Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Vítor Santos e Jéssica Costa venceram o XCO de Esposende
Classificações e fotos: aqui

Vítor Santos (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) venceram em elites o 1.º BTT XCO de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, o 1º XCO BTT de Esposende foi promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Vítor Santos (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) dominou a prova masculina de elites, assumindo a liderança na primeira volta e terminado a 46s do segundo classificado, Carlos Cruz (Saerxtex Portugal/Edaetech). Tiago Alves (Axpo) completou o pódio.
Em femininos, Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) esteve sempre no controlo de uma corrida que fez a vários tempos. A vencedora cortou a meta ao fim 01:15:20h de prova, deixando na segunda e terceira posições Leandra Gomes e Marta Branco, ambas da AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde.
Na classificação de Sub-23, Jéssica Costa subiu ao mais alto lugar do pódio, Marta Branco foi segunda e Joana Santos (Tomatubikers) terceira. Em masculinos, o famalicense José Simões (Averomar BTT), foi o vencedor, seguido de Frederico Massena (Maiatos) e do vianense Henrique Martins (Guilhabreu BTT).


Vasco Cunha (Clube BTT Matosinhos) foi o vencedor da corrida de juniores, deixando nos lugares imediatos André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Bernardo Pereira (AXPO/FIrstbike Team/Vila do Conde). Em femininos venceu Catarina Lopes (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde).
Em cadetes venceram Eduardo Rodrigues (Clube BTT Matosinhos) e Beatriz Silva (Proteu Cycling Team-Casa do Povo Retorta), em master 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos-Ajpcar) e a vimaranense Cecília Araújo (Figueiras BTT), em master 40 Luís Sousa (MonçãoBike/Lusoprint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (Saerxtex Portugal/Edaetech), em master 50 António Sousa e em master 60 e Domingos Rufo (Saerxtex Portugal/Edaetech).
O Clube BTT Matosinhos foi o vencedor da classificação coletiva do 1º BTT XCO de Melgaço, triunfando nas vertentes de competição e de escolas. 
Nos escalões de escolas, Hugo Ramalho e Leonor Lopes, ambos do Clube BTT Matosinhos, destacaram-se em juvenis, Carlos Leal (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos) em infantis, Daniel Silva (Clube BTT Matosinhos) e Mariana Ribeiro (Penafiel Bike Team) em iniciados e Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Leonor Campos (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) em pupilos/benjamins.

 

Vítor Santos vencedor em elites
“Foi uma boa vitória, num circuito muito duro. Consegui-me divertir e desde já deixo os meus parabéns à organização pelo que conseguiram fazer. Também tenho de felicitar todos os atletas presentes que tornaram a corrida muito interessante e espero estar cá para o ano”.
Foi uma corrida fácil de controlar? “Nem por isso. Assumi o comando logo no arranque e no início controlei bem, mas depois abrandei um pouco e os adversários aproveitaram para me apertar. Tive que me esforçar para me manter isolado”.
Jorge Belo, diretor desportivo do BTT Matosinhos, faz um balanço muito positivo do BTT XCO de Esposende: “o balanço é muito positivo. Vencemos por equipas, quer na competição, quer em escolas”.
Quanto à prova em si referiu que “foi a primeira edição, é um local muito bonito e que tem um grande potencial. A prova fica marcada pela muita chuva mas gostamos muito da pista, muito bonita, bem estruturada.

 

Mário Losa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende
“Não obstante o tempo não ter ajudado, o balanço é extremamente positivo. Por isso tenho que dar os parabéns à organização, à Associação de Ciclismo do Minho, e aos organizadores locais, pela coragem que tiveram em organizar este XCO. Esta foi a primeira prova, mas penso que será um evento para continuar, pois tem todo o potencial e excelentes condições em redor do Monte da Senhora da Guia”.
Mário Losa salientou que Esposende “tem sempre uma visão estratégica do turismo desportivo. Este é um evento de massas, que traz muitos atletas aqui a Esposende e, consequentemente, muito turismo para o concelho. Hoje, e devido à pandemia vieram menos, mas num futuro próximo poderemos estar a falar de muitas pessoas a promover Esposende”.


Pedro Barbosa, um dos elementos da organização local do BTT XCO de Esposende, mostrou-se muito satisfeito com a forma como a prova se desenrolou e faz um balanço positivo. “Só podemos fazer um balanço muito positivo, a prova correu muito bem. Foi uma organização que deu muito trabalho, temos uma equipa com muitas pessoas, que nos ajudaram imenso, e a quem temos que agradecer”.
O BTT Esposende contou com a participação de mais de três centenas de atletas e Pedro Barbosa salientou que “tínhamos a esperança de poder organizar uma prova que juntasse muitos atletas, mas nunca esperamos que fosse um número de 330! Positiva foi também a reação dos atletas à pista, à prova em si e, por isso, contamos que para o ano será ainda melhor”.
Pedro Barbosa referiu que “esta foi a primeira edição, queremos dar continuidade e elevar a fasquia. Este ano quisemos mostrar alguma capacidade organizativa, claro que o primeiro ano é sempre difícil, há algumas coisas a melhorar, há ainda alguma falta de experiência, mas o nosso objetivo é dar continuidade ao BTT Esposende e chegar, quem sabe, à Taça de Portugal ou até a uma prova internacional”.
O 1.º XCO BTT de Esposende contou com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT, Diogo Cardoso, Padaria - Bar & Lounge, Alaes, Andrew Martin, Carpav, Qualitt, M. Carreira, SBL e Irmãos Faria, Lda. 

Actualizado em 2 Agosto 2021