Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
David Martins triunfou no BTT DHI Insalde
Classificações e fotos: aqui

David Martins venceu o BTT DHI Insalde, quarta e última prova do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision disputada em Paredes de Coura.

O 1.º BTT DHI Insalde foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, tendo a derradeira etapa do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision registado a participação de muitos atletas e de muito público.

O vimaranense David Martins, Campeão Mundial Universitário de BTT – Downhill em 2018, venceu o BTT DHI Insalde na categoria de elites, registando o melhor tempo à geral (2:17:87m) na estreia da pista de Paredes de Coura.

Apesar de ter sido o melhor na manga de qualificação, Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) concluiu a prova no segundo posto. Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o terceiro classificado e com o resultado de Insalde sagrou-se Campeão do Minho de BTT DHI em elites.

Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais veloz no escalão de juniores, deixando Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos) na segunda posição e Diogo Cunha (individual) em terceiro.

José Cardoso (individual) venceu em cadetes, classificando-se nos lugares imediatos do pódio Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) e Mateus Arieira (BTT Enduro Terras de Bouro).

Vítor Emanuel Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães) ganhou em master 30, enquanto Joel Pinto foi segundo e Pedro Pinto terceiro.

Em master 40 Ricardo Soares não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e venceu com o tempo de 2:34.21. Jorge Afonso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) concluiu a prova em segundo lugar e Rui Gonçalves (Bike House DH Team/Guimarães) em terceiro.

António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) destacou-se em master 50, registando menos um minuto do que que José Queirós (BTT Pandilhas a Monte).

Nos escalões de escolas, Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu em infantis e Afonso Soares em juvenis.

Por equipas, a Bike House DH Team/Guimarães foi o vencedor e o BTT Pandilhas a Monte terminou em segundo.

 

David Martins, vencedor em Elites

David Martins, ciclista de Guimarães que corre como individual, fez este domingo a sua primeira prova da época no Campeonato do Minho de 2022 e conseguiu escrever o seu nome como o primeiro vencedor à geral da pista de Insalde.

Foi uma prova fácil? “Não foi assim tão fácil. Foi uma prova muito difícil, mas diverti-me muito, passei um bom bocado com os meus amigos e no final consegui vencer, que também é muito bom”, disse David Martins.

O ciclista vimaranense considerou que “conseguiu fazer uma descida muito boa na manga final. Na qualificação não foi uma boa descida. Tenho andando com a bicicleta de enduro sem corrente e então “esqueci-me” de pedalar” e adiantou “na final foi diferente, já pedalei muito, acertei as trajetórias e deu para fazer o melhor tempo. Estou muito feliz”.

 

Rui Leal Mesquita, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães

Rui Leal Mesquita, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães, era um homem feliz no final da primeira edição do BTT DH de Insalde. A equipa venceu coletivamente e garantiu a revalidação do título de Campeão do Minho de BTT DHI.

“O nosso grande objetivo é sempre ganhar por equipas. Claro que os prémios individuais são muito importantes e fazem toda a diferença, aliás sem eles seria difícil conquistar não só as vitórias nas provas, como conquistar o título de Campeão do Minho”.

Rui Leal Mesquita mostrou-se ainda “muito feliz e satisfeito por chegarmos ao fim do Campeonato do Minho com quatro títulos, três individuais e um coletivo”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a prova de downhill e salientou o facto de Paredes de Coura ter recebido este ano provas decisivas para as contas do Campeonato do Minho das várias vertentes.

“Em primeiro ficamos muito satisfeitos com a forma como decorreu esta, que foi a primeira, prova de downhill. Uma prova que surge por uma iniciativa não do Município, mas de um grupo de praticantes e apaixonados da modalidade que durante alguns anos foram construindo e modelando esta pista, que surgiu de uma forma muito informal. De certa forma eles foram “espicaçando” a necessidade de dinamizar e dar visibilidade ao sítio que tinha condições, no entender deles, positivas para a modalidade. No fundo, o Município só serviu aqui de alavanca, que permitiu a realização da prova”.

Afirmando que “o mérito é deste grupo de pessoas que trabalhou anonimamente e se envolveu para conseguir, no fundo, criar aqui uma tarde de animação”, Tiago Cunha salientou que “os setenta participantes é um número interessante e que nos vem mostrar que a modalidade tem viabilidade”.

O autarca de Paredes de Coura salientou ainda o facto de “sermos um Município talismã para estes ciclistas, que vieram aqui discutir os títulos do Campeonato do Minho. Tudo isso veio estimular o espírito competitivo e de participação dos atletas. Para nós isso é um extra, um bom extra”, referiu adiantando que “o nosso grande objetivo é promover as modalidades, o uso da bicicleta, uma atitude mais saudável, mais responsável e ecológica. No fundo o nosso espírito é o da promoção do uso da bicicleta e sempre que o uso do veículo possa promover uma modalidade que envolva mais pessoais, é excelente”. 

O 1º BTT DHI Insalde organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Paredes de Coura teve o apoio das Juntas de Freguesia de Insalde e Porreiras, Federação Portuguesa de CiclismoCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.

Actualizado em 18 Setembro 2022