Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Calendários do Minho 2021
Adaptado e condicionado à nova realidade, a Associação de Ciclismo do Minho prevê para 2021 um calendário desportivo com mais de duas centenas de atividades das várias vertentes do ciclismo. Os calendários estão, contudo, dependentes da evolução da situação epidemiológica e as atividades serão realizadas no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A época de ciclismo no Minho arrancou em abril com o 7.º BTT XCO de Melgaço, prova que este ano mereceu distinções internacionais, sendo de categoria Internacional C2, pontuável para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Design. Seguiu-se o Prémio Cidade de Fafe, primeira prova do Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã para o escalão de Juniores, que no início de maio também serviu de teste à organização e capacidade de ultrapassar as barreiras impostas pelo Covid-19.
O calendário desportivo de ciclismo de estrada prevê para o mês de maio o 3.º Grande Prémio de Ciclismo do Alto Minho, destina às categorias de Masters, nos dias 15 e 16 de maio, prosseguindo no dia 29 com o Prémio Freguesia de Golães – Troféu José Martins, prova destinada ao escalão de cadetes pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.
O 18.º Circuito de Palmeira – Prémio Peixoto Alves, integrada na Taça de Portugal de Juniores e no Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã, vai para a estrada a cinco de junho, estando previsto para o dia 12 o Encontro de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto, Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo. O 3.º Prémio de Ciclismo HM Motor, prova que este ano se destina às categorias de Cadetes e Juniores, está marcado para o dia 13 de junho, em Barcelos.
Julho é o mês da realização do 32º Grande Prémio do Minho, que este ano está previsto decorrer entre os dias 23 e 25. Antes daquela que é considera uma das maiores provas do calendário velocipédico para o escalão de juniores, a ACM organiza o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe no dia 10, também destinado à categoria de juniores. 
Para agosto está marcado para o dia 15 o 45.º Circuito de Santa Marta de Portuzelo, uma das antigas provas destinada a todas as categorias de Formação (Escolas, Cadetes e Juniores).
Para setembro está marcado o tradicional Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” (dia 4) para os escalões de escolas e cadetes. 
Ainda com datas por confirmar estão o Prémio de Ciclismo de Barroselas (juniores), o 35º Prémio Cidade de Barcelos (escolas, cadetes e juniores) e o 18.º Prémio ACR Roriz (escolas, cadetes e juniores.
O Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design conta até ao final da época com mais duas provas. No dia 16 de maio as atenções viram-se para Souto Santa Maria, Guimarães, com a realização do 8.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design. Para junho está marcado o 22º BTT XCO ACRAP, prova que decorre em Arcos de Valdevez, seguindo-se o 4º BTT XCO Tesouros do Ave (12 de setembro) que será realizado em Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso).
O Campeonato do Minho BTT DHI – CISION arranca no dia 23 de maio com o 11.º BTT DHI da Penha, prosseguindo com o 3º BTT DHI Capital do Móvel - Paços de Ferreira (27 de junho) e o 21º BTT DHI - ACRAP / Arcos de Valdevez (19 de setembro).
O Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço tem, por enquanto, prevista apenas uma prova, embora o calendário possa vir a ser complementado. Para já está prevista a realização da 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço, prova que também integra o calendário da Taça de Portugal de XCM.
O Minho acolherá ainda o Campeonato Nacional de Enduro, cuja realização está prevista para os dias 2 e 3 de outubro (Terras de Bouro).
A 12ª edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – será realizada como habitualmente, em Guimarães, a 24 de junho, dia em que se assinala a Batalha de São Mamede de 1128.
A Gala de encerramento da época desportiva está agendada para o dia 20 de novembro.
Os calendários de todas as vertentes poderão sofrer alterações até porque estão condicionados à evolução da situação epidemiológica. Por outro lado, as atividades serão realizadas no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
 
Actualizado em 10 Maio 2021