Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Duarte Domingues venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe
Classificações e fotos: aqui

Duarte Domingues venceu em juniores e Maria Jesus Barros em femininas a edição 2022 do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe

Duarte Domingues (Escola Ciclismo Bruno Neves/Vise) e Maria Jesus Barros (Team Orense Women) foram os vencedores do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, integrado no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, contou com a presença de cerca de meia centena de atletas que desafiaram o calor e lutaram arduamente pela melhor classificação.

A prova foi bastante atacada e teve, ao longo dos 85,2 quilómetros, vários líderes, mas Duarte Domingues mostrou-se o mais forte na última volta, atacando na subida final, ultrapassando Gonçalo Amaral (União Ciclismo da Trofa), e seguindo isolado até à meta.

Na segunda posição ficou Gonçalo Amaral, a 17s do vencedor, conseguindo em Fafe o seu primeiro pódio da época. Guilherme Mesquita (Academia Efapel de Ciclismo) e André Ribeiro (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor) bateram-se até à reta da meta pelo terceiro lugar do pódio, que sorriu ao jovem ciclista da Efapel.

Maria Barros, que se prepara para os Campeonatos Nacionais de Fundo em Espanha, foi a participante em Elites femininas e completou as duas voltas ao percurso, subindo ao primeiro lugar do pódio.

Por equipas, a Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise alcançou o primeiro lugar, seguido pela Academia Efapel de Ciclismo e pelo C.C. Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor.

Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise)

Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves/Vise) era no final da corrida um atleta bastante satisfeito.

O ciclista de Leiria começou por afirmar que “o calor dificultou muito o percurso, que já era difícil só por si. Pensava que o percurso era diferente do ano passado, tinha outra coisa em mente… foi muito duro, mas correu bem”

“A gestão das quatro voltas ao percurso revelou-se mais complicada. Desde o início da corrida que tinha uma ideia onde deveria tentar fazer a minha corrida e, por acaso, correu tudo bem” referiu Duarte Domingues. “A minha equipa ajudou-me muito a gerir a prova, a fechar as fugas que, ao longo da prova, se iam formando. No final, na última subida, a mais difícil, conseguir ir sozinho e chegar isolado”.

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe

Paula Ramos Nogueira, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, marcou presença no Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e destacou a luta até à reta da meta e coragem dos atletas que marcaram presença na prova.

A autarca fafense salientou que “este prémio realiza-se em plenas festas do Concelho de Fafe e faz parte do programa. É um elemento do programa que é incontornável. O facto de serem jovens a participarem é muito importante para nós, gostamos muito de os ter por cá, e para eles, pois vão contactar com um território que tem a sua história no ciclismo. E quem sabe, num futuro próximo, possam regressar para ser intervenientes numa prova com outra dimensão, com um nível nacional e internacional”.

Paula Ramos Nogueira referiu ainda que “este Prémio é ainda o aperitivo para o que vem aí. Este ano, mais uma vez, vamos receber a final de uma etapa da Volta a Portugal e a festa do ciclismo” e adiantou que “o ciclismo é uma modalidade de eleição em Fafe. Temos, não só histórico e património ligado ao ciclismo e à prática da modalidade, mas também porque temos na população muitos aficionados do ciclismo e praticantes da modalidade”.

 

Afirmando que “a ACM é nossa parceira, já é uma relação, podemos dizer, histórica e tem sido muito positiva”, Paula Ramos Nogueira garantiu que “vale a pena dar continuidade a este trabalho… ainda mais porque falamos de jovens e eles vivem intensamente tudo isto. São uns lutadores”.

O  Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de FafeFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías BaixasGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, UDAR Quinchães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

Actualizado em 10 Julho 2022