Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Pedro Martins e Inês Fonseca vencem Campeonato Nacional da Juventude de XCO
Classificações e fotos: aqui

Pedro Martins (Escola Ciclismo BilaBiker´s) e Inês Fonseca (Águias de Alpiarça/ Triumtermica) foram os vencedores do Campeonato Nacional de Juventude de XCO, que se realizou na tarde deste sábado na Pista de XCO do Centro Cyclin´ Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões.

Pedro Martins (Escola de Ciclismo BilaBiker´s) assumiu a liderança da corrida logo na volta inicial tendo a companhia de Afonso Silva (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e de Tomás Cardoso (Strix Bike Team) que se mantiveram na disputa até à última volta, onde Pedro Martins se impôs já na parte final da reta da meta batendo Afonso Silva por um escasso segundo. A terceira posição pertenceu a Tomás Cardoso.

Inês Fonseca (Águias de Alpiarça/ Triumtermica) foi a mais rápida na corrida feminina e cortou a meta ao fim de 27:57m, após liderar durante a totalidade das voltas, não permitindo a aproximação da sua colega de equipa Beatriz Rodrigues, segunda classificada, ou de Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) que fez terceiro lugar e subiu ao pódio.

 

Pedro Martins - Escola de Ciclismo BilaBiker´s

 

Pedro Martins, da Escola de Ciclismo BilaBiker´s, saiu bastante satisfeito do Campeonato Nacional da Juventude e “por ter conquistado esta camisola”.

O ciclista do clube de Vila Real considerou que “foi uma corrida muito puxada. Acho que esta não era uma pista ideal para um Campeonato Nacional de XCO, mas foi igual para todos”.

Foi uma vitória fácil? “Sim, acabou por ser uma vitória fácil, controlei a corrida e os adversários. Saio orgulhoso de mim, por ter ganho e conquistado a camisola de Campeão Nacional da Juventude e a medalha dourada”.

 

Inês Fonseca - Águias de Alpiarça/ Triumtermica

 

Inês Fonseca (Águias de Alpiarça/ Triumtermica) mostrou-se bastante feliz com a vitória e confessa que “já esperava ganhar aqui” e adiantou “trabalhei muito para poder estar na disputa desta camisola. Na prova foi dar o melhor e divertir-me”.

Foi uma vitória fácil? “Não foi nada fácil. No final as pernas já doíam, mas quando se quer muito cumprir os objetivos tem de se dar tudo”.

Afirmando que “estou muito orgulhosa do que consegui fazer”, Inês Fonseca confessa que “não tenho palavras para descrever como é vestir esta camisola… mas deve ser incrível”.

 

José Marques, coordenador da Formação e Escolas na Federação Portuguesa de Ciclismo

 

José Marques, coordenador da Formação e Escolas na Federação Portuguesa de Ciclismo, faz um balanço muito positivo do Campeonato Nacional da Juventude.

“Foi uma prova excelente. O percurso em si era excelente, foi pena não podermos fazer um percurso um bocadinho mais longo para não se dobrarem tanto” disse José Marques, que adiantou: “tenho de dar os parabéns â organização, a todos os atletas que estiveram aqui”.

Afirmando que “este é o futuro do ciclismo”, José Marques adiantou que “além de olharmos para eles como atletas, temos de falar como seres humanos pois estamos a formar crianças”.

Gostou na forma como encararam a corrida? “Para mim esta é uma forma normal, porque eles são sempre assim. São muito aguerridos, ambiciosos e todos querem vencer. Por isso assistimos a uma prova bem disputada”, disse José Marques, que garante que “saio daqui de peito cheio”.

 

Os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO organizados pela Associação de Ciclismo do MinhoMunicípio de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, tiveram o apoio de Banco CredibomIPDJCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTTGuimarpeixe e Jogos Santa Casa.

Actualizado em 15 Julho 2023