Protagonismo assumido entre os pilotos que lutavam para vencer em elites. Filipe Silva, Campeão do Minho em título, contou com a concorrência de mais dois pilotos vimaranenses na disputa pela “coroa” de Rei da Penha. Pedro “Beto DH” Fernandes e David Martins bateram-se mano a mano com Filipe Silva e acabou por ser “Beto DH” a conseguir o melhor tempo da manga de classificação, vencendo os dois adversários diretos. Confirmaram-se, ainda, as expectativas e a montanha da Penha voltou a acolher mais de uma centena de pilotos para desceram a renovada pista, que manteve a partida junto ao parque de campismo da Penha. Sujeita as “alguns” (muitos) trabalhos nas últimas semanas, o novo traçado recebeu unanimemente elogios dos pilotos presentes e permitiu disputas intensas pelos lugares cimeiros das classificações. A armada galega veio em peso e ultrapassaram as três dezenas de inscritos.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e da Irmandade da Penha, o 14º BTT DHI da Penha juntou mais de uma centena de atletas, que foram apoiados do princípio ao fim pelos muitos adeptos que fizeram questão de se juntar àquela que é considera uma das pistas míticas do DH no norte de Portugal.
Pedro Fernandes, mais conhecido por Beto DH, foi o protagonista ao conseguir o melhor tempo da prova - 1:54.24 minutos -, o que lhe garantiu a vitória em elites.
Na segunda posição ficou Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) que fez a descida final em 1:55.35m. O ciclista de Guimarães chegou à Penha já com o título de Campeão do Minho garantido.
No regresso à competição minhota, David Martins (Individual) foi terceiro com o tempo de 1:59.12 m.
Em femininos, Juana Vidal (Motobike) fez a descida de classificação em 2:43.96 minutos e garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio. Na segunda posição ficou Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte), ela que já tinha garantido a conquista do título de Campeã do Minho, enquanto Alexia Santervas (A Forna A.D.) foi terceira.
Em sub-23, Manuel Fernandes (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais rápido (2:04.54) e assegurou a vitória, deixando nos lugares imediatos André Martinez (Avanza-O Porriño) e Gael Martinez (TM Sport Riders).
Hugo Rosendo (Club Ciclista Cerdedo-Cotobade) foi o mais rápido entre os sub-19, sendo o único, aliás, a baixar a barreira dos dois minutos (1:58.86) neste escalão.
Francisco Ribeiro (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e Nuno Bentes (Individual) terceiro.
Afonso Soares (Bike Zone) esteve imparável em Sub-17. O ciclista de Guimarães venceu a manga de qualificação e de classificação, confirmando a vitória no Campeonato do Minho.
José Pedroso e Tomás Martins, ambos da Bike House DH Team/Guimarães, preencheram os restantes lugares do pódio.
Daniel Barcia (Thc Bike) foi o mais rápido nas escolas, vencendo a categoria de sub-15 com o tempo de 2:09.27m. O Campeão da Juventude Benjamim Vasconcelos (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e sagrou-se Campeão do Minho da Juventude. Dani Fernandez (thc Bike) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Em sub-13, Henrique Silva (Vasconha BTT Vouzela) foi o vencedor, Miguel Gonzalez (Bembibre Btt) foi segundo e Roque Docampo (Thc Bike) terceiro.
Oliver Muñoz (Moto Bike PC) venceu em master 30. Vítor Maior (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo e o seu colega de equipa João Oliveira terminou em terceiro.
Em master 35 Humberto Castro (Individual) foi o vencedor e Jacobo Alfonso (PC Motobike) subiu ao segundo lugar do pódio.
Óscar Gonzalez (TM Sports) foi o vencedor em master 40. Rui Gonçalves (BTT Pandilhas a Monte) foi segundo e confirmou a vitória no Campeonato do Minho. Manuel Baños (Bicicletas Chinquena Racing Team) foi terceiro.
O mais rápido em master 45 foi Ricardo Soares (Bike Zone). O ciclista de Guimarães fez a sua primeira prova depois da grave lesão que sofreu no início da época e não se fez rogado, descendo a pista da Penha em 2:06.38m.
A um minuto ficou o Campeão Nacional Marco Silva (Vasconha BTT Vouzela) e Damian Castellano (Kamikazes CD) alcançou a terceira posição.
João Monteiro (BTT Pandilhas a Monte) somou na Penha a sua sexta vitória no Campeonato do Minho 2024.
O Open ficou marcado pelo regresso de vários ciclistas, que fizeram uma paragem no DHI, mas que mostraram que continuam a dar cartas na vertente. Assim, João Baptista foi o mais rápido ao fazer a descida final em 1:59.73m. José da Costa foi segundo e Alexandre Cunha terceiro.
Por equipas a Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora, deixando na segunda posição o BTT Pandilhas a Monte e o Kamikazes CD foi terceiro.
Pedro Fernandes vencedor em elites
Pedro Fernandes termina o Campeonato do Minho com uma vitória às portas de casa e confessa que "esta é uma vitória que tem um sabor muito especial. É sempre um gosto correr na Penha...claro que os atletas daqui, que estão a correr em casa, acabam por sentir um nervosismo maior".
O ciclista vimaranense salientou que "eu este ano consegui atingir imensos objetivos, fiz mais provas internacionais, consegui correr em Taças do Mundo, mas mesmo assim nunca me senti tão nervoso como estou na Penha" e adiantou que "corri e sinto-me nervoso, mas muito satisfeito".
Roriz Mendes, Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha
Roriz Mendes, Juiz da Irmandade da Penha, faz um balanço "extremamente positivo" da edição 14 do BTT DHI da Penha, salientando que "hoje tivemos aqui muitos participantes e imensa gente a assistir, o que me deixa muito feliz. Esta é mesmo a festa do BTT e viu-se também pelo entusiasmo das pessoas e no apoio aos atletas".
"A Penha tem este privilégio de ser um “sitio agradável”, ter condições e com tudo isso atrair aqui imensa gente e este desporto que é esplendoroso… É um desporto amigo da natureza e que nos agrada muito receber… E para o ano cá estaremos outra vez com este espírito e esta festa".
Sai satisfeito hoje? "Muito, muito mesmo. Até o tempo nos ajudou e o desporto saiu daqui glorificado"
O 14º BTT DHI da Penha organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, Freguesia da Costa, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.