Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
José Simões e Catarina Lopes sagram-se vencedores do 11ª BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho
O dia competitivo arrancou da melhor forma com o protagonismo a ser entregue por completo às escolas de BTT XCO que ao longo da manhã evoluíram quer nas tradicionais gincanas quer nas provas em linha do circuito permanente. O início da tarde reservou o espaço para a competição onde brilharam José Simões (Grupo ccr- ap motors – Lobos Averomar Cycling) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) ao vencerem em elites. Classificações e fotos: aqui



José Simões (Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling) e Catarina Lopes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foram os protagonistas em elites do 11.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, que decorreu este domingo na Pista Permanente do Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria, Guimarães.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e do Município de Guimarães, o 11.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho foi, mais uma vez, uma autêntica festa do BTT: disputas intensas e bastante interessantes, com vitórias, algumas algo surpreendentes, e muito fair play em todas as corridas.

Em elites, se Catarina Lopes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) teve uma corrida mais tranquila, percorrendo o traçado em 1:03:53 horas; José Simões, famalicense do Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling protagonizou uma tremenda disputa, principalmente, com Rui Ferreira (Campeão do Minho em título) e Tiago Alves, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde.

As primeiras voltas foram feitas em grupo, mas nas últimas duas voltas José Simões conseguiu distanciar-se dos seus adversários e cortou a meta isolado ao fim de 1:37:30 horas.

Tiago Alves foi segundo e Rui Ferreira terminou na terceira posição, já a mais de um minuto do vencedor.

Em sub-23 Gonçalo Lopes e Rodrigo Araújo (Clube BTT Matosinhos) fizeram a corrida toda lado a lado e a decisão da vitória na corrida foi tomada já em cima da meta. Gonçalo Lopes subiu ao primeiro lugar do pódio e Rodrigo Araújo fez segundo. Pedro Carvalho (Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.

Gonçalo Silva (BikaBiker’s Cycling Team) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) venceram em sub-19 (juniores).

Gonçalo Silva impôs-se na última volta do percurso a Dinis Vieira (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde). O Campeão do Minho teve problemas mecânicos e o ciclista de Vila real aproveitou para cortar a meta isolado. Bruno Lopes (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.

Margarida Vasconcelos fez a prova em 47:46 minutos e garantiu a vitória na segunda prova do Campeonato do Minho,

João Vigário (Domarsa/Santa Maria/Bicicastro) dominou a corrida de Sub-17 (Cadetes). O Campeão do Minho em título fez a prova em 36:20, deixando a quase dois minutos de diferença o segundo classificado, Tomás Pereira (BikaBiker’s Cycling Team). Edgar Matos (Batotas/Ponte de Lima) foi terceira.

Em femininos, Leonor Lopes (Batotas/Ponte de Lima) garantiu a vitória ao fazer a prova em 57:27m.

César Matias (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) e Ana Machado (ACDL Team) venceram em master 30.

César Matias impôs-se a Pedro Barbosa (BTT Braguinhas/Padim da Graça) e Artur Amorim (Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling).

Manuel Pereira (Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling) venceu em master 40, deixando nos restantes lugares do pódio Cláudio Veloso e Roberto Lopes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde).

Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) foi a vencedora na prova feminina.

Em master 50 venceu Joaquim Ferreira (Associação Desportiva de Grijó/Auto-Marques). Mário Costa e Orlando Silva, ambos da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, preencheram os restantes lugares do pódio.

Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixas) foi o mais rápido em master 60. João Araújo (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech) terceiro.

Por equipas a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde foi a vencedora, terminando a prova com cinco pontos, menos um que o Clube BTT Matosinhos. O Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling terminou na terceira posição coletiva.

 

Escolas

 

A prova de escolas contou com a presença de 10 equipas e seis dezenas de atletas. A Landeiro/KTM/Matias&Araújo venceu coletivamente a competição com cinco pontos, depois de vencer em sub-15 (Juvenis), sub-13 (Infantis) e em sub-7/9.

Na segunda posição ficou o Fortunna/TOCAndar, enquanto a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde alcançou a terceira posição.

Individualmente José Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em sub-15 (juvenis), deixando na segunda posição o seu colega de equipa Gonçalo Correia. Afonso Correia (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) fechou o pódio na terceira posição.

Mariana Peixoto (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em femininos, deixando nos lugares imediatos Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker’s) e Rafaela Torrão (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais).

 

 

Samuel Gomes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em sub-13 (infantis), deixando a cerca de 10 segundos Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro). Tomás Morgado (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.

Em femininos, Matilde Vale (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu e deixou nos lugares imediatos Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker’s) e Daniela Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).

Em sub-11 (iniciados) Gonçalo Matias (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) e Leonor Faria (Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling) foram os vencedores após a realização das duas provas (destreza e linha).

Gonçalo Matias impôs-se a Afonso Correia e Rodrigo Macedo, ambos da (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).

Leonor Faria foi mais rápida que Maria Lisboa (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).

Gustavo Carvalho e Margarida Costa (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde) foram os mais rápidos em sub-7/sub9 (pupilos/benjamins)

Gustavo Carvalho venceu no cômputo das duas provas, gincana e sprint cronometrado, fazendo o tempo de 1:24.020 minutos, deixando nos lugares imediatos Dinis Silva (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Rafael Rodrigues (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde).

Margarida Costa, que fez o segundo melhor tempo à geral, deixou na segunda posição no género feminino Maria Saleiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo).

 

José Simões (Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomar Cycling)

 

José Simões, ciclista de Famalicão do Grupo ccr-Ap motors – Lobos Averomat Cycling, mostrou-se “muito satisfeito” com a vitória no 11º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho.

Uma vitória que “não foi fácil. Foi uma corrida muito disputada e a vitória foi muito esforçada”, disse o ciclista famalicense, que adiantou que “a duas voltas do fim consegui isolar-me e depois foi dar tudo até ao fim”.

José Simões referiu que “foi uma corrida dura. O calor não ajudou, a pista tem muita subida e foi uma prova muito longa, com oito voltas e tudo junto tornou a corrida mais dura”.

 

Catarina Lopes (AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde)

 

Catarina Lopes, da AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, fez uma corrida muito segura e nem mesmo o calor a fez desistir de fazer um bom tempo.

“As corridas nunca são fáceis. É preciso muito trabalho para se conseguir alcançar os objetivos. Esta corrida deu para ver que o trabalho está a ser bem feito e nem mesmo o calor que se fez sentir prejudicou o meu desempenho”.

O facto de teres optado, já o ano passado, por correres em elites em vez de sub-23, tem-te ajudado a evoluir? “Sem dúvida. O objetivo é fazer sempre o melhor possível e correndo um escalão acima ajuda-me a crescer mais na modalidade e a estar preparada para os grandes desafios”, referiu a ciclista famalicense.

Quanto a objetivos para a nova temporada… “Estar na luta pela Camisola de Campeã do Minho está sempre presente, mas o meu maior objetivo é a Taça Nacional”.

Afirmando-se “satisfeita com a corrida de hoje”, Catarina Lopes garante que “vou continuar a trabalhar para melhorar. Claro que a vida não é só ciclismo, mas felizmente tenho de conciliar o desporto com a universidade e o estágio”.

De referir que Catarina Lopes está a tirar o curso de Saúde e Exercício na CESPU, de Famalicão.

 

Nélson Felgueiras (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Felgueiras)

 

Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Felgueiras, marcou presença na prova de escolas do 11.º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho e mostrou-se “maravilhado” com a entrega dos jovens ciclistas à modalidade e a forte presença de adeptos para assistir às provas.

O autarca considera que “esta é uma prova que já começa a ganhar o seu espaço, a afirmar-se. É uma prova numa lógica de descentralizar as competições e que se realiza aqui no Parque de Lazer de Souto, que tem boas condições. É uma prova muito participada, com muitos atletas, equipas e as famílias a acompanhar”.

Nélson Felgueiras referiu que “este é um bom pontapé de partida, sendo a primeira prova a realizar-se esta época na nossa zona. A Associação de Ciclismo do Minho está de parabéns e Guimarães agradece também a atenção e o esforço que colocam na organização das suas provas no nosso concelho”.

 

 

O 11º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho organizado pela Associação de Ciclismo do Minho contou com o apoio do Câmara Municipal de Guimarães, União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, Federação Portuguesa de CiclismoIPDJ, POPP AgencyCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong SpeedBike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Actualizado em 24 Março 2024