Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
António Morgado conquista o 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão
Mais informações e fotos: aqui

António Morgado (Bairrada) atacou para a vitória em Amares na última etapa do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão. Este resultado permitiu-lhe manter a camisola amarela e assim vencer a geral da prova.

A corrida começou a mexer logo nos quilómetros iniciais, com vários corredores a tentarem escapar ao pelotão. A primeira fuga formou-se com seis atletas, mas acabou por começar a perder elementos logo no início da primeira subida.

Nessa altura, com cerca de 20 quilómetros de prova percorridos, juntaram-se à frente da corrida António Morgado, Gonçalo Tavares, Daniel Lima e Rúben Rodrigues (Bairrada). Nessa altura, na fuga estavam também Francisco Cordeiro (Bairrada), Urko Vidal (Limousin/Oriako), Tiago Nunes e Diogo Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Ainda antes de atingida a primeira metade da prova, que tinha um total de 123,6 quilómetros, tentaram ganhar vantagem António Morgado e Rúben Rodrigues, com este último a lançar-se a solo antes da passagem pela meta volante, ao quilómetro 55. Rúben Rodrigues acabaria por ser alcançado pelo grupo da fuga.

A partir desta altura os ataques foram-se sucedendo, primeiro com Francisco Cordeiro e Urko Vidal e depois com António Morgado e Tiago Nunes a tentarem escapar ao quilómetro 79. Como já nos tem vindo a habituar, António Morgado não tardou a impor o seu ritmo e a isolar-se na frente da corrida, deixando para trás Tiago Nunes.

O corredor da equipa Bairrada cortou a meta a solo e ergueu os braços para celebrar a vitória da 32.ª edição do Grande Prémio do Minho, em Amares. Daniel Lima foi segundo nesta terceira e última etapa da competição, terminando a 6m32s do vencedor. Francisco Cordeiro foi terceiro, com o mesmo tempo de Daniel Lima. 

Este resultado permitiu a António Morgado conquistar a geral individual, na frente dos seus companheiros de equipa, Daniel Lima e Gonçalo Tavares, que completaram o pódio em segundo e terceiro, ambos a 6m32s do vencedor. António Morgado venceu também a classificação por pontos. Gonçalo Tavares venceu a classificação da montanha, Diogo Sousa a classificação de melhor júnior de primeiro ano e Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) conquistou a classificação de melhor atleta da ACM (Associação de Ciclismo do Minho). A Bairrada foi a melhor na classificação geral por equipas.

 

António Morgado (Bairrada) - Vencedor das camisolas Amarela (Arrecadações da Quintã) e Verde (POPP Agency)
“Não tinha em mente ganhar esta etapa. Queria que o Daniel ganhasse a camisola verde e depois decidiríamos quem ia ganhar a amarela, mas a etapa desenrolou-se doutra forma, consegui isolar-me a determinada altura e vim a isolado até à meta”.
Sobre a etapa, António Morgado que chegou à meta com uma vantagem de mais de seis minutos, referiu que “a etapa foi muito dura. O dia esteve muito quente e percurso tinha muita subida. Não foi uma vitória fácil”.
António Morgado considerou que “este GPM teve percursos, com algumas subidas, muito duras, se calhar mais duras do que algumas que encontramos lá fora, mas sé assim que evoluímos”.
 
Gonçalo Tavares (Bairrada) - Vencedor da camisola Azul (Auto Terror Premium Automotive) 
“Este era um dos objetivos. Queria ganhar alguma coisa nesta prova. Viemos aqui divertimo-nos e conseguimos distribuir as camisolas um pouco por toda a equipa”, disse Gonçalo Tavares, vencedor da camisola azul, que salientou que “a equipa saiu a ganhar neste GPM e isso é muito positivo”.
Gonçalo Tavares considerou que “a prova em si estava muito bem organizada, estava bem estruturada. As etapas eram duras, não podem ser sempre fáceis. Claro que o calor endureceu um bocadinho as coisas, obrigou a ter uma maior atenção, mas isso faz parte”,
 
Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) - Vencedor da Camisola Branca (Força Minho)
Noah Campos assumiu a camisola branca, de melhor ciclista das equipas do Minho, na primeira etapa e não mais a largou…
“Estou muito satisfeito com a conquista desta camisola”, referiu o ciclista do clube de Barcelos.
Sobre a última etapa referiu que “foi muito dura, tinha muitas subidas e esse não é o meu ponto forte. Foi muito difícil para mim, mas consegui segurar a camisola branca. Estou muito satisfeito”.
 
Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho
Joaquim Mendes, presidente da Associação de Ciclismo do Minho, faz um balanço “extremamente positivo” do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, que decorreu nos últimos três dias com etapas em Oliveira Santa Maria, Azurém e Amares.
“É com alguma emoção que vejo chegar ao fim o 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão. Foi, podemos dizer, que iniciado e concluído em dois meses e daí só tenho a agradecer à equipa que esteve comigo e que ajudou a pôr no terreno esta prova”.
O presidente da ACM fez ainda questão de “agradecer aos autarcas que estiveram connosco, Amares, que recebeu e etapa final, Oliveira Santa Maria, a primeira, e Azurém, que recebeu à segunda. Agradecer a todos que direta e indiretamente contribuíram para que o GPM de 2022 fosse uma realidade”.
Joaquim Mendes considerou que “este GPM foi um sucesso” e lembrou que “desejamos na altura que vencesse o melhor e penso que não há dúvidas nesse aspeto”.
Sobre as etapas o presidente da ACM referiu que “se calhar o que tornou as etapas mais agrestes foi o calor. As temperaturas foram muito elevadas nestes três dias, mas isso acaba por ser normal e acaba por fazer parte do crescimento daqueles que pretendem seguir este caminho do ciclismo”.
 
Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares
Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, estava bastante satisfeito no final da terceira etapa do Grande Prémio do Minho, que este ano se inseriu no tradicional circuito de Santo António de Amares.
“O balanço é extremamente positivo. Não tinha a noção deste impacto. A Câmara Municipal fez um investimento acrescido este ano, mas vale a pena. O ciclismo está muito enraizado em Amares. Não é por acaso que o Circuito de Santo António de Amares é o segundo mais antigo do país. Foi uma aposta ganha e estamos todos de parabéns pelo que conseguimos fazer. E uma palavra para os ciclistas pelo trabalho, empenho e força que tiveram por essas serras acima”.
Manuel Moreira acompanhou na caravana o GP Minho e confessou “gostei imenso de acompanhar o pelotão na caravana. Uma coisa é vermos de fora, outra é participar na corrida. Este é um aparato gigantesco e espetacular e só quem tem muita experiência consegue fazer disto um grande espetáculo. Uma palavra de apreço à ACM, FPC e à GNR, porque fizeram um trabalho excelente”.
 

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão - RestaurantesArrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

  

LIVRO OFICIAL

Ficheiro para download (57 mb) aqui

 

 

Actualizado em 12 Junho 2022