Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
34.º Grande Prémio do Minho arranca em Paredes de Coura
A edição 34 do Grande Prémio do Minho arranca a 19, sexta-feira, em Paredes de Coura, coração do Alto Minho, área que irá permitir observar o serpentear de um pelotão de centena e meia de ciclistas. A partida simbólica às 13:50 na Rua Conselheiro Miguel Dantas levará os jovens atletas pelas estradas dos concelhos de Paredes de Coura e Valença. Classificações e fotos: aqui



Paredes de Coura, Azurém/Guimarães e Vila Nova de Famalicão/Oliveira Santa Maria são os palcos principais do 34.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, prova que arranca já esta sexta-feira e que durante três dias e mais de 270 quilómetros leva a magia do ciclismo júnior às mais variadas estradas e localidades da região do Minho.

A festa do ciclismo júnior volta a contar com um pelotão internacional e de grande nível. Em prova vão estar as 14 melhores formações nacionais da categoria e 11 espanholas, que prometem levar a emoção das duas rodas a Paredes de Coura, concelho que se estreia nestas andanças do ciclismo de estrada, Azurém/ Guimarães e Vila Nova de Famalicão/Oliveira Santa Maria, localidades que, apesar de apresentarem muitas novidades este ano, têm sido parceiras do GP Minho nos últimos anos.

A festa do ciclismo júnior arranca esta sexta-feira com uma etapa ‘novidade’, que se desenrola em Paredes de Coura, concelho que se estreia no ciclismo de estrada.

A etapa, a mais longa da edição 2024 do GP Minho, tem uma extensão de 98,4 quilómetros e conta duas contagens de Montanha – Junta de Freguesia de Cossourados (3.ª categoria) ao Km85,0 e Junta de Freguesia de Infesta (3.ª categoria) ao km 93,1km – e duas Metas Volantes (Reboreda ao km31 e Casa Grande de Romarigães ao km 74,7 km).

A etapa arranca às 14 horas da Ruca Conselheiro Miguel Dantas e termina no mesmo local por volta das 16h39.

 

TIAGO CUNHA (VICE-PRESIDENTE DA CM PAREDES DE COURA)

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, mostra-se muito feliz e satisfeito por receber uma etapa do GP Minho e espera que o concelho se torne num ‘amuleto’ para o ciclismo…

“Nós desde há alguns anos que temos prestado atenção à bicicleta e ao Ciclismo de uma forma geral. Por isso, receber uma etapa do GP Minho deixa-nos muito felizes”, disse Tiago Cunha, que salientou: “o ciclismo de estrada é uma estreia para nós e não podíamos começar da melhor forma, com a partida de uma das provas de referência do calendário Nacional de Juniores”.

O que podem esperar os ciclistas desta primeira etapa? “Vai ser uma etapa dura, confesso. Paredes de Coura tem uma particularidade: ou sobe ou desce, portanto, quando se faz um percurso grande sobe e desce naturalmente. Vai ser uma etapa dura, mas que compensa pela frescura porque grande parte das nossas estradas são sombreadas. Compensa também pelo apoio e carinho das pessoas”.

Sendo o GP Minho conhecido como um dos troféus que revela talentos – quem ganha o GP Minho por norma singra no ciclismo profissional internacional (António Morgado é o último exemplo), o autarca de Paredes de Coura refere que “espero que quem ganhar cá possa sair vencedor deste GP Minho e noutras provas. Tem-se dito que o GP Minho tem lançado grandes ciclistas e também tenho a expetativa e gostaria muito que um dia mais tarde quem vencesse agora se tornasse numa lenda do Ciclismo…” e adiantou que “gostava que, de certa forma, Paredes de Coura se tornasse num amuleto ou numa boa imagem para o Ciclismo… e num sitio onde as pessoas que gostam da bicicleta se sentissem bem, se sentissem seguras e estimuladas a correr”.

 

AZURÉM RECEBE SEGUNDA ETAPA

 

Azurém é o palco da segunda etapa do GP Minho. A freguesia “amiga do ciclismo” voltou a dizer sim àquela que é uma das maiores provas nacionais de ciclismo juniores e que de ano para ano tem chamado, cada vez mais, a atenção das equipas espanholas.

A etapa de Azurém, Guimarães, arranca às 13h00 para a mais curta, mas nem por isso a mais fácil, uma viagem deste ano do GP Minho. Pela frente o pelotão de juniores, constituído por mais de 150 ciclistas, tem uma viagem de 84,7km com três contagens de Montanha – Balazar (3.ª categoria, km24,8), Junta de Freguesia de Gonça (3.ª categoria, km50,1) e Estância Turística da Penha (2.ª categoria, km69,1) – e três Metas Volantes – Junta de Freguesia de Longos, Herdmar e Junta de Freguesia da Costa.

 

JOSÉ CASTRO ANTUNES (JUNTA DE FREGUESIA DE AZURÉM)

 

José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, diz-se feliz por receber, pelo terceiro ano consecutivo, uma etapa do GP Minho.

“Para nós, é uma honra recebermos, pelo terceiro ano consecutivo, uma das mais prestigiadas provas do calendário velocipédico nacional. O ciclismo é uma modalidade que as pessoas gostam, sentem um carinho especial e Azurém só podia responder afirmativamente ao desafio proposto pela Associação de Ciclismo do Minho”, disse o autarca de Azurém, que salientou que “espero e acredito que a edição deste ano possa constituir um novo marco na história do desporto da região, na história da Associação de Ciclismo do Minho, mas também na história e na memória da freguesia de Azurém!”.

O que apresenta de novo a etapa deste ano? “Os intervenientes são novos, bem como o percurso! Uma passagem pela linha de meta na parte final da etapa antes de subirmos a Montanha da Penha pela Costa, bem como as dificuldades colocadas ao longo do percurso com três Metas de Montanha, são ingredientes mais que suficientes para que a etapa deste ano aporte todo um conjunto de novidades e disputas para Azurém. Quiçá, tenhamos no final de toda a etapa uma disputa ao sprint na Rua 24 de junho para brindar todos os fregueses de Azurém com a espetacularidade do ciclismo de formação”.

 

OLIVEIRA SANTA MARIA É O PALCO DE TODAS AS DECISÕES

 

Oliveira Santa Maria é o epicentro de terceira etapa que se vai desenrolar em Vila Nova de Famalicão, visitando ao todo 19 freguesias com partida do Parque da Devesa, no centro da cidade.

Depois de receber a primeira e a segunda etapa, Oliveira Santa Maria engalanou-se para receber a coroação do vencedor da edição de 2024 do Grande Prémio do Minho.

Antes de chegar a Oliveira Santa Maria os ciclistas têm uma viagem de 96 quilómetros com dois Prémios de Montanha em Pedome (2.ª categoria, km 47,0 e 93,6) e duas Metas Volantes, que consagram dois grandes ciclistas nacionais naturais de Famalicão: Carlos Carvalho (em Pousada de Saramagos) e José Azevedo (Ruivães).

 

ANTÓNIO PEREIRA (JUNTA DE FREGUESIA OLIVEIRA SANTA MARIA)

 

António Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, diz-se “entusiasmado” por receber “mais uma vez uma etapa do GP Minho. Acreditamos que vai ser um grande dia, uma autêntica festa do Ciclismo”.

O autarca de Oliveira Santa Maria considera que “estão reunidas as condições para termos um grande dia, um dia de consagração para os atletas que vencerem, mas também para aqueles que têm a oportunidade de participar numa prova deste calibre; e um dia de festa para os famalicenses que já recebem esta prova com entusiasmo”.

 

DANIEL MOREIRA: “FOI A MINHA MELHOR VITÓRIA O ANO PASSADO”

 

A edição de 2023 consagrou Daniel Moreira, então com as cores da Tensai/Sambiental/Santa Marta/Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel, como o grande vencedor da prova.

O jovem júnior de primeiro ano não só conquistou a camisola amarela, de líder da geral, mas também a laranja (da juventude) e a branca (melhor ciclista da ACM).

Um ano volvido, Daniel Moreira, que hoje alinha na equipa belga da Willebrord Wil Vooruit, lembra que “o GP Minho foi a minha melhor vitória no ano passado. Foi, sem dúvida, uma corrida especial com grande concorrência e ao lado de casa que dá sempre uma maior importância”.

Daniel Moreira confessa que “era uma prova que eu gostava de fazer para poder estar na luta pela revalidação do título”.

O 34º Grande Prémio do Minho é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do  Município de Paredes de Coura, Município de Guimarães, Município de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Azurém, Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, Arrecadações da Quintã, Crispim Abreu Lda., Pavimogege, i9Tex Lda. Texteis Técnicos, AutoTerror Premium Automotive, ULevel, POPP AgencyCision, , Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Vertente Magenta, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Actualizado em 15 Julho 2024