Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Bruno Silva venceu o 2º BTT XCO de Esposende
Classificações e fotos: aqui

Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), foi o vencedor em elites do 2.º BTT XCO de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 2º XCO BTT de Esposende contou com a presença de cerca de uma centena de atletas, que lutaram pelas classificações nas várias categorias de competição.

Bruno Silva, que já tinha pontuado em Guimarães para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, voltou a impor-se nesta quarta prova do campeonato minhoto liderando a corrida de elites praticamente do princípio ao fim. Na segunda posição ficou Carlos Cruz, da (Saertex Portugal/Edaetech, enquanto Rui Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou em terceiro .

Em sub-23, a vitória foi de José Simões, campeão do Minho em título e atleta da equipa Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin. Henrique Martins (Guilhabreu BTT) e Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) completaram o pódio.

André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro), venceu na categoria de juniores, deixando em segundo Fábio Carvalho (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) e Gonçalo Lopes (Clube BTT Matosinhos) em terceiro.

Dinis Vieira e Margarida Vasconcelos, ambos da AXPO/FirstBike Team Vila do Conde, venceram na categoria de cadetes.

Em master, o campeão do Minho Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) foram os vencedores, enquanto Luís Sousa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) se impuseram em master 40. O campeão nacional António Sousa, que corre como individual, venceu a categoria de master 50.

Coletivamente, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a vencedora do 2º BTT XCO de Esposende, deixando nas posições seguintes do pódio o Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin e o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião.

 

Bruno Silva (AXPO FirstBike Team/Vila do Conde) vencedor em elites

Bruno Silva (AXPO FirstBike Team/Vila do Conde) mostrou-se bastante feliz com a vitória alcançada em Esposende… “Esta é a minha segunda vitória do ano e, novamente, no Minho. Foi uma boa prova num circuito espetacular. É um circuito como já há muitos anos não corríamos. Todos gostamos do circuito e tenho de dar os parabéns à organização porque foi feito por pessoas que em tempos já foram grandes atletas a nível nacional e vindo deles só podíamos contar com coisas boas”.

“Isolei-me logo após a primeira descida, depois foi manter o ritmo forte e constante e vencer no final”, explicou.

 

Pedro Barbosa e Diogo Figueiredo, responsáveis organizativos

Pedro Barbosa, da organização, mostrou-se satisfeito com a opinião dos ciclistas. “O feedback que recebemos dos participantes e das equipas foi muito positivo e, de certa forma, atenuou o facto de não termos aqui o número de participantes que pretendíamos e compensou o trabalho muito duro que tivemos para pôr a prova a andar”.

“Este é um caminho que se faz caminhando. Esta é a segunda edição. Cá estaremos para o ano à espera de mais pessoas”, garantiu Pedro Barbosa.

Diogo Figueiredo, ex-atleta e membro da organização, salientou que a prova correu melhor do que em 2021, destacando que "este ano tivemos menos atletas, desde logo porque não pudemos contar com as Escolas e isso nota-se imenso, quer a nível do número de atletas, como de assistentes, quer na animação que se cria em volta dessas provas”.

 

Mário Rui Losa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende

Mário Rui Losa, Vereador da Câmara Municipal de Esposende, marcou presença na segunda edição do BTT XCO de Esposende e mostrou-se “feliz e satisfeito com mais esta iniciativa” e adiantou: “quero, mais uma vez, dar os parabéns à organização pelo sucesso da prova e por trazerem ao Monte da Senhora da Guia, a Esposende, esta prova, que começa a ter algum impacto em termos regional e até nacional”.

O autarca de Esposende afirmou que “o nosso desígnio é promover o turismo desportivo, trazer a Esposende os melhores e esperamos que na próxima edição, que já estamos a preparar e que terá algumas surpresas, seja ainda maior e melhor”.

Mário Rui Losa salientou que “temos também excelentes condições para a prática do XCO. O Monte da Senhora da Guia e uma excelente pista, com grandes condições, combinam para que o resultado final seja de excelência. Estamos atentos e a trabalhar em conjunto com a ACM para potenciar cada vez mais esta zona como uma pista de referência e, portanto, será uma aposta do município e do desporto em Esposende, porque Esposende é desporto e neste caso também é ciclismo”.

Actualizado em 15 Maio 2022