Rui Ferreira e Catarina Lopes, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceram o 25.º BTT XCO ACRAP e garantiram a vitória em elites no Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 25.º BTT XCO ACRAP teve como handicap a decisão dos títulos de campeão do Minho, assistindo-se, por isso, a corridas muito disputadas e animadas.
Em elites, Rui Ferreira chegou a Prozelo com uma vantagem considerável sobre o seu colega de equipa Tiago Alves, mas não facilitou e terminou as oito voltas ao percurso em 1:01:18 horas. Rui Ferreira confirma assim a revalidação do título de campeão do Minho em elites.
Na segunda posição ficou Tiago Alves e José Simões (Grupo CCR – AP Motors - Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.
Catarina Lopes fez a prova em 1:04:15 horas e somou a sua quarta vitória no campeonato, sagrando-se assim Campeã do Minho em elites.
Pedro Carvalho (Grupo CCR – AP Motors - Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor em sub-23, terminando a corrida ao fim de 1:18:11 h. O ciclista de Famalicão garantiu a vitória no Campeonato do Minho na sua categoria.
Pedro Vilela (SAERTEX Portugal/Edaetech) alcançou a segunda posição.
Simão Silva (Batotas/Ponte de Lima) foi o vencedor em sub-19, superiorizando-se a Dinis Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Dinis Pontes (Grupo CCR – AP Motors - Lobos Averomar Cycling).
Em sub-17, João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) foram os vencedores.
O atleta de Gondomar fez a prova em 59:09 minutos e garantiu não só a vitória no BTT XCO da ACRAP como no Campeonato do Minho na sua categoria.
Dinis Soares (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Salvador Dieguez (Team Bike Outeiro de Rei) foi terceiro.
Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) completou a sua prova em 56:14 minutos e somou a sua quinta vitória no Campeonato do Minho.
José Carlos (Grupo CCR – AP Motors - Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor de master 30, completando a prova em 57:04m. César Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e conquistou o título de campeão do Minho da catergoria. Nélson Costa (Fortunna-TOCAndar) foi terceiro.
Manuel Pereira (Grupo CCR – AP Motors - Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor em master 40. O ciclista de Famalicão somou a sua quarta vitória no campeonato e revalidou a camisola de campeão do Minho.
Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Miguel Carrizo (CC Cambre – Caeiro) terceiro.
Jana Buba (CC Coruxo) venceu a prova feminina de master 40.
Mário Costa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu a prova de master 50 , sagrando-se Campeão do Minho. O seu colega de equipa Orlando Silva foi segundo.
João Araújo (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) conquistou o título de campeão do Minho ao vencer a prova de master 60, enquanto Francisco Eiras (CC cambre – Caeiro) foi segundo.
Escolas
Em escolas, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo voltou a estar em destaque. A formação de Roriz subiu ao pódio em todas as classificações, vencendo cinco, conquistando ainda os títulos de campeão do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency. José Gomes e Mariana Peixoto venceram as provas de sub-15 e sagraram-se Campeões do Minho da Juventude de BTT XCO.
Por equipas, Landeiro/KTM/Matias&Araújo terminou a prova com cinco pontos, deixando nos lugares imediatos o Fortunna/TOCAndar e o Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro.
Individualmente, o destaque vai então para as vitórias em sub-15 de José Gomes e Mariana Peixoto, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo.
José Gomes foi o mais forte na prova masculina. O ciclista de Barcelos até começou mal a prova – enganou-se no percurso, o que o levou a atrasar-se bastante em relação ao grupo - mas reagiu e foi recuperando ao longo das voltas ao percurso, terminando a prova ao fim de 17:39 minutos. Na segunda posição Marco Gascon (Team Bike Outeiro de Rei), enquanto Lucas Carrizo (CC Coruxo) foi terceiro.
Mariana Peixoto, Campeã Nacional da Juventude de BTT XCO, foi a mais rápida na prova feminina, terminando a corrida em 20:31 minutos. Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) foi segunda.
Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em sub-13. Na segunda posição ficou Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Tiago Carvalho (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi terceiro.
Em femininos, a Landeiro/KTM/Matias&Araújo preencheu totalmente o pódio. Matilde Vale venceu, Matilde Fernandes foi segunda e Letícia Rodrigues terceira.
Em sub11, Gonçalo Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Leonor Faria (Grupo CCR – AP Motors - Lobos Averomar Cycling) foram os vencedores.
Gonçalo Matias foi o melhor no cômputo das duas provas, deixando nos restantes lugares do pódio Rodrigo Macedo e Francisco Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).
Em femininos Leonor Faria impôs-se a Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), que foi segunda.
Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em sub-7/sub9, deixando na segunda posição Lourenço Oliveira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro), enquanto Gustavo Carvalho (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Maria Martins (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) venceu em femininos e Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi segunda.
Catarina Lopes (vencedora em elites)
Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), foi a vencedora do 25.º BTT XCO ACRAP, resultado que lhe garantiu o título de campeão do Minho…
Sobre a prova de Prozelo afirmou que “foi uma prova difícil, essencialmente, devido ao calor, mas também porque a pista é exigente o que tornou a tarefa mais complicada, mas saio contente com a minha prestação”.
Catarina Lopes adiantou que “com esta vitória garanto o título de campeã do Minho que era um dos objetivos da época… mas a época ainda não acabou, por isso, é continuar a trabalhar para alcançar os próximos desafios”.
Rui Ferreira (vencedor em elites)
Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) somou em Prozelo a sua quarta vitória consecutiva no campeonato e assegurou a revalidação da camisola de Campeão do Minho. No final da prova referiu que “as provas nunca são fáceis, nunca sabemos o que os adversários vão fazer”.
Sobre a corrida afirmou que “tentei gerir a corrida desde o início como nas outras corridas. O meu colega de equipa conseguiu aproximar-se a meio da prova e terminamos a prova ao sprint… eu consegui ganhar e saio daqui muito satisfeito”.
Afirmando que “o meu grande objetivo era ser campeão do Minho”, Rui Ferreira salientou que “terminar com uma vitória sabe ainda melhor”.
Ricardo Brito (ACRAP)
Ricardo Brito, da Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP), faz um balanço positivo da 25.ª edição do BTT XCO da ACRAP…
“O balanço é muito positivo, desde logo porque este foi o 25.º BTT XCO que organizamos, não foram consecutivas porque o Covid nos obrigou a parar. É um orgulho para nós realizarmos esta prova e fazermos parte da história da ACM e do BTT XCO no Minho e esperamos continuar esta parceria”.
“Bastante satisfeito com a forma como decorreu a prova e vou ser sincero não esperava esta adesão de participantes porque estamos no mês de agosto, tempo de férias e tem estado muito calor. Não costumamos ter provas nesta altura, mas devido aos Jogos Olímpicos teve de ser adiada, mas mesmo assim tivemos aqui um número muito interessante de participantes e superou as nossas expetativas”.
O 25.º BTT XCO ACRAP organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, contou com o apoio do Município de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Guimarpeixe, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.