Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Roberto Ferreira e Ana Antunes venceram a 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço
Classificações e fotos: aqui

Roberto Ferreira (DMT Racing Team) e Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade-Cycling) foram os vencedores em Elites da 5.ª Maratona BTT Vila de Melgaço, terceira e penúltima prova da Taça de Portugal de Maratonas e prova de atribuição dos títulos do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.

Promovida em conjunto pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, a 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço começou e terminou no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, tendo sido promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Roberto Ferreira (DMT Racing Team) destacou-se em elites masculinos, numa corrida que se decidiu mesmo no cair do pano, após 81 quilómetros e 3h26m52s em competição. Roberto Ferreira bateu Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova) por apenas 1 segundo e Bruno Henriques (BTT Loulé/Elevis) por 1m32s. 
O barcelense Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO), ao concluir a prova em sétimo lugar da geral, sagrou-se Campeão do Minho, deixando na segunda posição Luís Ferreira (BTT Seia) e em terceiro Tiago Machado (Rádio Popular-Boavista).


A terceira prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM) viu Ana Antunes (Ser e Parecer Publicidade-Cycling) conquistar a vitória, após completar a prova em 2h44m54s. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) foi a segunda classificada, a 7m49s da vencedora. Ilda Pereira (Casa Myzé Team) concluiu em terceiro lugar, a 8m29s, sagrando-se Campeã do Minho, enquanto Carina Viana (MonçãoBike/ LusoPrint/ Bombos S. Sebastião) foi a segunda classificada no Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço.
Ana Barata (BTT Gardunha/Fundão/Create) venceu em Masters 30, deixando Cecília Araújo (FigueirasBTT/Lousada/CarvicTea) na segunda posição e Mónica Serrano (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) na tgerceira. Nas contas do campeonato minhoto, a vimaranense Cecília Araújo, que já havia garantido o título em Cross Country Olímpico, venceu também em BTT Maratonas, ocupando Mónica Serrano o segundo posto.
No setor masculino triunfou Filipe Ramos (Guilhabreu BTT), terminando na segunda posição Tiago Castro (SPAC BTT) e na terceira Miguel Amâncio (Ciclismo 20kms Almeirim/ Restaurante “O Forno”). Tiago Castro (SPAC BTT) conquistou o Campeonato do Minho em master 30, deixando nos lugares imediatos os seus colegas de equipa Valter Lima e Vítor Melo.

Em masters 35 o vencedor foi Ismael Graça (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante “O Forno”). O limiano José Lourenço (SPAC BTT) foi segundo classificado e assegurou a vitória no campeonato minhoto, enquanto Pedro Correia (BTT Gardunha/Fundão/Create) foi o terceiro classificado.
Em masters 40, a vitória na classificação da Taça de Portugal foi de Raquel Santos (BTT Seia) e Nuno Inácio (BTT Gardunha/Fundão/Create), enquanto no Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço os vencedores foram Virgínia Moreira e Carlos Rocha, ambos da Saertex Portugal/Edaetech.
António Ferreira (BTT Gardunha/Fundão/Create) foi o melhor em masters 45, categoria em que João Leite (SPAC BTT) conquistou o título minhoto.
António Marques (BTT Seia) e Filomena Paulo (Róódinhas/Santos Silva) foram os mais rápidos em Masters 50. Fernando Gonçalves (CTM-Vila Pouca/CEPSA/Casa Lima) ganhou em Masters 55 e Abílio Moreira (Trepanelas/Prifer) subiu ao primeiro lugar do pódio em Master 60.
Hugo Frade (Saertex Portugal/Edaetech) competiu em Paraciclismo e realizou o tempo de 4h05m10s.
No Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço, os vencedores dos títulos foram três ciclistas da Saertex Portugal/Edaetech: Carlos Soares venceu em Master 50; Hermenegildo Alves ganhou em Master 55 e Manuel Pinto em Master 60. Hugo Frade, também da Saertex Portugal/Edaetech, é o Campeão em Paraciclismo C.
Na classificação coletiva do Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço, a formação MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião venceu em elites e a SPAC BTT em Masters.

 

José Adriano Lima (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço)

Afirmando que “correu tudo lindamente”, José Adriano Lima (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço), salientou o facto da 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço ter sido pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço. “Estamos sempre dispostos a colaborar, sejam elas as primeiras ou últimas etapas. Todas elas têm algum aliciante, mas claro que ficamos muito satisfeitos pela confiança que depositam em nós, quer a Associação de Ciclismo do Minho, quer a Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo a confiança recíproca”, garantiu o autarca.

José Adriano Lima recordou que “Melgaço foi dos poucos municípios a nível nacional que foi recebendo eventos”. “Cumprindo sempre todas as regras, é claro, fomos dos concelhos, dentro das limitações, que decidiu arriscar e arriscamos porque percebemos que seria viável e também porque toda a nossa atividade económica precisava que esta dinâmica acontecesse. Estes eventos têm um impacto direto desportivo, mas também na nossa economia local”, salientou.

 

Hélder Gonçalves (Campeão do Minho em Elites - Masculinos) 

Hélder Gonçalves, ciclista de Barcelos que alinha na equipa da Kelly/Simoldes/UDO, aproveitou o fim da época de Estrada para marcar presença na Maratona Vila de Melgaço e conquistou a Camisola de Campeão do Minho.

“Estou bastante feliz. Decidi prolongar a minha época, visto que as competições de estrada terminaram em setembro. Decidi alinhar em três corridas de BTT e também conto correr o Campeonato Nacional de Maratonas”, afirmou o corredor explicando que a Maratona de Melgaço “foi bastante difícil. As maiores dificuldades foram físicas e a descer, porque eram descidas muito exigentes fisicamente. De resto foi aí que perdi duas posições, mas decidi não arriscar porque não queria deitar tudo a perder numa possível queda, uma vez que já estava com algum desgaste”.

 

Ilda Pereira (Campeã do Minho em Elites - Femininas)

A vimaranense Ilda Pereira (Casa Myzé Team) subiu ao pódio na Maratona Vila de Melgaço e assegurou a vitória no Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço. No final referiu que “esta prova e este resultado causam-se um misto de emoções”. “Fui observando tudo, fui gerindo e tentando divertir-me um pouco, porque apesar do sofrimento que a competição causa, temos que nos divertir. Senti-me muito satisfeita com o que consegui fazer, estar três meses fora do BTT e estar na disputa do pódio deixa-me muito grata”.


A 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Melgaço, contou com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport, Cision,POPP Agency, Polisport, Arrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT. e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Actualizado em 3 Outubro 2021