Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e Augusto Patrício (Cantanhede Cycling/Vesam/RRMP) foram os vencedores em cadetes do 38.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos, prova que encerrou o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.
Organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e Associação de Ciclismo do Minho, o 38.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos contou com a presença de mais de uma centena de atletas divididos pelos escalões de escolas (sub-7/sub-9; sub-11; sub1-13 e sub-15) e cadetes (sub-17).
Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta), Vice-Campeã Nacional, garantiu a subida ao lugar mais alto do pódio ao fazer a sua prova em 36:37 minutos.
A prova masculina foi decidida ao milímetro num sprint muito ‘apertado’ entre Augusto Patrício (Cantanhede Cycling/Vesam/RRMP) e Rodrigo Abreu (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) que acabou por se sagrar Campeão do Minho de Cadetes.
A corrida de cadetes, com 15 voltas ao percurso, ficou marcada pela fuga de quatro ciclistas ainda na primeira metade da prova. Aos poucos o grupo, em que se incluíam ainda Martim Campos (Paredes-Fortunna) e Gustavo Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol/Bolf), foi ganhando tempo para o grupo perseguidor e acabou por ser decidida ao sprint. Aí Augusto Patrício foi o mais forte e garantiu, por milímetros, a vitória. Já o ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo garantiu a vitória no Campeonato do Minho.
Martim Campos, do Paredes-Fortunna, foi terceiro classificado, enquanto Gustavo Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol/Bolf) foi quarto. Afonso Monte, da Academia Efapel de Ciclismo, garantiu o quinto lugar.
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo, que colocou três ciclistas no top15, foi a formação vencedora. O Cantanhede Cycling/Vesam/RRMP alcançou p segundo lugar e o Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol/Bolf subiu ao terceiro lugar do pódio.
Escolas
Em escolas a Landeiro/KTM/Matias&Araújo esteve em grande destaque ao terminar a competição com quatro pontos. A equipa de Roriz, Barcelos, venceu cinco das oito classificações, subindo ao pódio nas restantes.
O Penafiel Bike Clube garantiu o segundo lugar do pódio e a Tensai/Sambiental/Santa Marta fez terceiro lugar.
Miguel Correia e Mariana Peixoto, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, foram os vencedores em sub-15. O ciclista da zona de Vila Verde impôs-se na reta da meta aos seus colegas de equipa José Gomes e Gonçalo Correia. Rodrigo Assunção (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) foi quarto classificado e Gonçalo Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) quinto.
Em femininos, Mariana Peixoto garantiu o primeiro lugar, deixando nos lugares imediatos Rafael Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Iara Rocha (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
Em sub-13, Samuel Gomes e Matilde Fernandes, ambos da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, foram os mais rápidos no cômputo das duas provas (destreza e linha).
Samuel Gomes terminou a competição com o tempo de 21:07.910, deixando na segunda posição Gustavo Mata (Centro de Ciclismo de Loulé/Matdiver/Golfejardim/Loulé Doce). Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) foi terceiro e Duarte Marques (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) alcançou o quarto lugar. Tiago Carvalho (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) fechou o top5.
Em femininos, o pódio foi preenchido pela Landeiro/KTM/Matias&Araújo: Matilde Fernandes foi a vencedora, Matilde Vale foi segunda e Daniela Fernandes terceira.
Em sub-11, Afonso Correia (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em masculinos, deixando nos lugares seguintes os seus colegas de equipa Rodrigo Macedo e Francisco Saleiro. André Meireles (Penafiel Bike Clube) foi quarto classificado e Duarte Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) quinto.
Em femininos Leonor Faria (Grupo CCR-Ap motors – Lobos Averomar Cycling) foi a vencedora. Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi segunda.
Francisco Fernandes (Penafiel Bike Clube) e Joana Lopes (Rendufe FC/Intermarché de Amares) venceram em sub-7/sub-9.
Francisco Fernandes foi o mais rápido no cômputo das duas provas (destreza e sprint), deixando na segunda posição Afonso Figueiredo (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época), enquanto Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.
Guilherme Oliveira (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) subiu ao quarto lugar do pódio e Alexandre Fernandes (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi quinto.
Joana Lopes deixou nos restantes lugares do pódio Maria Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).
Augusto Patrício (vencedor da prova)
Augusto Patrício (Cantanhede Cycling/Vesam/RRMP) ficou “muito feliz” com a vitória, em cadetes, no 38.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos.
O ciclista do Cantanhede referiu que “foi uma vitória muito difícil. Estava a marcar outra pessoa, mas surgiu a oportunidade de sair com um pequeno grupo. Depois foi sempre a gerir… sempre pensei que no sprint não iria conseguir, porque ele é um bom sprinter, mas consegui ganhar, por pouco, mas venci”.
“Agora quero agradecer a todos, à minha equipa, ao treinador” disse Augusto Patrício, que salienta que “levo uma boa recordação de Barcelos. É sempre bom ganhar”.
Rodrigo Abreu (vencedor do Campeonato do Minho)
Rodrigo Abreu (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) esteve na disputa pela vitória da última prova do Campeonato do Minho até aos últimos milímetros. Não venceu, mas o segundo lugar deu-lhe direito a conquistar a camisola de Campeão do Minho de sub-17.
“Eu queria muito ganhar a corrida, mas não foi possível… Foi por muito pouco, mas fico feliz por conquistar a camisola de Campeão do Minho”.
“Foi uma corrida muito dura. Os primeiros 20 minutos forma sempre “à morte”. Depois acalmou um bocado e conseguimos fugir ao pelotão. Acabei por fazer segundo e garantir a vitória no Campeonato do Minho”.
Pedro Cardoso (Centro Ciclista de Barcelos)
Pedro Cardoso, do Centro Ciclista de Barcelos, faz um balanço positivo da 38.ª edição do Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos.
“O balanço é bastante positivo. Correu tudo muito bem não houve quedas, que é o essencial, foi muito bem disputada e decorreu dentro das nossas expetativas”, disse o responsável do CC Barcelos.
Para Pedro Cardoso esta é uma prova que “dá sempre trabalho para organizar, há sempre muita coisa para tratar”, até porque “queremos oferecer sempre mais e melhor a todos quantos nos querem presentear com a sua presença”, mas, salientou, que “a equipa é sempre a mesma e, por isso, acaba por ser relativamente simples a organização”.
Sílvia Cardoso (Centro Ciclista de Barcelos)
Sílvia Cardoso, presidente do CC Barcelos, lembrou que “esta é a 38.ª edição deste prémio, uma prova que vai deixando marcas por todos aqueles que passam por aqui. Acredito que este ano não foi diferente. Foram muitas e intensas as disputas entre os atletas para levarem o famoso ‘Galo de Barcelos’ para casa”.
“Acredito que esta é uma prova para continuar, é um prémio com história e que faz história na caminhada destes jovens pelo ciclismo” salientou Sílvia Cardoso.
O 38.º Prémio de Ciclismo Cidade de Barcelos organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, contou com o apoio do Município de Barcelos, HM Motor, Federação Portuguesa de Ciclismo, Barcelos Desporto, Armando Faria Fernandes Lda., Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.