Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Mark Kryuchkov vence no Alto da Franqueira
Classificações e fotos: aqui

A quarta e última etapa da Taça de Portugal de Esperança consagrou o colombiano Jonatan Montoya como vencedor da Taça de Portugal no dia em que o russo Mark Kryuchkov venceu no Alto da Franqueira, enquanto Daniel Moreira foi o melhor júnior.

Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) foi o vencedor do 5º Prémio HM Motor, quarta e última prova da Taça de Portugal de Esperanças e pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã no escalão de juniores.

Promovido conjuntamente pelo Centro Ciclista de Barcelos, pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o 5º Prémio de Ciclismo HM Motor apresentou este ano um percurso totalmente diferente, mais exigente e que terminou no mítico Monte da Franqueira depois de uma viagem de 118 quilómetros.

O russo Mark Kryuchkov (Óbidos Cycling Team) foi o mais forte numa corrida que foi muito atacada desde o início. Roberto Cardoso, vianense da UC Maia, protagonizou a primeira (e única) grande fuga do dia. O ciclista vianense, que seguia isolado na primeira passagem pelo local de partida, junto ao Estádio Cidade de Barcelos, chegou a ter 1m30 de vantagem. A fuga terminou, praticamente, no início da segunda volta ao circuito e desde aí o pelotão conseguiu ir anulando as várias tentativas de fuga.

A corrida ficou ainda marcada pela neutralização de cerca de 30 minutos, devido a um acidente rodoviário que resultou num incêndio do veículo pesado na estrada nacional que liga Barcelos a Braga, em Areias de Vilar, e no consequente corte, por precaução, da estrada. Reatada a corrida, o pelotão seguiu compacto até bem perto do início da subida para o Monte da Franqueira.

Nos últimos metros da subida para a meta um grupo de cinco ciclistas tentou posicionar-se o melhor possível para o sprint final. Mark Kryuchkov foi o mais rápido, cortou a meta em primeiro e assegurou o terceiro lugar da Taça de Esperanças.

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) foi segundo classificado e garantiu a vitória na Taça de Portugal, enquanto Diogo Gonçalves (Santa Maria da Feira/Sgemento D’Época/Reol) fez terceiro lugar e subiu ao segundo lugar da Taça de Portugal.

Daniel Moreira, júnior de primeiro ano da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinha Ativa, chegou à meta na quinta posição da geral e foi o primeiro júnior, o que lhe garantiu a vitória na categoria.

Por equipas, o Fonte Nova-Felgueiras venceu o Prémio HM Motor e a Taça de Portugal de Esperanças. A JV Perfis Windmob foi segunda e o ABTF – Bairrada foi terceiro na prova de Barcelos( a primeira equipa do escalão junior).

 

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) vencedor da Taça de Portugal de Estrada de Esperanças

 

Jonatan Montoya (JV Perfis Windmob) terminou o 5º Prémio HM Motor na segunda posição, resultado que lhe permitiu conquistar a Taça de Portugal de Esperanças. No final, o ciclista colombiano referiu que “estou muito satisfeito por ter conquistado a Taça e muito contente com o trabalho realizado por mim e pela minha equipa”.

Sobre a prova de Barcelos afirmou que “claro que queria ganhar, é muito bonito subir ao primeiro lugar do pódio, mas fiz segundo e estou muito contente”.

Foi uma prova difícil? “Sim, sobretudo porque estava muito calor. A temperatura esteve muito alta e isso afeta-me um pouco” disse Jonatan Montoya, que salientou que “a paragem da corrida serviu para respirar um pouco e deu para recuperar para esta ponta final difícil”.

 

Daniel Moreira (Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinhas Ativa), melhor júnior

 

Daniel Moreira, da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Fontinhas Ativa, mostrou-se muito satisfeito com a vitória na categoria de juniores. O ciclista vianense referiu que “entrei na corrida com a disposição de discutir a etapa. Não estava com medo dos sub-23, além de eles terem mais andamento porque têm feito corridas com os elites. Encarei bem a corrida, andei sempre na frente e no final acabei em primeiro em juniores e em quinto na geral. Foi muito bom”.

Garantindo que sai de Barcelos “muito satisfeito”, Daniel Moreira considerou que a prova “foi um bocado difícil, principalmente, porque tive algumas câimbras durante a prova. A neutralização da corrida foi prejudicial para mim porque arrefeci e o arranque foi duro”.

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos

 

Francisco Cardoso, presidente do Centro de Ciclista de Barcelos, termina a quinta edição do Prémio HM Motor “muito satisfeito” e adiantou que “já estava a contar que este seria uma corrida de referência e foi mesmo uma prova de grande nível. Penso que esta corrida é um exemplo”.

Afirmando que “foi o maior evento organizado pelo Centro de Ciclismo de Barcelos”, Francisco Cardoso salientou que “queremos continuar a melhorar e saímos daqui com motivação e forças para fazermos para o ano ainda melhor. Contamos para isso com o apoio dos nossos patrocinadores e claro da Federação Portuguesa de Ciclismo, que nos permitiu receber esta Taça de Portugal de Esperanças”.

 

Hugo Ricardo - HM Motor

 

Hugo Ricardo, da HM Motor, faz um balanço positivo desta quinta edição do Prémio HM Motor.

“O balanço é muito positivo. Estas provas são bem organizadas pelo Centro de Ciclismo de Barcelos. Terminar este prémio na Franqueira, um local bonito, foi uma boa escolha e deu outro interesse à corrida”.

Hugo Ricardo salientou ainda o facto de “termos aqui um número bastante interessante de participantes, o que acabou por trazer mais adeptos às estradas e mesmo aqui à meta para apoiar os atletas e assistir a toda a caravana. Isso para nós, como patrocinadores, acaba por ser muito bom. Claro que gostamos de receber o retorno do nosso investimento”. 

O 5º Prémio H.M. Motor organizado pelo Centro Ciclista de Barcelos e pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio da H.M. Motor, Câmara Municipal de BarcelosAFF Electrodomésticos, Flynx, LB Seguros, Martins Seguros, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Agency, Ciclismo a Fundo e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Actualizado em 7 Maio 2023