Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Kevin Suarez e Lucia Gonzalez (Nesta-Mmr Cx Team) dominam 8º Ciclocrosse de Melgaço, corrida C1 UCI
Os ciclistas espanhóis apresentaram-se em força em Melgaço, numa aposta clara de preparação para o Europeu da próxima semana em Pontevedra. A “armada” espanhola apostou forte em masculinos e femininas, os selecionados para o Europeu realizaram o derradeiro apronto, arrecadando os lugares do pódio em elites e sub-23. Melgaço recebeu a 2ª etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse com os principais ciclistas do pelotão nacional da vertente a marcarem presença. Classificações e fotos: aqui



Kevin Suarez e Lucia Gonzalez, ambos da Nesta-Mmr Cx Team, foram os protagonistas da prova de elites do VIII Ciclocrosse de Melgaço, prova Internacional C1, pontuável para a Taça de Portugal e decisiva para a atribuição dos títulos do Campeonato do Minho de Ciclocrosse.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, o VIII Ciclocrosse de Melgaço contou com a presença de cerca de duas centenas e meia de atletas que levaram o espetáculo do ciclocrosse aos muitos adeptos que acorreram ao circuito criado para a prova na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço.

Na corrida rainha do Ciclocrosse de Melgaço, Kevin Suarez acabou por ser o mais forte. O ciclista espanhol assumiu a corrida de início, destacou-se nas duas primeiras voltas e apesar de uma ligeira quebra na terceira das nove voltas ao percurso, voltou a atacar e a destacar-se na frente, terminado a prova em 1:04:01.653 horas.

O ciclista da Nesta - Mmr Cx Team deixou na segunda posição Mario Junquera (Unicaja - Gijón), a cerca de 37s. Miguel Rodriguez (Supermercados Froiz) foi terceiro em elites, vencendo a categoria de sub-23.

Lucia Gonzalez (Nesta-Mmr Cx Team) foi a mais rápida entre as femininas, terminando a prova em 49:09.041. A mais de um minuto ficaram as suas colegas de equipa Sofia Rodriguez e Alicia Gonzalez, que preencheram os restantes lugares do pódio.

Em sub-23, Emilio Reinoso (Unicaja - Gijón) e Tomas Pombo (Padrones - Cortizo) terminaram a prova a mais de um minuto de Miguel Rodriguez e completaram o pódio em masculino.

Nahia Arana (Euskoime.Bh) venceu a prova feminina, Laura Mira (Team Farto - BTC) e Andrea Velasco (UCI Cantabria Deporte-Río Miera Women´s Cycling) preencheram os restantes lugares do pódio.

 

Benjamin Noval (Mmr Academy) e Lorena Patiño (Xsm Clube Ciclista) foram os vencedores em sub-19.

Lorena Patiño completou as cinco voltas ao percurso em 45:43.136 minutos. Na segunda posição ficou Maier Olano (ZU-k/Limousin), enquanto Luna Carrio (Unicaja-Gijon) foi terceira.

Em masculinos Benjamin Noval foi o mais forte, terminando as cinco voltas ao percurso em 37:31.335m. Martin Fernandez (Mmr Bikes Team) foi segundo e Samuel Castiello (Mmr Samuel Sánchez Academy) terceiro.

Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) foi o mais rápido em sub-17. O ciclista da formação de Roriz realizou a prova em 33:25.477 minutos, deixando a mais de 32 segundos Pedro Martins (BilaBiker´s Cycling Team), que foi segundo enquanto que José Gomes, colega de equipa de Afonso Silva, foi o terceiro classificado.

Em femininos, Inês Fonseca (Triumtermica-Águias de Alpiarça) garantiu a vitória ao fazer o percurso em 30:14.086m. Rita Fontainhas (Guilhabreu MTB Team) foi segunda e Beatriz Rodrigues (Triumtermica-Águias de Alpiarça) terceira.

Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Lourenço Luciano (Triumtermica-Águias de Alpiarça) foram os vencedores em sub-15.

A ciclista de Barcelos completou a prova em 19:58.538 minutos, deixando a mais de 21 segundos Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker´s). Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB Team) foi terceira.

Em masculinos, Lourenço Luciano impôs-se a Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) e Martim Quitério (CCM- Clube de Ciclismo de Mirandela) foi terceiro.

Em sub-13, Gonçalo Luciano (Triumtermica-Águias de Alpiarça) foi o mais rápido. Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) foi segundo e Tiago Gomes (Escola Ciclismo BilaBiker´s) terceiro.

Leonor Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin) foi a vencedora na prova feminina. Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker´s) e Carminho Guadêncio (Triumtermica-Águias de Alpiarça) subiram ao segunda e terceiro lugar do pódio, respetivamente.

Carlos Pinheiro (ARCA Endurance Bike Team) venceu em master 30, deixando nos lugares imediatos Fábio Oliveira (Individual) e Rúben Nunes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde).

Patrícia Rosa (Individual) venceu a prova feminina, percorrendo as três voltas em 33:29.360m. Ana Moreira foi segunda.

Marisa Costa (Korpo Activo/Penacova) e Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) foram os vencedores em master 40.

Marisa Costa impôs-se na prova feminina, deixando na segunda posição Ana Barata (Pódio em Movimento) enquanto Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi terceira.

Ismael Graça completou as cinco voltas em 41:49.293 minutos. Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi segundo, a mais de um minuto do vencedor, e Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin) foi terceiro.

Carla Vieira (Individual) e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) subiram ao primeiro lugar do pódio em master 50.

António Passos foi o melhor na prova masculina, terminando com uma vantagem de mais de dois minutos sobre o seu colega de equipa Manuel Monteiro e Manuel Gonzalez (Master da Louriña).

Carla Vieira completou a prova em 40:33.116 minutos.

Em master 60 a vitória sorriu a Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team). Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixas) foi segundo e António Gonzalez (CC Salvaterra de Miño) terceiro.

 

Kevin Suarez (vencedor em elites)

 

Kevin Suarez (Nesta-Mmr Cx Team) sai "bastante satisfeito" do circuito de Melgaço…

"Foi uma corrida muito bonita. Encontrei-me bem e ataquei cedo. Na terceira ou quarta volta quebrei e perdi posições, mas como se sentia bem voltei a impor um bom ritmo e recuperei a minha posição e consegui aqui a vitória".

Sobre a pista de Melgaço afirmou que "gostei imenso. Já a conhecia do ano passado. Sofreu algumas alterações e gostei bastante, tinha de tudo, zonas técnicas, zonas rápidas e diverti-me muito. A organização está de parabéns".

 

Benjamin Noval (vencedor em sub-19)

 

Benjamin Noval (Mmr Academy) mostrou-se "muito feliz com a vitória aqui em Melgaço", salientando que "foi uma corrida muito bonita, muito rápida de princípio ao fim".

Benjamin Noval referiu que "no início tive um pequeno percalço, mas com tranquilidade conseguiu recuperar. Depois em combinação com o meu colega Martim passamos para a frente da corrida e aguentamos o ritmo até ao final. Foi uma boa vitória".

 

Afonso Silva (vencedor em sub-17)

 

Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) repetiu em Melgaço a vitória obtida na primeira prova da Taça de Portugal e é assim o líder do ranking.

Sobre a prova afirmou que "a prova correu bem desde o início. O arranque não foi o melhor, mas consegui retificar e depois foi sempre a meter o ritmo até à meta".

Foi uma prova difícil, os adversários foram complicados? "Os adversários são sempre complicados, claro que por vezes não estão no seu melhor dia, mas eu tenho de pensar que eles estão no seu melhor e tenho de dar sempre o meu máximo".

 

Manoel Baptista (Câmara Municipal de Melgaço)

 

Manoel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, faz um balanço muito positivo da oitava edição do Ciclocrosse de Melgaço.

"Saio muito satisfeito desta prova. Tivemos aqui a primeira corrida de Ciclocrosse Internacional C1 de Portugal, com tudo o que isso significa. É um grande orgulho para o Município de Melgaço e para todos nós que trabalhos há muitos anos esta área do desporto, do ciclismo e, sobretudo, do ciclismo ligado à montanha. Isto é extraordinário para nós. É sinal de percurso feito, de futuro e do trabalho que queremos fazer. Para o próximo ano já temos o Campeonato da Europa de Mountain Bike e tudo isto é sinal que estamos a fazer um bom trabalho e o futuro será radioso".

 

 

O 8º Ciclocrosse de Melgaço organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contou com o apoio do  Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJ, POPP AgencyCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

Actualizado em 27 Outubro 2024