Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Diego Valério vence em Paredes de Coura a primeira etapa do 34º Grande Prémio do Minho
O Alto Minho foi o palco do arranque da edição 34 do Grande Prémio do Minho em que Diego Valério se impôs a solo para vencer na estreia de Paredes de Coura no figurino da prova rainha de estrada. Movimentações diversas ao longo dos 85,3 quilómetros, a dureza do constante sobe e desce e a procura pelos símbolos de liderança, ofereceram, ao muito público espalhado ao longo das estradas minhotas, um espetáculo de intensidade desportiva culminado na vitória de Diego Valério bem no centro da Princesa do Coura. Classificações e fotos: aqui



Diego Valério (Academia Efapel de Ciclismo) foi o vencedor da primeira etapa do 34.º Grande Prémio do Minho, que se desenrolou em Paredes de Coura ao longo de 85,3 quilómetros e contou com a presença de 140 ciclistas em representação de 25 equipas.

Paredes de Coura recebeu, pela primeira vez, as emoções do ciclismo de estrada júnior e de uma das mais prestigiadas provas da categoria a nível nacional.

Numa corrida muito exigente e endurecida pelo calor, foram várias as tentativas de fuga desde o início da prova, mas prontamente anuladas pelo pelotão. Ainda antes da passagem pela primeira contagem de montanha, situada ao km41,2, Juan Sanchez (Team Grupo Serman) conseguiu fugir ao pelotão e liderou a corrida durante bastante tempo, vencendo os dois primeiros Prémios de Montanha de terceira categoria situada na JF de Infesta (km 41.2 e 61.3) e a meta volante situada ao km 45.9.

Já depois da segunda passagem por Infesta, o ciclista da equipa da Andaluzia foi cedendo tempo perante um primeiro grupo de perseguidores apostado em anular a fuga.

Foi então que Diego Valério (Academia Efapel de Ciclismo) atacou para chegar isolado à meta, depois de andar cerca de 20 quilómetros a solo.

Diego Valério vence a etapa e termina a corrida com a liderança na geral individual, e devida Camisola Amarela – Arrecadações da Quintã, bem como a liderança na geral das Metas Volante, Camisola Verde – Crispim Abreu Lda., e geral por pontos Camisola Vermelha – i9tex.

Na etapa de salientar o segundo lugar alcançado por Cal Tutty (DunasVale/Pereira&Gago) enquanto Diego Lopez (Picusa Academy) foi terceiro.

Juan Sanchez (Team Grupo Serman) lidera a geral da montanha Camisola às Bolinhas – Pavimogege.

Diego Lopes (Picusa Academy) é o líder da Juventude, Camisola Laranja – Auto Terror Premium Automotive e Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) é o melhor ciclista dos clubes da ACM ao terminar a etapa na quinta posição e enverga a Camisol Braca - Força Minho.

A formação galega da Picusa Academy, com dois ciclistas no top5, foi a melhor equipa na etapa e consequente liderança por equipas no final do primeiro dia.

 

Diego Valério (Academia Efapel de Ciclismo)

 

“Foi uma etapa muito dura. Tinha muita subida… a última subida para a pena era muito exigente, mas felizmente correu bem e conseguir ganhar”, disse Diégo Valério, ciclista da Academia Efapel de Ciclismo, depois de vencer isolado a primeira etapa.

Quanto percebeste que podias ganhar? “Na última subida! Cheguei aos últimos 10 quilómetros com um minuto de avanço e mentalizei-me que podia ganhar”, disse o ciclista da Academia Efapel de Ciclismo, que garante que “saio daqui muito satisfeito e muito motivado para a etapa de amanhã”.

 

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo)

 

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo), Campeão Pan-Americano e do Brasil júnior, esteve na disputa pelos primeiros lugares, terminando a primeira etapa na quinta posição.

O ciclista da ACR Roriz é o líder da Camisola Branca, Força Minho, de melhor ciclista da ACM.

No final da corrida de Paredes de Coura, Guilherme Lino mostrou-se agradecido “por ter a oportunidade de estar a envergar a Camisola de Melhor do Minho”, mas confessou que “queria mais, queria terminar a etapa com a Camisola Amarela ou que fosse para os meus colegas de equipa, mas tem muita corrida pela frente e amanhã voltamos à luta”.

Sobre a etapa referiu que “foi muito rápida e de grande nível. Estão aqui muitas equipas boas. Foi uma etapa dura, mas em que conseguimos mostrar o nosso valor”.

 

Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura,

 

Tiago Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, faz um balanço positivo da estreia do Município no ciclismo de estrada e no GP Minho.

“O balanço é muito positivo. Esperávamos muita gente, uma forte adesão de atletas e um colorido muito grande, mas superou as expetativas”, disse Tiago Cunha.

“Não obstante uns pequenos ajustamentos, normais porque esta foi a nossa primeira participação nesta que é uma prova de referência do ciclismo júnior nacional, o resultado final é francamente positivo para as pessoas de Paredes de Coura e para os atletas”.

Tiago Cunha considera que “da nossa parte, do Município, o balanço é extremamente positivo. Da parte mais competitiva creio que também correu tudo muito bem… Esperemos que daqui saia um grande vencedor de grandes voltas e que Paredes de Coura fique na história desses ciclistas e do ciclismo”.

 

 Azurém (Guimarães) recebe segunda etapa

 

Azurém é o palco da segunda etapa do GP Minho. A freguesia “amiga do ciclismo” voltou a dizer sim àquela que é uma das maiores provas nacionais de ciclismo juniores e que de ano para ano tem chamado, cada vez mais, a atenção das equipas espanholas.

A etapa de Azurém, Guimarães, arranca às 13h00 para a mais curta, mas nem por isso a mais fácil, uma viagem deste ano do GP Minho. Pela frente o pelotão de juniores, constituído por mais de 140 ciclistas, tem uma viagem de 84,7km com três contagens de Montanha – Balazar (3.ª categoria, km 24,8), Junta de Freguesia de Gonça (3.ª categoria, km 50,1) e Estância Turística da Penha (2.ª categoria, km 69,1) – e três Metas Volantes – Junta de Freguesia de Longos, Herdmar e Junta de Freguesia da Costa.

 

2.ª etapa

 

Partida simbólica: Rua 24 de Junho – Azurém; Rua dos Francos; Rua de Dona Teresa / Campo de São Mamede; Rua Conde Dom Henrique; Paço dos Duques de Bragança; Largo Martins Sarmento / Largo do Carmo; Rua Serpa Pinto; Largo Condessa de Mumadona; Muralha de Guimarães / Avenida Alberto Sampaio; Largo da República do Brasil; Avenida Dom João IV / EN 105; Rua Eduardo Manuel de Almeida; Viaduto para EN 105 / Rodovia de Covas; Nespereira; Conde; Gandarela; Serzedelo; Gondar; Selho São Jorge; Brito; Sande Vila Nova; Caldas das Taipas; Sande São Martinho; Balazar; Longos; Sande São Lourenço; Caldelas. Barco São Cláudio; Briteiros Santo Estevão; Souto São Salvador; Souto Santa Maria; Gondomar; Garfe; Gonça; São Torcato; Azurém; Mesão Frio; Costa; Arões São Romão; Arões; Aldão; São Lourenço de Selho; Azurém.

 

 

O 34º Grande Prémio do Minho é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do  Município de Paredes de Coura, Município de Guimarães, Município de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Azurém, Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, Arrecadações da Quintã, Crispim Abreu Lda., Pavimogege, i9Tex Lda. Texteis Técnicos, AutoTerror Premium Automotive, ULevel, POPP AgencyCision, , Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Vertente Magenta, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

 

Actualizado em 20 Julho 2024