Rui Ferreira e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, foram os vencedores do 11.º BTT XCO de Paredes de Coura, que se realizou este domingo na pista permanente de XCO do Centro Cyclin´ Paredes, em Vascões.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, o 11º BTT XCO Paredes de Coura ficou marcado pelas disputas pelo lugar mais alto do pódio nas várias categorias.
Em elites, o Campeão do Minho Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais forte, completando as seis voltas ao percurso em 1:23:43h, deixando na segunda posição, a quase dois minutos, o seu colega de equipa Tiago Alves.
José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling), garantiu o terceiro lugar.
A elite feminina Catarina Lopes fez a prova em 1:16:28h e subiu ao mais alto lugar do pódio.
Em sub-23, Pedro Carvalho (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) venceu a prova. Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), Campeão do Minho em título terminou na segunda posição e Pedro Vilela (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi terceiro.
Dinis Silva (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) impôs-se na corrida de juniores, batendo o seu colega de equipa e Campeão do Minho Dinis Vieira.
Dinis Pontes (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) fechou o pódio com a obtenção do terceiro lugar.
Samuel Gascon (Team Bike Outeiro de Rei) foi o vencedor na prova de sub-17. O ciclista galego fez a prova em 1:02:53 h, deixando a mais de três minutos Dinis Soares (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) enquanto o seu colega da equipa Hugo Diaz (Team Bike Outeiro de Rei) alcançou a terceira posição.
Em femininos Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) garantiu a subida ao primeiro lugar do pódio.
Artur Amorim (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi o mais rápido entre os master 30. O ciclista do clube da Póvoa de Varzim terminou a corrida com uma vantagem de 1.50m sobre César Matias (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) e Nélson Costa (Fortunna/TOCAndar) assegurou o último lugar do pódio.
Em master 40, Miguel Carrizo (CC Cambre – Caeiro) e Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) foram os vencedores.
A ciclista da equipa de Viana do Castelo fez a prova em 1:02:32h, gastando menos 34s que a Campeão do Minho Raquel Cunha (União Ciclista de V.N.Famalicão-Centro Ciclista de Avidos).
Miguel Carrizo (CC Cambre-Caeiro) foi o mais rápido na corrida masculina, na sua primeira participação na pista permanente de Vascões, gastando 1:02:43h. O Campeão do Minho Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi segundo, ficando a 2:37m do vencedor e Cláudio Veloso (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) terceiro.
Mário Costa (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) venceu em master 50 e Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixa) em master 60.
A AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde venceu coletivamente, terminando o BTT XCO de Paredes de Coura com quatro pontos, referentes a duas vitórias e um segundo lugar.
O Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling alcançou o segundo lugar, enquanto o Team Bike Outeiro De Rei foi terceiro.
Escolas
A Landeiro/KTM/Matias & Araújo venceu a classificação coletiva da competição de escolas, que decorreu durante a manhã na pista permanente de XCO do Centro Cyclin´Paredes, em Vascões.
A equipa de Roriz venceu cinco das provas individuais e conquistou ainda vários outros pódios nas escolas.
Na segunda posição ficou o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais, enquanto o Fortunna/TOCAndar foi terceiro.
Em termos individuais, José Gomes e Mariana Peixoto, ambos do Landeiro/KTM/Matias & Araújo, venceram em sub-15.
O ciclista de Barcelos concluiu as sete voltas ao percurso em 25:37 minutos, deixando Lucas Carrizo (CC Coruxe) a mais de 18 segundos. Gonçalo Correia (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi terceiro.
Na prova feminina, Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi a mais rápida. Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segunda e Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) terceira.
Samuel Gomes e Matilde Vale (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foram os protagonistas em sub-13.
Samuel Gomes levou a melhor sobre Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e ao seu colega de equipa Tiago Carvalho.
Matilde Vale subiu ao pódio com as suas colegas de equipa Matilde Fernandes e Daniela Fernandes.
Gonçalo Matias (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) e Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) venceram em sub-11.
O ciclista do clube de Vila do Conde teve como companheiros do pódio Francisco Saleiro e Afonso Correia, ambos da Landeiro/KTM/Matias & Araújo.
Leonor Faria subiu ao pódio com Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias & Araújo).
Em sub-7/sub-9, a vitória foi para Lorenzo Oliveira (Fortunna/TOCAndar) e Margarida Costa (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde).
Na prova masculina, Martim Sousa (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi terceiro.
Margarida Costa teve como companheiras de pódio a sua colega de equipa Rita Miranda e Francisca Saleiro (Landeiro/KTM/Matias & Araújo).
Rui Ferreira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde)
Rui Ferreira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) conquistou na pista permanente de XCO do Centro Cyclin´Paredes, em Vascões a sua primeira vitória da época no Campeonato do Minho.
No final da prova confessou-se “feliz por conquistar a vitória num circuito já conhecido, duro, sem grande técnica e em que é preciso manter um andamento sempre constante para conseguir fazer uma boa corrida. Hoje consegui fazer isso e fico feliz por esta vitória”.
Com três provas realizadas, Rui Ferreira assume que “o objetivo é revalidar o título. Para isso terei de dar o máximo e vencer todas as corridas. Ao mesmo tempo estou-me a preparar para o Campeonato Nacional, que está aí à porta e, por isso, a forma está cada vez melhor”.
Tiago Cunha (vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura)
Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, marcou presença no 11.º BTT XCO de Paredes de Coura e mostrou-se satisfeito com a forma como decorreu a prova e salientou que “a prova do ‘Regional’ do Minho é aquela que temos há mais tempo protocolada e há mais tempo em implementação e que, se calhar, aquela que é mais difícil nós tentarmos mudar e melhorar todos os anos”, começou por referir Tiago Cunha.
O autarca de Paredes de Coura salientou que “este ano, em particular, tentamos que se apostasse mais na área da formação e pensamos mesmo na hipótese de ter aqui um pequeno Open associado a esta prova. Não foi possível pelo facto de termos nesta altura as provas de aferição e que condicionam muito, especialmente, os miúdos do agrupamento. Este ano não foi possível, mas num próximo ano vamos apostar nisso”.
Afirmando que “a formação é, sem dúvida, o sector onde devemos trabalhar mais o ciclismo, não por uma questão só de competição, mas também pela competição para cativar mais púbico e mais pessoas que gostam de ciclismo e de bicicletas”.
O 11º BTT XCO de Paredes de Coura foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e contou com o apoio do Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Jogos Santa Casa, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.