Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Davide Machado e Melissa Maia triunfaram em Melgaço
Classificações e fotos: aqui

Davide Machado (BTT Seia) e Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova) impuseram-se em Melgaço, na categoria de elite, na 6.ª Maratona BTT Vila de Melgaço, primeira prova da Taça de Portugal de BTT XCM e pontuável para o Campeonato do Minho - Discover Melgaço.

A 6ª Maratona BTT Vila de Melgaço - com início e final no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço - foi organizada conjuntamente pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, integrando o percurso trilhos e caminhos rurais do concelho mais a Norte de Portugal.

A prova de elite masculina, com 81,4 quilómetros, assistiu a uma disputa que, neste género de corridas, pode considerar-se apertada, uma vez que os três primeiros terminaram separados por menos de um minuto.
Davide Machado parou o cronómetro nas 3h40m43, deixando os perseguidores diretos a 56 segundos. Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) foi o segundo classificado e Filipe Francisco (DMT Racing Team) fechou o pódio.
As femininas cumpriram 53,7 quilómetros e Melissa Maia fez jus ao estatuto de campeã nacional, impondo-se ao fim de 2h53m16s de prova, deixando a segunda classificada, Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 9m27s. A terceira classificada, a 10m22s, foi a estoniana Maaris Meier.

 


José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova) ganharam em masters 30, Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) foi o melhor master 35, Tiago Lopes (Vasconha BTT Vouzela) e Raquel Santos (BTT Seia) venceram em masters 40, Hugo Velho (Vasconha BTT Vouzela) suplantou a concorrência em masters 45, António Marques (BTT Seia) e Filomena Paulo (Róodinhas/Master Vantagem) superiorizaram-se em masters 50, Reinaldo Luís (Róódinhas/Master Vantagem) ergueu os braços em masters 55, Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis) foi o melhor master 60 e Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edatech) impôs-se em masters 65.
Em paraciclismo subiram ao topo do pódio Roberto Soares (Discover Melgaço), na classe C, e Tiago Craveiro (CCDRColmeal/Torre/VisitBelmonte). Carlos Brás (Golden Club/Cabanas) foi o melhor nas bicicletas de assistência elétrica.
A 6ª Maratona BTT Vila de Melgaço organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport contou com o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP Agency, Polisport, Arrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Una Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, fez um balanço positivo da sexta edição da Maratona Vila de Melgaço e salientou o número de participantes no evento.

“Tivemos mais de 300 atletas a participar - um número bastante satisfatório - e contamos com a nata do BTT a nível nacional, sendo esse um aspeto que devemos valorizar. Estamos no bom caminho, temos que continuar a reforçar a aposta e tenho a certeza de que os resultados nos acompanharão”, afirmou o autarca.

José Adriano Lima destacou que “este ano, mais uma vez, a Maratona de Melgaço foi do agrado de todos. É uma prova com um nível de exigência elevada mas compensadora pelas paisagens e os atletas, no fundo, também procuram isso. O desafio desportivo está aí, o contacto com a natureza também. Felizmente tem corrido tudo muito bem e é isso que nós desejamos”.

“O balanço é, novamente, extremamente positivo. Quero dar os parabéns a toda a equipa da Melsport e a todos os que colaboraram, obviamente não apenas as gentes de Melgaço mas, também, da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, ou seja, a toda a esta gente que contribuiu para que este evento alcance o sucesso que alcançou ao longo dos anos”, concluiu o autarca de Melgaço.

 

Davide Machado vencedor em elites

Davide Machado (BTT Seia), embora bastante satisfeito com a vitória conquistada em Melgaço, esclareceu que não foi fácil vencer.

“Não foi uma vitória conquistada com facilidade. Consegui-me distanciar um pouco na parte final do percurso, mas vim sempre ali, principalmente, com o Roberto Ferreira à perna”, explicou o ciclista do BTT Seia dizendo que “foi uma Maratona extremamente dura, mas eu gosto. Gosto muito daqui da região de Melgaço. Já vim cá várias vezes pela Maratona da Taça de Portugal. É claro que sendo a primeira desta época e entrar a vencer em 2022 é ótimo. Não estava à espera, mas consegui fazê-lo e estou muito contente”.

 

Joana Monteiro (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Joana Monteiro, ciclista de Famalicão que representa a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, alcançou a segunda posição em Melgaço, numa vertente que não é a sua principal aposta: “Era algo que pretendia fazer há muito tempo, este ano tive a oportunidade de estar presente e aproveitei-a. Alcançar o pódio foi muito bom e é uma aventura bem-sucedida”.

“Já tinha ouvido os meus colegas dizer que era uma Maratona bastante dura e, na verdade, é mesmo”, afirmou Joana Monteiro. “Gosto de Melgaço, desta zona, de treinar aqui e, no fundo, foi uma Maratona que correu bem”, concluiu a ciclista famalicense.

 

Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem)

Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem), dominou a prova de Master 50 e mostrou que a determinação e a vontade de alcançar os objetivos superam tudo. A atleta, que tem raízes em Melgaço, teve um problema na bicicleta a cerca de três quilómetros do final e terminou a prova a correr. “Tive um problema mecânico na transmissão da bicicleta e, perto fim, partiu a corrente, tendo optado por terminar a pé”, explicou Filomena Paulo que considerou “os quilómetros iniciais da Maratona muito difíceis, depois apanham-se uns ´topos´ mas este final não estava nada à espera”.

A atleta da equipa da Benedita, que já tinha vencido este ano, na sua categoria, o BTT XCO internacional de Melgaço salientou que “vir a Melgaço é sempre uma alegria. A minha mãe era daqui e tenho aqui família e adoro cá vir. Depois as provas aqui são sempre muito boas, muito bem organizadas e é sempre um prazer vir a Melgaço”. 

 

 

Video da 6ª Maratona BTT Vila de Melgaço

 

Actualizado em 27 Março 2022