Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Roberto Ferreira e Raquel Queirós sagraram-se Campeões Nacionais de BTT XCO em Vascões (Paredes de Coura)
Classificações e fotos: aqui

O segundo dia de competição dos Campeonatos Nacionais de BTT XCO na pista permanente do Centro Cyclin´ de Vascões (Paredes de Coura) consagraram 15 títulos de Campeão Nacional a ambos os géneros, a que acresceu o título de Paraciclismo. A grande moldura humana que se deslocou até ao concelho de Paredes de Coura ficou notavelmente agradada com a competitividade, a emoção e a disputa que os melhores ciclistas nacionais de BTT colocaram em pista para alcançarem tão desejado objetivo.

Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sagraram-se Campeões Nacionais de BTT XCO em elites no Campeonato Nacional de BTT XCO Credibom, que se realizou este fim de semana na Pista de XCO do Centro Cyclin´Paredes de Coura, localizada na freguesia de Vascões.

Numa prova organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e UVP - Federação Portuguesa de Ciclismo, o Campeonato Nacional de XCO recebeu em dois dias os melhores atletas da vertente, que lutaram entre si pelos títulos nacionais de XCC e XCO.

Roberto Ferreira dominou a corrida de elites de XCO, liderando de princípio a fim. O ciclista de Valongo terminou a corrida ao fim de 1:25:32 horas.

Na segunda posição ficou Mário Costa, que corre como individual, e gastou mais quatro minutos para fazer o percurso. Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Raquel Queirós, que já no sábado tinha conquistado o título de campeã Nacional de XCC, voltou a ser a mais forte. A atleta de Vila do Conde assumiu a frente da corrida desde o início e foi controlando as investidas de Ana Santos (X-Sauce Factory Team).

Raquel Queirós venceu a prova com o tempo de 1:30:08h, deixando Ana Santos a cerca de 40s.

Joana Monteiro, famalicense que alinha como individual, fez terceiro lugar.

Diogo Neves (Guilhabreu BTT) e Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) são os Campeões Nacionais em sub-23.

Diogo Neves assumiu a liderança, praticamente, na primeira volta e cortou a meta ao fim de 1:14:49h. João Cruz (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Tomás Frazão (Guilhabreu BTT) terceiro.

Em femininos Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) foi a mais rápida e percorreu as cinco voltas do percurso em 1:21:44h. Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) foi segunda e a sua colega de equipa, Íris Chagas foi terceira.

Beatriz Guerra e Guilherme Barros, ambos do Guilhabreu MTB, foram os Campeões Nacionais na categoria de juniores.

Beatriz Guerra foi a mais rápida na prova feminina, terminando a corrida com uma vantagem de 10 minutos sobre a segunda classificada, Lara Fernandes (AEBTT Rio/Mr.Print). Catarina Espada (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) subiu ao terceiro lugar do pódio.

No género masculino Guilherme Barros fez uma prova segura e cortou a meta ao fim de 1:03:53 hora, deixando o seu colega de equipa, Rafael Sousa, na segunda posição enquanto Rodrigo Araújo (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) sagraram-se Campeões Nacionais de cadetes nas duas primeiras corridas do segundo dia de Campeonatos Nacionais.

Margarida Vasconcelos percorreu as três voltas ao percurso em 49:13.115 e garantiu o título de Campeã Nacional, deixando Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho), que ontem se sagrou Campeã Nacional de XCC, na segunda posição a mais de dois minutos.

Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo Tondela – ADRT) foi a terceira classificada.

Gonçalo Costa foi o mais forte na corrida masculina, percorrendo as quatro voltas ao percurso em 54:17.969m. Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foi segundo e Ricardo Piedade (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho) terceiro.

Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo Castelo Branco) sagraram-se Campeões Nacionais em master 30.

Filipe Ramos assumiu a liderança da corrida logo na primeira volta e foi controlando a prova a seu gosto. O ciclista do Guilhabreu MTB cortou a meta ao fim de 1:04:53h, deixando o segundo classificado, Diogo Afonso (Rodactiva/Golden Clube Cabanas) a mais de um minuto. Ismael Graça (Korpo Activo/Penacova) foi terceiro.

Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo Castelo Branco) venceu a prova feminina. Andreia Lopes (AEBTT Rio/Mr. Print) foi segunda e Ana Barata (individual) foi terceira.

Em master 40 ganharam Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova).

Rogério Matos impôs-se a Manuel Lopes (Guilhabreu MTB), que fez segundo, e Carlos Ramos (Trepanelas/Prifer), terceiro.

Lurdes Gonçalves gastou 1:09:25h para cumprir as quatro voltas ao percurso, deixando Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) na segunda posição e Hanna Hayse (BTT Loulé/Elevis) na terceira posição.

António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Natália Mendes (Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) sagraram-se Campeões Nacionais em master 50.

António Passos deixou nos lugares imediatos António Sousa (Individual) e António Viana (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike).

António Cruz (BTT Loulé/Elevis) sagrou-se Campeão Nacional em master 60.

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Monçãobike) é o Campeão Nacional de Paraciclismo. O ciclista de Monção fez a prova em 52:08m, deixando o segundo classificado, José Miranda (Individual) a mais de quatro minutos. Nuno Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro e Otávio Sousa (AEBTT Rio/ Mr. Print) foi o quarto classificado fechando a classificação do Paraciclismo.

Por equipas o Guilhabreu MTB foi o protagonista destes Campeonatos Nacionais e venceu a classificação coletiva, relegando para os restantes lugares do pódio a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde e Clube BTT Matosinhos, respetivamente segundo e terceiro classificados.

 

 

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB)

 

Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) repetiu este domingo a vitória conquistada há quatro semanas no Campeonato do Minho. Tal como em junho, o ciclista de Valongo dominou a corrida de princípio a fim, mas nega que tenha sido uma prova fácil…

“Parece fácil, mas o fácil dá muito trabalho. Eu cheguei cá numa excelente forma, foi fácil por causa disso, pelo trabalho que tive até ao momento. Foram muitos treinos duros e intensos, sempre a trabalhar ao máximo para estar nesta fase da época em boa forma”.

O facto de teres participado no Campeonato do Minho, há cerca de um mês, deu-te alguma vantagem para a prova de hoje? “Serviu para ter uma noção da corrida. Basicamente estava mais habituado, sabia quais eram os pontos essenciais da pista, mas hoje foi uma corrida diferente, estavam cá outros adversários e isso faz toda a diferença”

 

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team)

 

Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sai de Paredes de Coura com o pleno: sagrou-se Campeã Nacional de XCC e XCO e, por isso, mesmo faz um balanço positivo.

“O balanço é muito positivo. Este era o meu grande objetivo da época, revalidar os dois títulos. Consegui fazê-lo e estou muito feliz”.

Sobre a prova de hoje, Raquel Queirós referiu que “foi bastante dura. Já tinha o desgaste da corrida de ontem, que também foi dura. Ainda mais foi uma prova longa, mas senti-me bem e consegui ganhar”.

 

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçaoBike)

 

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçaoBike) revalidou em Paredes de Coura o título de Campeão Nacional de BTT XCO em Paraciclismo.

“Esta é a segunda camisola e estou muito feliz. Foi uma prova que correu bem, num percurso que gostei bastante. É uma pista desafiante, muito física e é preciso encará-la com muita vontade”, disse Roberto Soares, que garantiu que “saio daqui muito satisfeito. Este era o grande objetivo da época e está alcançado”.

 

Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

 

“Foram uns Campeonatos Nacionais excecionais” disse Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, no final de dois dias intensos, que levaram a Vascões a ‘fina flor’ do BTT XCO nacional e elegeu os novos Campeões Nacionais.

Tiago Cunha referiu que “pelo feedback que temos recebido dos atletas, clubes, da própria Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Minho, dos voluntários que trabalharam, das pessoas da freguesia que se envolveram, do concelho, acho que o resultado é verdadeiramente excecional, o que nos deixa muito orgulhosos”.

“Tudo isto também nos transporta para um novo nível, para um patamar de responsabilidade que é mais elevado. O sucesso só nos carrega com mais sucesso. Não há hipótese de voltar para trás e é isso que sentimos, essa excecionalidade faz com que tenhamos a necessidade de subir o nível. Por agora é só fazer a festa, permitir que as equipas façam a festa. A partir de amanhã partir para novos desafios“. 

 

Os Campeonatos Nacionais de BTT XCC e XCO organizados pela Associação de Ciclismo do MinhoMunicípio de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, tiveram o apoio de Banco CredibomIPDJCisionPOPP AgencyArrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeBike - Tudo sobre o mundo do BTTGuimarpeixe e Jogos Santa Casa.

Actualizado em 16 Julho 2023