Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Carlos Cruz e Tânia Lima vencem em Paredes de Coura
Classificações e fotos: aqui

Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) e Tânia Lima (AXPO/FirstBikeTeam/Vila do Conde) foram os vencedores em elites da 6.ª Maratona BTT Paredes de Coura, terceira e última etapa do Campeonato do Minho - Discover Melgaço.

A prova de Paredes de Coura definiu a atribuição dos títulos do Campeonato do Minho de BTT XCM de 2022 campeão do Minho de BTT XCM, consagrando em elites Carlos Cruz e Tânia Lima.

Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech), que chegou a Paredes de Coura na liderança da ranking do Campeonato do Minho, percorreu os mais de 83 quilómetros, em 3:50:11 horas, gastando menos 3m41s que Ivan Sá (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) enquanto Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) foi terceiro à geral com 3:54:53 e o melhor sub-23.

Em femininos, Tânia Lima gastou 4:24:01h para percorrer os 67,890km, venceu a prova e sagrou-se Campeã do Minho.

Em sub-23, o grande vencedor foi Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião), enquanto José Simões (Grupo CCR- AP Motors-Lobos Averomar Cyclin) foi segundo e Hélder Laranjeira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) terceiro.

Por equipas o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião venceu em Elites, deixando a Saertex Portugal/Edaetech na segunda posição.

Em master 30 a vitória sorriu a José Oliveira (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Vânia Vilaça (Discover Melgaço – União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca).

José Oliveira, que conquistou o título de Campeão do Minho, deixou no segundo lugar Paulo Santos (Olivtec/Golden Project/3Via/Dot Work) e Daniel Santos (Team Lantemil) foi terceiro.

Em femininos, Vânia Vilaça (Discover Melgaço – União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) cortou a meta na primeira posição ao fim de 4:27:45h, deixando Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) na segunda posição a 14 minutos.

Márcio Lourenço (Saertex Portugal/Edaetech) venceu a prova de master 35. José Lourenço (SPAC BTT) foi segundo e sagrou-se Campeão do Minho. Ricardo Oliveira (Saertex Portugal/Edaetech) cortou a meta na terceira posição.

Em master 40 a vitória foi para Carlos Rocha e Virgínia Moreira, ambos da Saertex Portugal/Edaetech.

Carlos Rocha (Saertex Portugal/Edaetech), que conquista a camisola de Campeão do Minho, deixou na segunda posição Ernesto Morais (SPAC BTT). Hernâni Gouveia (individual) fez terceiro lugar.

Por seu turno Virgínia Moreira sagrou-se campeã do Minho na categoria de master 40, após alcançar o pleno nas três maratonas do Campeonato do Minho.

João Leite (SPAC BTT) venceu em master 45, Carlos Soares (Saertex Portugal/Edaetech) em master 50 e Joaquim Batista (Grupo CCR- AP Motors-Lobos Averomar Cyclin) em master 55.

António Melo (Saertex Portugal/Edaetech) foi o vencedor em master 60 e Manuel Pinto (Saertex Portugal/Edaetech) em master 65. Roberto Soares (Discover Melgaço – União Ciclista de Melgaço e Ponte da Barca) venceu em Paraciclismo.

Em CPT venceu Carlos Oliveira (Team Lantemil), enquanto Paulo Simões foi segundo e João Alves terceiro.

A Saertex Portugal/Edaetech venceu por equipas em master, deixando a SPAC BTT na segunda posição e o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião foi terceiro.

A 6ª Maratona BTT de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Una Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.
 

Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) sagra-se campeão do Minho

Carlos Cruz (Saertex Portugal/Edaetech) foi o vencedor da Maratona de Paredes de Coura. O ciclista vianense venceu a prova, deixando o segundo classificado a mais de três minutos, e sagrou-se Campeão do Minho…

“A prova correu bem. Tive um pequeno percalço, mas não influenciou em nada a prova. Fechar o Campeonato Regional de XCM com uma vitória é sempre bom, ainda mais porque me sagrei Campeão do Minho”, disse o ciclista da Saertex Portugal/Edaetech.

Carlos Cruz, que está há cerca de três anos no BTT referiu que “agora é continuar a trabalhar para fazer o melhor possível nas provas que faltam tanto em XCM como em XCO”.

 

Tânia Lima (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) sagra-se campeã do Minho

Tânia Lima, vimaranense que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, terminou o Campeonato do Minho de XCM, tal como começou… a ganhar.

“O objetivo no Campeonato do Minho era conquistar a camisola de Campeã. Esse objetivo está alcançado… sinto-me super feliz”, começou por afirmar a ciclista de Guimarães, que sobre a prova de Paredes de Coura referiu que “hoje não tive a companhia de atletas da minha categoria, mas tive de outras categorias e partilhei com elas uma parte do percurso. Depois decidi acelerar um bocadinho mais e terminei o percurso sozinha. Foi uma prova gerida, em que o objetivo passava por me divertir”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, congratulou-se com o regresso do BTT e das Maratonas, em concreto, ao concelho. “As expetativas para esta prova foram mesmo ultrapassadas. Havia muitas outras provas noutros sítios, que despertavam a atenção das pessoas, mas mesmo assim esta foi uma prova muito participada e, felizmente, sem incidentes”.

Afirmando que “foi uma festa e não apenas uma prova”, Tiago Cunha referiu que “foi uma prova muito positiva e esta é uma aposta do concelho. Desde há alguns anos que se delineou uma estratégia que aposta nos desportos de natureza e, por esse motivo, construímos um Centro Cycling Portugal, com uma pista olímpica de XCO e também por isso apostamos nas maratonas. Estamos a fazer o nosso percurso de uma forma sustentada, pensada e acredito que enquanto a estratégia se mantiver dessa forma, continuaremos na senda de melhorar sempre”

Tiago Cunha salientou que “o desafio neste momento é apostar na bicicleta enquanto forma de estar, enquanto modo de vida e atitude saudável e de educação e não tanto pela competição. Como disse a competição é um objetivo, mas queremos mais”.

De resto, o autarca de Paredes de Coura mostrou-se muito satisfeito “por ver que há courenses que aproveitam a oportunidade para fazer o percurso… e não vou mentir quando digo que é, talvez, o pódio que mais me satisfaz”.

Actualizado em 22 Maio 2022