável. Apostamos no gate de entrada, dar mais condições. O objetivo é tornar a pista mais permanente, para que os praticantes possam vir cá e possam treinar a qualquer altura e não apenas nos dias da competição”.
O 3º BTT DHI de Insalde organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, União de Freguesias de Insalde e Porreiras, Junta de Freguesia de Padornelo, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.