Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu o 23.º BTT XCO - ACRAP
Classificações e fotos: aqui

Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o vencedor em elites do 23º BTT XCO ACRAP, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, disputada em Prozelo, Arcos de Valdevez.

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 23º BTT XCO - ACRAP contou com acérrimas disputas pelos primeiros lugares das classificações da prova bem como pelo Campeonato do Minho.

Bruno Silva, que já tinha vencido duas das provas do Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency no Centro de Ciclismo do Minho e em Esposende, entrou forte na corrida e assumiu a liderança praticamente desde a primeira volta, aumentando gradualmente a vantagem com o passar das voltas. O ciclista de Valongo percorreu as sete voltas ao percurso em 1h07m36s e deixou o segundo classificado Samuel González (Mais que Bicis) a cerca de três minutos.

Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team /Vila do Conde) foi terceiro e mantém-se nos primeiros lugares do ranking do Campeonato do Minho.

José Simões (Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin) dominou por completo a prova de sub-23. O Campeão do Minho em título gastou 1h10m32s a percorrer as sete voltas ao percurso e deixou Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde) a mais de 12m de diferença.

José Simões, no seu último ano de sub-23, reforçou o comando do Campeonato do Minho de BTT XCO na sua categoria.

Em juniores, Cláudio Leal ((Rolub/Lusosofá) foi o vencedor, deixando nos lugares imediatos a dupla do Clube BTT Matosinhos, Diogo Amorim e Gonçalo Lopes.

Dinis Vieira e Margarida Vasconcelos, ambos da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceram na categoria de cadetes.

Manuel Pereira (Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin) e Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) venceram em master 30.

Constantino Muñoz (Grupeta Pan de Zariko C.C.) venceu em master 40, enquanto Esmeraldo Lopes (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi segundo e Luís Sousa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) terceiro.

Em master 50 venceu Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) que travou ao longo de toda a prova uma disputa interessante com o galego Oscar Gonzalez (Mais Que Bicis), superiorizando-se na reta final, averbando menos nove segundos que o ciclista espanhol. O terceiro lugar do pódio foi para o vimaranense Francisco Branco (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech) venceu a categoria de master 60 e Roberto Soares (Discover Melgaço - União Ciclista de Melgaço) ganhou em paraciclismo, consolidando a liderança no Campeonato do Minho.

Por equipas, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a vencedora, guindando-se ao lugar mais alto do pódio, relegando para o segundo lugar a formação do Clube BTT Matosinhos que se superiorizou à SAERTEX Portugal/Edaetech, apesar de concluírem com o mesmo número de pontos.

 

A AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde venceu, também, a classificação por equipas da prova de Escolas do 23º BTT XCO ACRAP, quinta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, que decorreu este domingo nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense.

A formação vila-condense da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, que alcançou pódios em todas as categorias, terminou a prova de escolas com oito pontos. Na segunda posição ficou a equipa minhota do Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, enquanto a Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi terceira.

Em termos individuais, Afonso Monte (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Maria Moura (Clube BTT Matosinhos) foram os vencedores em juvenis.

Em infantis, a vitória sorriu a Carlos Silva e Rafaela Torrão, ambos do Póvoa Cycling Academy/CDC Navais.

Rodrigo Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) e Matilde Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foram os vencedores em iniciados.

Em pupilos/benjamins subiram ao primeiro lugar do pódio Gonçalo Matias (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) e Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).

Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)

Bruno Silva conquistou em Prozelo a sua terceira vitória no Campeonato do Minho, o que o leva a intrometer-se na luta pela camisola de Campeão do Minho.

O ciclista de Valongo referiu que “já estive cá o ano passado e venci. Este ano decidimos voltar a alinhar pela dureza do circuito e pela técnica que exige”. Sobre a corrida afirmou que “na fase inicial tivemos um ritmo elevado, onde contei com a concorrência de um adversário. Tentei encontrar uma solução para o deixar para trás e consolidar-me na frente da corrida. Depois de conseguir isso, fui, volta após volta, aumentando a vantagem e gerindo a corrida. Não foi uma prova fácil, mas é uma vitória muito saborosa”.

José Simões (Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin)

José Simões (Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin), natural de Famalicão, dominou a corrida de sub-23 e deu um passo importante para revalidar a camisola de Campeão do Minho…

“Está tudo bem encaminhado para revalidar a camisola, foi essa a intenção com que entrei nesta prova, consegui a vitória e estou muito feliz por isso”, começou por afirmar José Simões, que considerou que “esta é uma pista muito física, sobe muito, é muita rápida a descer e, normalmente, decide-se na subida mais longa. É dura, arranquei bem, fiquei isolado e a partir daí o meu objetivo passou por apanhar chegar ao grupo dos ciclistas elites e fazer uma prova constante”.

 

 

João Esteves – Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

João Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, marcou presença no BTT XCO da ACRAP e mostrou-se satisfeito pela forma como decorreu a prova e, por mais uma vez, Arcos de Valdevez poder receber mais uma edição do BTT XCO da ACRAP.

“Há duas questões que me deixam muito satisfeito. Primeiro é recomeçarmos porque estivemos parados muito tempo e há necessidade de recomeçarmos as atividades e esta atividade com bicicletas é extremamente interessante e há, felizmente, cada vez mais gente a gostar e hoje em dia quase todos podemos andar de bicicleta”, disse o autarca de Arcos de Valdevez, que salientou “a dinâmica destas provas de BTT, em que temos aqui desde os mais pequenos até pessoas com mais de 60 anos. O que mostra bem que é possível qualquer pessoa poder praticar este desporto”.

Depois “é de salientar e é muito importante que haja uma associação e aqui deixo as minhas felicitações à ACRAP e para a Associação de Ciclismo do Minho porque têm trabalhado e desenvolvido o desporto, mais concretamente, o ciclismo” e adiantou que “o ciclismo tem aqui nos Arcos de Valdevez uma base e a ACRAP é essa base e nós queremos ampliá-la. Por isso, nada melhor do que associar as associações, regionais e locais, para que possamos crescer. Deixo as minhas felicitações pelo trabalho que desenvolvem e deixo o desafio para elevarmos ainda mais, ter mais regularidade, podermos realizar outro tipo de iniciativas porque hoje em dia as bicicletas ganharam muito daquilo que é o espaço desportivo”.

Ricardo Brito, da Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP)

Ricardo Brito, da Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense (ACRAP), faz um balanço positivo da 23ª edição do BTT XCO ACRAP

“O balanço é sempre positivo quando tudo corre bem. Ao fim de 23 provas, que já temos organizadas desta vertente, já estamos habituados a receber bem os atletas e eles já sabem com o que podem encontrar aqui”, disse Ricardo Brito, que congratulou-se por “podermos ter uma prova dita normal. Estávamos habituados ao XCO e à festa que é o XCO, a ter aqui a formação. O ano passado com o Covid foi um pouco complicado, mas conseguimos organizar a prova que era a nossa prioridade”.

 

“Este ano voltamos à normalidade e tivemos aqui os jovens e os atletas de competição, as suas famílias e voltamos a ter a festa do XCO”.

O 23º BTT XCO - ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJ, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

Actualizado em 5 Junho 2022