Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Gala de Encerramento da Época Desportiva 2015

A Associação de Ciclismo do Minho (ACM) encerrou a época desportiva de 2015 com uma Gala realizada na tarde do dia 21 de novembro na Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão. Além da consagração dos Campeões do Minho e dos vencedores das diversas competições, a ACM homenageou os minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2015.
No espetáculo, que decorreu com grande entusiasmo e emoção, atuaram a Backstage - escola de dança e artes performativas, Margarida Pinto, Paulo Rodrigues / Ana Silva, Mafalda Cunha e a banda Control que protagonizou um dos vários momentos altos da Gala quando foi acompanhada por Tiago Machado, ciclista profissional famalicense da Katusha, que surpreendeu os presentes ao tocar viola baixo.
Apresentada por Susana Carvalho e Joaquim Mendes a Gala iniciou-se com uma performance da “Backstage” (companhia júnior com coreografia de Rosália Passinhas), seguindo-se a projeção de imagens da época desportiva de 2015 editadas por Tiago Baltarejo.
Na Casa das Artes, em tarde de casa cheia, estiveram representantes de várias entidades, como o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre outros autarcas dos vários concelhos da região minhota, o Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Manuel Barros, o presidente da Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, representantes da GNR e PSP, os ciclistas profissionais Tiago Machado e José Mendes, patrocinadores, atletas, familiares e amigos.
No discurso de abertura da iniciativa, o presidente da Direção da ACM, José Luís Ribeiro, começou por afirmar que “promover esta Gala em Famalicão é uma forma de reconhecer e de agradecer o contributo da autarquia no processo de desenvolvimento do ciclismo mas também é o reconhecimento do trabalho dedicado de clubes, dirigentes, atletas e demais agentes desportivos famalicenses”.
No balanço da época desportiva de 2015, o Presidente da ACM destacou “que a Associação de Ciclismo do Minho se consolidou como a maior associação regional de ciclismo do País, em número de atletas, de clubes e de atividades”. “Quando esta direção chegou à ACM tínhamos cerca de 40 clubes e o número de atletas teimava em não ultrapassar os mil. Em 2015, pelo segundo ano consecutivo, a ACM ultrapassou o número de cem clubes e a barreira dos 2500 atletas”, revelou José Luís Ribeiro fazendo notar que “fazer mais e melhor, acompanhar a evolução dos tempos e encarar os desafios do futuro são tarefas permanentes para os quais temos que estar preparados”.
Depois de citar Camilo Castelo Branco (“Os dias prósperos não vêm por acaso. Nascem de muita fadiga e muitos intervalos de desalento”), José Luís Ribeiro reclamou por mais apoios para o ciclismo regional e que conjeturou o “rápido declínio do desporto se não forem urgentemente acauteladas” matérias como “os apoios ao desenvolvimento da prática desportiva e ao alto rendimento, a revisão dos estímulos do Estatuto do Mecenato e o incentivo e valorização do trabalho dos dirigentes desportivos voluntários”.
 

Tolerância zero em relação ao doping

O presidente da Associação de Ciclismo do Minho, referindo-se a “ameaças” ao ciclismo como o doping, afirmou que “quem não estiver pelo jogo limpo e quem não estiver contra o doping não pode ter lugar na modalidade e não é garantidamente bem-vindo às atividades da Associação de Ciclismo do Minho”.
“Cada vez que surge um problema de doping - além de todas as questões éticas, desportivas e de saúde pública - é uma facada que é dada na modalidade”, afirmou o dirigente minhoto dizendo que “não podemos continuar a sofrer as consequências da ação de deploráveis personagens que mancham o bom nome do ciclismo (um património que é de todos !) e prejudicam o trabalho da Federação, das associações, dos clubes, dos treinadores e dos atletas; Não podemos continuar a sofrer as consequências da ação de malfeitores que matam a esperança de mais e melhor ciclismo e que destroem o trabalho de gente séria e honesta”.
Recordando a proposta apresentada pela à ACM à Federação Portuguesa de Ciclismo para que esta “processe judicialmente os prevaricadores em matéria de dopagem exigindo indemnizações pelos prejuízos causados à modalidade”, José Luís Ribeiro defendeu que “assumir uma conduta de "tolerância zero" e travar uma luta sem tréguas contra o doping é um dever de todos e um inegável ato de responsabilidade individual que em nenhum momento pode ser negado. Teremos que permanecer firmes e determinados na defesa do desporto e do ciclismo como uma escola de virtudes em que devem imperar princípios e valores como a ética, a honestidade, o espírito e a verdade desportiva”.
Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, referindo que o concelho está a crescer em número de praticantes, realçou valores como o esforço e a dedicação evidenciados pelos ciclistas, considerando-os “exemplo de vida”, apontando como referência o ciclista famalicense Tiago Machado.
Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou a “importância do trabalho no ciclismo regional” e salientou que “o ciclismo continua a ser uma modalidade em crescimento”. Quando o doping, o Presidente da FPC chamou a atenção para as dificuldades que as notícias sobre esta matéria suscitam quando se procuram captar patrocinadores para a modalidade (“As marcas não se associam a uma modalidade que não tenha transparência”) e lamentou a facilidade com que casos de doping no ciclismo fazem primeiras páginas, ao invés do sucedido quando Rui Costa se sagrou Campeão do Mundo e nenhum jornal português fez uma primeira página.
 

 

Na última intervenção da Gala, Manuel Barros, Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, referindo-se à “atividade, forte e intensa, da Associação de Ciclismo do Minho” agradeceu o trabalho realizado na atração das camadas jovens para a prática do ciclismo. “Presto uma homenagem a todos aqueles que se dedicam de forma amadora e voluntária ao desporto, assim como saúdo os atletas, desejando que continuem porque o desporto - para além de uma escola de educação cívica - é também um grande contributo para um País cada vez mais empreendedor”, afirmou Manuel Barros.
No decurso da Gala passaram pelo palco da Casa das Artes os 23 atletas minhotos que conquistaram 30 títulos de Campeões Nacionais em 2015, assim como os primeiros classificados do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma, Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada – Raiz Carisma, Troféu Revelações de BTT XCO - MAPFRE | Seguros e do Campeonato do Minho de Trial Bike - Herdmar.
Num momento carregado de emoção, aquando da entrega dos prémios do Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, os atletas e as equipas desta vertente do ciclismo concretizaram o sonho de um utente da Cercigui, Armando Silva, oferecendo-lhe uma bicicleta.
Do agrado de todos foram também os momentos de animação, nomeadamente, as atuações de Backstage - escola de dança e artes performativas, Margarida Pinto, Paulo Rodrigues / Ana Silva, Mafalda Cunha e a banda Control, com especial destaque quando esta última foi acompanhada na viola baixo pelo ciclista profissional da Katusha, Tiago Machado.
Depois de Guimarães, Fafe, Viana do Castelo, Pevidém, Vila Nova de Famalicão e Braga a cidade famalicense voltou a acolher a Gala de Encerramento da época desportiva da Associação de Ciclismo do Minho, instituição de Utilidade Pública fundada em 1977, representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo). 

A Gala de Encerramento da época desportiva da ACM contou com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Casa das Artes (www.casadasartes.org), Federação Portuguesa de CiclismoCision, Raiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãPOPP DesignSalvaggioMapfre | Seguros, HerdmarBike Magazine / Ciclismo a Fundo (revistas oficiais).

 

 

ATLETAS HOMENAGEADOS PELA ACM (Campeões Nacionais 2015)
 

Ana Leite (Felgueiras): Campeã Nacional de Enduro
André Carvalho (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada (juniores)
Ângela Fernandes (Caminha): Campeã Nacional de Ciclocrosse (masters femininas)
Carlos Lima (Viana do Castelo): Campeão Nacional de XCM (master 50)
Daniela Neves (Braga): 1.ª no Campeonato Nacional de Trial Bike (femininos)
Diana Ferreira (Braga): Campeã Nacional de XCO (juniores)
Filipe Gomes (Braga): Campeão Nacional de Trial Bike (seniores)
Francisco Anjos (Guimarães): Campeão Nacional de XCO e XCM (masters 40)
Joana Monteiro (Vila Nova de Famalicão): Campeã Nacional de XCO (elites)
João Dinis (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de Pista (Omnium, Scratch e Velocidade - cadetes)
João Rocha (Gondomar): Campeão Nacional de Rampa, de Ciclocrosse e de XCO (juniores)
João Sousa (Vila Verde): Campeão Nacional de Trial Bike (elites)
José Borges: Campeão Nacional de Enduro (elites)
José Dias (Barcelos): Campeão Nacional de Ciclocrosse (Sub-23)
José Lourenço (Ponte de Lima): Campeão Nacional de XCM (masters 30)
Luís Costa (Fafe): Campeão Nacional de Down Hill (juniores)
Luís Machado (Vila Nova de Famalicão):Campeão Nacional de estrada (masters 40)
Miguel Sousa (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de XCO e de Ciclocrosse (cadetes)
Pedro Barbosa (Vila Nova de Famalicão): Campeão Nacional de BTT Enduro (cadetes)
Pedro Lopes (Guimarães): Campeão Nacional de BTT - Desporto Escolar
Raquel Marques (Barcelos): Campeã Nacional de XCM (masters femininas)
Ricardo Gomes (Sintra): Campeão Nacional de Pista (Perseguição Individual e 500m C/R - Paraciclismo - categoria D)
Simão Sousa (Vila Verde): 1.º no Campeonato Nacional de Trial Bike (benjamins/iniciados)

 

 

CAMPEÕES DO MINHO DE CICLISMO DE ESTRADA 2015 - Raiz Carisma

Cadetes
: Pedro Lopes (Tensai / Sambiental / Santa Marta)
Juniores: Fábio Silva (Centro Ciclista Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)

 
CAMPEONATO DO MINHO DE BTT XCO - MAPFRE | SEGUROS (2015)

Elites (masc.)
1.º Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima) - Campeão do Minho
2.º José Dias (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3.º Luís Pereira (Joane BTT / Trilhos Bike)
4.º Rúben Nunes (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
5.º Fábio Abreu (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
Elites (fem.)
1.º Joana Monteiro (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Campeã do Minho
2.º Diana Ferreira (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim)
3.º Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima)
4.º Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima)
5.º Ana Ramalho (BTT de Matosinhos)
Juniores
1.º João Rocha (Rodabike / ACR Gondomar / Gondomar) - Campeão do Minho
2.º João Gonçalves (Joane BTT / Trilhos Bike)
3.º Márcio Taledo (Saertex Portugal / Edaetech)
4.º Rafael Torres (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
5.º Leandro Guimarães (BTT Braguinhas / Padim da Graça)
Masters (fem.)
1.ª Lígia Maia (Prorebordosa / Garrafeira Gomes) - Campeã do Minho
2.ª Liliana Lopes (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
3.ª Cláudia Ribeiro (Maiatos / Reabnorte)
Masters 30
1.º Hélder Braga (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) - Campeão do Minho
2.º Aurélio Reis (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3.º Manuel Lopes (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.º Celestino Faria (BMC / SRAM / Póvoa de Varzim)
5.º Hélder Santos (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
Masters 40
1.º Abel Machado (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Campeão do Minho
2.º Mário Fernandes (Rodabike / ACR Gondomar / Gondomar)
3.º Carlos Araújo (BTT de Matosinhos)
4.º Francisco Branco (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
5.º Mário Costa (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
Masters 50
1.º Joaquim Ferreira (Individual) - Campeão do Minho
2.º João Araújo (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
3.º Fernando Silva (Rodabike / ACR Gondomar / Gondomar)
4.º Vítor Santos (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
5.º Joaquim Barbosa (FAC - Famalicense Atlético Clube)
Cadetes (masc.)
1.º Nuno Costa (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Campeão do Minho
2.º Vinício Rodrigues (Saertex Portugal / Edaetech)
3.º Pedro Costa (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.º Hélder Gonçalves (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
5.º Tiago Santos (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
Cadetes (fem.)
1.ª Marta Branco (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Campeã do Minho
2.ª Raquel Queirós (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
3.ª Jéssica Costa (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.ª Celina Faria (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
5.ª Débora Figueiredo (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
Equipas
1.º ASC / Focus Team / Vila do Conde - Campeã do Minho
2.º Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact
3.º Batotas / Ponte de Lima
4.º Rodabike / ACR Gondomar / Gondomar
5.º Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM
 

TROFÉU REVELAÇÕES DE BTT XCO - MAPFRE | SEGUROS (2015)

Juvenis (masc.)
1.º Pedro Silva (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º João Lobo (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3.º Manuel Barbosa (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4.º Guilherme Fangueirinho (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
5.º César Costa (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics)
Juvenis (fem.)
1.ª Ana Santos (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Vencedora do Troféu Revelações
2.ª Rafaela Ramalho (Escola BTT de Matosinhos)
3.ª Beatriz Faria (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
4.ª Beatriz Abreu (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
5.ª Ana Guimarães (BTT Braguinhas / Padim da Graça)
Infantis (masc.)
1.º Tiago Dias (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º Hugo Cruz (BTT Braguinhas / Padim da Graça)
3.º Ivo Pereira (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
4.º Luís Lobo (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
5.º Diogo Santos (Casa do Povo de Retorta)
Infantis (fem.)
1.ª Beatriz Pereira (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics) - Vencedora do Troféu Revelações
2.ª Sara Ferreira (Escola BTT de Matosinhos)
3.ª Mariana Líbano (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.ª Nicole Gonçalves (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
5.ª Inês Lapa (Escola BTT de Matosinhos)
Iniciados (masc.)
1.º Rafael Sousa (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º João Martins (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3.º Gabriel Batista (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4.º David Ferreira (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics)
5.º Rodrigo Neves (Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM)
Iniciados (fem.)
1.ª Mariana Magalhães (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Vencedora do Troféu Revelações
2.ª Iris Torres (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
3.ª Beatriz Silva (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.ª Ana Costa (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics)
5.ª Bruna Vieira (Escola BTT de Matosinhos)
Pupilos/benjamins (masc.)
1.º Filipe Pinto (Escola BTT de Matosinhos) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º Hugo Ramalho (Escola BTT de Matosinhos)
3.º Gonçalo Rodrigues (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4.º Leandro Martins (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
5.º Diogo Maia (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
Pupilos/benjamins (fem.)
1.º Ana Sá (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) - Vencedora do Troféu Revelações
2.º Lara Azevedo (Escola BTT de Matosinhos)
Equipas
1.º Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact- Vencedora do Troféu Revelações
2.º Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics
3.º ASC / Focus Team / Vila do Conde
4.º Escola BTT de Matosinhos
5.º Juventude Unida Marinhas / Sanitop / KTM
 

CAMPEONATO DO MINHO DE BTT DHI - CISION (2015)

Elites / Sub23   
1.º Fernando Silva (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) - Campeão do Minho
2.º Rui Teixeira (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe)
3.º José Costa (Bicicleta Clube de Felgueiras)
4.º Gil Marques (FAC - Famalicense Atlético Clube)
5.º José Vasconcelos (FAC - Famalicense Atlético Clube)
Femininas
1.ª Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) - Campeã do Minho
2.ª Filipa Peres (Individual)
Juniores
1.º Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) - Campeão do Minho
2.º Luís Costa (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe)
3.º Diogo Pinto (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe)
4.º Raúl Rodrigues (Desportivo Jorge Antunes)
5.º Rui Ribeiro (Desportivo Jorge Antunes)
Masters 30
1.º Ricardo Soares (Desportivo Jorge Antunes) - Campeão do Minho
2.º Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes)
3.º Jorge Afonseca (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe)
4.º Miguel Andrade (FAC - Famalicense Atlético Clube)
5.º Natanael Alves (Motogalos DH Team / Os Estrelas)
Masters 40
1.º Maurício Conceição (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) - Campeão do Minho
2.º Antero Oliveira (Bicicleta Clube de Felgueiras)
3.º Paulo Abreu (Bicicleta Clube de Felgueiras)
4.º João Monteiro (Motogalos DH Team / Os Estrelas)
5.º Miguel Pintos (Traviesas C.C.)
Masters 50
1.º Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes) - Campeão do Minho
2.º José Rodrigues (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe)
3.º António Freitas (Bicicleta Clube de Felgueiras)
Cadetes
1.º João Teixeira (Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe) - Campeão do Minho
2.º João Pereira (Desportivo Jorge Antunes)
3.º Firmino Silva (Desportivo Jorge Antunes)
4.º André Ferreira (Downinfor / Sage)
5.º Rui Mendes (Desportivo Jorge Antunes)
Equipas
1.º Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe - Campeã do Minho
2.º Desportivo Jorge Antunes
3.º Bicicleta Clube de Felgueiras
4.º FAC - Famalicense Atlético Clube
5.º Motogalos DH Team / Os Estrelas
 

CAMPEONATO DO MINHO DE BTT XCM - ARRECADAÇÕES DA QUINTÃ (2015)

Elites (masc.)
1.º David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech) - Campeão do Minho
2.º José Rodrigues – (Futebol Clube de Famalicão / Bikezone / Soniturismo)
3.º Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima)
4.º Eduardo Gonçalves (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
5.º Pedro Nogueira (Centro Ciclista de Gondomar / Gondobike)
Elites (fem.)
1.ª Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima) - Campeã do Minho
2.ª Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima)
3.ª Joana Moreira (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.ª Patrícia Almeida - (EDV / Vianacycles / Entreportas / Mypharma)
5.ª Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech)
Masters (fem.)
1.ª Raquel Marques (ASC / Focus Team / Vila do Conde) - Campeã do Minho
2.ª Liliana Lopes (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
3.ª Adelaide Lopes (Vasconha BTT Vouzela)
4.ª Deolinda Carracena (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
5.ª Ana Campos - (Futebol Clube de Famalicão / Bikezone / Soniturismo)
Masters 30
1.º Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech) - Campeão do Minho
2.º José Soro - (EDV / Vianacycles / Entreportas / Mypharma)
3.º Humberto Castro - (Futebol Clube de Famalicão / Bikezone / Soniturismo)
4.º José Lourenço (Individual)
5.º João Lopes (Mondimbike / Bastobike)
Masters 40
1.º Tierri Mendes (Futebol Clube de Famalicão / Bikezone / Soniturismo) - Campeão do Minho
2.º Rodolfo Lopes - (EDV / Vianacycles / Entreportas / Mypharma)
3.º João Teixeira (Saertex Portugal / Edaetech)
4.º Rui Anjos - (EDV / Vianacycles / Entreportas / Mypharma)
5.º Marcelino Costa (Individual)
Masters 50
1.º Carlos Lima (EDV / Vianacycles / Entreportas / Mypharma) - Campeão do Minho
2.º Agostinho Rodrigues (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
3.º Joaquim Sá (ASC / Focus Team / Vila do Conde)
4.º Manuel Pinto (NAST / Motocar / Servigás)
5.º António Melo (Saertex Portugal / Edaetech)
Paraciclismo
1.º Ricardo Gomes (Futebol Clube Famalicão / Bikezone / Soniturismo) - Campeão do Minho
2.º Fábio Luís (Marrazes / Brejinho / Joficina / Bikezone Leiria)
3.º Tiago Craveiro (Individual)
Equipas
1.ª Saertex Portugal / Edaetech - Campeã do Minho
2.ª EDV / Vianacycles / Entreportas / Mypharma
3.ª ASC / Focus Team / Vila do Conde
4.ª Futebol Clube de Famalicão / Bikezone / Soniturismo
5.ª Batotas / Ponte de Lima
 

TROFÉU REVELAÇÕES DE CICLISMO DE ESTRADA - ARRECADAÇÕES DA QUINTÃ (2015)

Juniores
1.º Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel)
3.º Fábio Silva (Centro Ciclista Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
4.º André Carvalho (Centro Ciclista Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
5.º Álvaro Ferreira (Centro Ciclista Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
Cadetes
1.º Miguel Sousa (Centro R. Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics) - Vencedor do Tr. Revelações
2.º Diogo Vieira (Tensai / Sambiental / Santa Marta)
3.º João Costa (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Orbea / Onda)
4.º Bruno Brito (Tensai / Sambiental / Santa Marta)
5.º Pedro Lopes (Tensai / Sambiental / Santa Marta)
Juvenis
1.º Manuel Barbosa (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) - Vencedor do Tr. Revelações
2.º João Lobo (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3.º Pedro Silva (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4.º Daniel Dias (ACDC – Trofa)
5.º António Martins (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Orbea / Onda)
Infantis
1.º João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º Diogo Silva (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Orbea / Onda)
3.º Beatriz Pereira (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics)
4.º João Cunha (União de Ciclismo da Trofa)
5.º Tiago Dias (Centro Recreio Camiliano / Garbo / Vegas Cosmetics)
Iniciados
1.º Tomás Gaspar (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º Gabriel Batista (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
3.º João Martins (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
4.º Ricardo Silva (União de Ciclismo da Trofa)
5.º Samuel Martins (Tensai / Sambiental / Santa Marta)
Pupilos/benjamins
1.º Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) - Vencedor do Troféu Revelações
2.º Alexandre Loução (Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia)
3.º João Ferreira (Centro Ciclista Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.)
4.º Gonçalo Rodrigues (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
5.º Leandro Martins (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact)
Equipas
1.º Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact- Vencedora do Troféu Revelações
2.º Escola de Ciclismo Arca de Noé – Gaia
3.º Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel
4.º Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Orbea / Onda
5.º Tensai / Sambiental / Santa Marta
 
CAMPEONATO DO MINHO DE TRIAL BIKE - HERDMAR (2015)
 

Elites
1.º Ivan Izquierdo (Out Zone Team C.D.) - Campeão do Minho
2.º Daniel Sousa
3.º Pedro Araújo
4.º Pablo Bravo (Show Riders C.D.)
5.º Aurelien Fontenoy (Clic Vtt)
Femininas
1.ª Daniela Neves- Campeã do Minho
2.ª Ana Leite
Nível 3
1.º Filipe Gomes- Campeão do Minho
2.º Jorge Ferreira
3.º João Gomes
4.º José Anton (Bici Verde Clube Ciclista)
5.º José Sequeira
Nível 2
1.º Pedro Gonzalo (Bici Verde Clube Ciclista) - Campeão do Minho
2.º Marcos Fernandez (Bici Verde Clube Ciclista)
3.º Luís Araújo
4.º Gonçalo Fontes
5.º Ricardo Simões
Nível 1
1.º Diego Barreiro (Bici Verde Clube Ciclista) - Campeão do Minho
2.º João Ferreira
3.º Simão Sousa
4.º Diogo Ferreira
5.º Carlos Gonçalves
 

 

 

VIDEO DA ÉPOCA DESPORTIVA 2015 (edição: Tiago Baltarejo)

 

 

 

Intervenções na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015 (mais videos em breve)

 

 

A cidade de Vila Nova de Famalicão vai acolher a Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015 da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa agendada para o dia 21 de novembro, a partir das 16 horas, na Casa das Artes.
Na 7ª edição da Gala da ACM a promover na Casa das Artes (www.casadasartes.org) serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2015 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. De igual modo, serão entregues os prémios finais do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Raiz Carisma, Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION, Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã e dos Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Raiz Carisma e de BTT XCO - MAPFRE | Seguros.
O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada será livre (até ao limite da capacidade do espaço).
Instituição de Utilidade Pública e representante no Minho da Federação Portuguesa de Ciclismo (entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), a Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt) foi fundada em 1977 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a promoção e regulamentação do ciclismo, nas suas diversas vertentes, em toda a região do Minho (distritos de Braga e Viana do Castelo).