A Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a protagonista da 21ª edição do Prémio de Ciclismo de Rendufe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã que preencheu a tarde de sábado em Rendufe.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Secção de Ciclismo do Rendufe Futebol Clube, o 21º Prémio de Ciclismo de Rendufe contou com a presença de cerca de centena e meia de jovens ciclistas que, apesar do calor que se fez sentir, protagonizarem corridas interessantes e disputas intensas pelos melhores resultados, levando ao rubro o muito público que fez questão de acompanhar as várias corridas.
A Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a formação dominadora do dia, garantindo o primeiro lugar do pódio nas três provas realizadas: escolas, cadetes e juniores. A formação de Roriz conseguiu ainda subir ao pódio em quase todas as categorias e fazendo o pleno em sub-11 masculinos, sub-13 masculinos e femininos e ainda sub-15 masculinos.
Individualmente, Rafael Durães (Paredes-Fortunna) foi o vencedor em sub-19, batendo por milímetros Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias & Araújo).
Numa corrida feita, quase toda ela a três – André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves) foi terceiro a cinco segundos -, a vitória foi discutida entre Rafael Durães e Paulo Fernandes. O ciclista do Paredes-Fortunna foi mais esclarecido nos metros finais e acabou por vencer uma corrida endurecida pelo calor.
Paulo Fernandes foi segundo, com o mesmo tempo de Rafael Durães, e André Dutra (EC Bruno Neves) terceiro.
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi então a vencedora. O Paredes-Fortunna foi seguindo e o Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Reol/Bolf, terceiro.
Em sub-17, Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Marta Esteves (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foram os vencedores.
A ciclista da equipa de Viana do Castelo completou a prova em 36:11 minutos. A seis segundos ficou Juliana Teixeira (Cantanhede Cycling /VESAM), enquanto a sua colega de equipa Diana Silva foi terceira.
Afonso Silva foi o vencedor na prova masculina. O ciclista de Braga cortou a meta ao fim de 42:07 minutos, deixando a 15 segundos Guilherme Ribeiro (Paredes-Fortunna) e Rodrigo Jesus (Cantanhade Cycling/VESAM/RRMP).
Por equipas a Landeiro/KTM/Matias & Araújo foi a vencedora, deixando nos restantes lugares do pódio o Paredes-Fortunna e o Cantanhade Cycling/VESAM/RRMP.
A Landeiro/KTM/Matias & Araújo continuou a saga e foi a vencedora em escolas. A formação de Roriz, Barcelos, dominou as corridas que abriram o Prémio de Ciclismo de Rendufe, terminando a competição com quatro pontos.
A Tensai/Sambiental/Santa Marta foi segunda e o Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel terceiro.
Individualmente, destaque para a vitória de Miguel Correia (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) na categoria de sub-15. Nos lugares imediatos ficaram os seus colegas de equipa Gonçalo Correia e José Gomes.
Em femininos, Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi a mais rápida, terminado a prova em 39:19 minutos. Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foi segunda.
Em sub-13 a disputa pelos melhores lugares do pódio foi entre ciclistas da Landeiro/KTM/Matias & Araújo. Tiago Carvalho foi o mais rápido, Samuel Gomes foi segundo e Gustavo Saleiro terceiro.
Em femininos a história repetiu-se, com Matilde Vale (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) a vencer e a deixar nos lugares imediatos as suas colegas de equipa Matilde Fernandes e Daniela Fernandes.
Em sub-11, Afonso Correia (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) foi o mais rápido do cômputo das duas provas (destreza e linha). Nas posições imediatas ficaram os seus colegas de equipa Rodrigo Macedo e Francisco Saleiro.
Em femininos Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) venceu. Leonor Faria (Grupo ccr Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi segunda.
Afonso Figueiredo (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) foi o vencedor em sub-7/sub-9. O seu colega de equipa Guilherme Oliveira foi segundo e Mateus Peixoto (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) terceiro.
Em femininos Joana Lopes (Rendufe FC/Intermarché de Amares) foi a mais rápida no cômputo das duas provas (destreza e sprint). Catarina Fernandes e Beatriz Santos, ambas do Nonstop Cycling Team, completaram o pódio.
Rafael Durães (vencedor de juniores)
Rafael Durães (Paredes-Fortunna) conseguiu em Rendufe a sua segunda vitória em duas semanas (em julho venceu a segunda etapa do GP Minho disputada em Azurém).
O ciclista de Paredes sai de Rendufe satisfeito “sabe sempre bem ganhar, ainda mais quando é em cima do risco” e adiantou que “durante a corrida não me vinha a sentir muito bem e sabia que ia ser uma chegada difícil tendo em atenção as minhas características e porque vinha com um adversário que é mais forte do que eu a sprintar, mas foi possível chegar à vitória e vou embora contente com isso”.
António Pereira (Rendufe FC)
António Pereira, do Rendufe FC/Intermarché de Amares, estava bastante satisfeito com a realização de mais uma edição do Prémio de Ciclismo do Rendufe.
“Estou muito satisfeito. Correu tudo muito bem, felizmente sem acidentes e isso é que é importante”, disse António Pereira, que considera que “tivemos aqui a festa do ciclismo, com provas muito interessantes desde as corridas de escolas até aos juniores”.
Vítor Patrício (vereador da Câmara Municipal de Amares)
Vítor Patrício, Vereador da Câmara Municipal de Amares, marcou presença no Prémio de Ciclismo de Rendufe e mostrou-se satisfeito com a forma como decorreu a prova.
“A prova correu muito bem, sem incidentes, o que é importante. Este Prémio de Ciclismo de Rendufe já se realiza há muitos anos e é uma marca”, disse Vítor Patrício, que considera que “esta prova tem ganho cada vez mais o seu lugar no calendário da Associação de Ciclismo do Minho. De resto Rendufe e Amares tem já duas equipas de ciclismo, o que é uma bandeira para o concelho de Amares”.
Vítor Patrício salientou ainda o facto de o “ciclismo ser cada vez mais uma modalidade praticada em Amares, seja ela em lazer, seja em competição, mas o importante é que se perceba a importância que tem a bicicleta. O certo é que o ciclismo começa a ganhar uma grande dimensão em Amares e nós vamos continuar a apoiar como o fizemos até hoje”.
O 21º Prémio de Ciclismo de Rendufe organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Secção de Ciclismo do Rendufe Futebol Clube, contou com o apoio do Município de Amares, Junta de Freguesia de Rendufe, Federação Portuguesa de Ciclismo, ,IPDJ, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror Premium Automotive, SEG 3 - Mediação de Seguros, Infraestruturas de Portugal, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.