Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Rafael Durães coroa-se conquistador em terras de Vimaranes ao vencer a segunda etapa do 34º Grande Prémio do Minho
Diego Valério manteve a camisola amarela Arrecadações da Quintã no final do segundo dia, assumindo Rafael Durães todas as despesas para se guindar à vitória em Azurém. Uma etapa muito disputada, diversas tentativas de fugas a não vingarem com exceção para o ataque do Rafael Durães, que o catapultou para a vitória na etapa. Classificações e fotos: aqui



Rafael Durães (Paredes-Fortunna) foi o protagonista da etapa rainha do 34.º Grande Prémio do Minho, que hoje percorreu 29 das 48 freguesias do concelho de Guimarães com partida e chegada a Azurém.

Aquela que é considerada a freguesia ‘amiga do ciclismo’ de Guimarães, Azurém, engalanou-se para receber em grande Rafael Durães, que fez os últimos quilómetros a solo e levou ao rubro os muitos apoiantes que se juntaram na reta da meta.

Rafael Durães assumiu a liderança da corrida já depois da passagem pela contagem de Montanha, situada na Montanha da Penha, ao km69,1, onde passou em segundo lugar.

A partir daí o jovem ciclista de Penafiel, que já na primeira etapa tinha andado no grupo da frente, cavalgou, primeiro na companhia de Cal Tutty, e depois sozinho rumo à meta situada no coração de Azurém.

Rafael Durães cortou a meta ao fim de 2:10:43 horas. Na segunda posição ficou Hector Dominguez, do Picusa Academy, que gastou mais 30s. Guilherme Lino, da Landeiro/KTM/Matias&Araújo, fez terceiro lugar.

Numa corrida muito movimentada, com várias fugas e fugitivos, de realçar ainda as vitórias de Juan Sanchez (Team Grupo Serman) do Prémio de Montanha Pavimogege situada em Balazar, enquanto Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em Gonça e Cal Tutty (DunasVale/Pereira&Gago-JDL/Terauto) na Montanha da Penha (2.ª categoria).

Nas metas volantes Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) venceu em Longos (JF Longos), Omer Ramon (Picusa Academy) em Barco (Herdmar) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) na Costa (JF Costa).

Termina a segunda etapa Diego Valério (Academia Efapel Ciclismo) manteve a liderança da Geral e a Camisola Amarela. Rafael Durães (Paredes-Fortunna) é segundo a 17s do líder e Cal Tutty (DunasVale/Pereira&Gago-JDL/Terauto), que hoje sofreu uma queda quando seguia com Rafael Durães na frente da corrida, é terceiro a 27s do camisola amarela.

Diego Valério lidera ainda a geral por pontos. Juan Sanchez (Team Grupo Serman) lidera a geral da montanha e Guilherme Lino a classificação das metas volantes e de melhor atleta da ACM. Diego Lopes é o melhor jovem da prova.

Por equipas a Picusa Academy lidera a geral, seguida pela Landeiro/KTM/Matias&Araújo e DunasVale/Pereira&Gago-JDL/Terauto é terceira.

 

Rafael Durães (vencedor da etapa)

 

“Nós partimos para a etapa com a ambição de a vencer. Sabíamos que ia ser difícil, que tínhamos de estar atentos a etapa toda. Correu tudo na perfeição e conseguimos sair daqui com a vitória”, disse Rafael Durães (Paredes-Fortunna) que chegou isolado à meta.

Quando sentiste que podias ganhar? “Quando entrei nos quilómetros finais e percebi que já estava a ganhar tempo ao pelotão. Aí percebi que a vitória, realmente, podia ser minha” disse Rafael Durães, que salientou que “depois foi gerir até à meta e tentar pensar também na camisola amarela”.

Qual a sensação de ganhar uma etapa do GP Minho? “É um sentimento de felicidade… mas com os pés bem assentes no chão porque amanhã há mais uma etapa e ainda há muita coisa em jogo”.

 

Diego Valério (camisola amarela)

 

Diego Valério (Academia Efapel Ciclismo) partiu para a segunda etapa com o grande objetivo de manter a camisola amarela Arrecadações da Quintã. No final da etapa de Azurém o ciclista da equipa de Pedro Teixeira mostrou-se satisfeito e deixou o mote para amanhã… “quero terminar o GP Minho e ficar com esta camisola”.

Sobre o dia de hoje referiu que “a etapa correu bem. A última subida, à Montanha da Penha, era muito difícil. Consegui ficar com o grupo dos favoritos… parece um bom dia, mas há um ciclista que escapou e está agora a 17s. Vamos ver amanhã como corre amanhã”.

Afirmando que “o nosso objetivo é manter a camisola”, Diego Valério referiu que “estou confiante para a etapa de amanhã. Vamos ver como vai correr tudo”.

 

 

Guilherme Lino (camisola branca e vermelha)

 

Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo) termina a segunda etapa com duas camisolas – melhor atleta ACM e das metas volantes – estando ainda na disputa da geral por pontos.

O ciclista da equipa de Roriz afirmou que “foi uma boa etapa, mas podia ter sido melhor se tivéssemos vencido a etapa. Estivemos na luta… amanhã é outro dia”.

Sobre a etapa afirmou que “foi uma etapa dura. A subida à Penha é sempre complicada. Depois a corrente da bicicleta saiu, ainda consegui passar o pelotão, mas não tive forças para passar direto para a frente”.

 

José Castro Antunes (Presidente da Junta de Freguesia de Azurém)

 

“Estou muito satisfeito” foi assim que José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, começou por comentar a segunda etapa do GP Minho, que partiu e chegou a Azurém.

José Castro Antunes salientou que “não houve acidentes, nem quedas graves. Foi uma etapa muito movimentada e estamos muito contentes por a prova terminar como terminou. Foi um final, como toda a prova, espetacular”.

“Este já é o terceiro ano consecutivo que recebemos uma etapa do GP Minho. As pessoas adoram isto, é espetacular e de uma adrenalina que não há igual. Por isso, Azurém esteve, está e continuará a estar a apoiar este desporto de formação”.

 

Nélson Felgueiras (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães)

 

Nélson Felgueiras, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, que integrou a caravana do GP Minho, ficou “encantado” com a forma como decorreu a etapa e faz um balanço positivo da prova.

“O balanço é muito positivo. Esta, de facto, foi uma prova que deu a oportunidade, a todos aqueles que não conhecem Guimarães, de conhecerem, pois passou por um sem número de freguesias do nosso concelho. E deu a oportunidade aos vimaranenses para acompanharem o ciclismo, que é um desporto com muita tradição e com muita história em Guimarães”, disse Nélson Felgueiras.

Afirmando que “o balanço só pode ser muito positivo”, Nélson Felgueiras referiu que “esta etapa do GP Minho teve uma organização muito capaz, muito bem preparada e que trouxe a festa do ciclismo ao nosso concelho”.

Nélson Felgueiras destacou que “este tipo de provas alia a componente desportiva - tivemos aqui muitas equipas, muitos atletas de enorme potencial - à parte de mostrar o nosso território. Nós passamos por cerca de 30 freguesias e Guimarães tem 48, significa que grande parte do nosso concelho foi coberto por esta prova. O ciclismo serviu de montra do nosso concelho, para que as pessoas possam usufruir e desfrutar”.

 

OLIVEIRA SANTA MARIA É O PALCO DE TODAS AS DECISÕES

 

Oliveira Santa Maria é o epicentro de terceira e última etapa que se realiza este domingo em Vila Nova de Famalicão e que vai coroar o novo vencedor do GP Minho.

A etapa arranca do Parque da Devesa, em pleno coração da cidade de Famalicão, e anetes de chegar a Oliveira Santa Maria (meta) os ciclistas têm uma viagem de 96 quilómetros com dois Prémios de Montanha em Pedome (2.ª categoria, km 47,0 e 93,6) e duas Metas Volantes, que consagram dois grandes ciclistas nacionais naturais de Famalicão: Carlos Carvalho (em Pousada de Saramagos) e José Azevedo (Ruivães).

 

PERCURSO DA ETAPA

 

Partida simbólica: Rua Fernando Mesquita - Antas / Vila Nova de Famalicão; Alameda Caminhos de Santiago; Avenida José Manuel Marques; Avenida de França; Rua Padre Benjamin Salgado; Rua Adolfo Casais Monteiro; Avenida 25 de Abril / N309; Avenida Narciso Ferreira; Avenida do Brasil; Requião; Vermoim; Pousada de Saramagos; Joane; Castelões; Bente; Landim; Avidos; Lagoa; Seide São Miguel; Ruivães; Novais; Carreira; Bairro; Delães; Oliveira São Mateus; Riba d’Ave; Pedome; Mogege; Pousada de Saramagos; Vermoim; Castelões; Ruivães; Seide São Miguel; Seide São Paio; Requião; Antas; Abade de Vermoim; Lagoa; Avidos; Landim; Bente; Ruivães; Novais; Carreira; Bairro; Delães; Oliveira São Mateus; Riba d’Ave; Pedome; Oliveira Santa Maria; Avenida do Mosteiro.

 

O 34º Grande Prémio do Minho foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do  Município de Paredes de Coura, Município de Guimarães, Município de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Azurém, Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, Arrecadações da Quintã, Crispim Abreu Lda., Pavimogege, i9Tex Lda. Texteis Técnicos, AutoTerror Premium Automotive, ULevel, POPP AgencyCision, , Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Vertente Magenta, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

 

 

Actualizado em 20 Julho 2024