Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Curso de Comissário de Ciclismo
1ª parte da formação teórica (Módulos: Organização Geral do Ciclismo e BTT)

Realiza-se nos dias 11 e 12 de abril, em Guimarães, um Curso de Comissário de Ciclismo promovido pela Federação Portuguesa de Guimarães e pela Associação de Ciclismo do Minho. As inscrições estão a decorrer e são limitadas.
Os Comissários são os árbitros do ciclismo, competindo-lhes fazer cumprir os regulamentos e defender a verdade desportiva. Os Comissários, individualmente e/ou em Colégio, assumem a direção das provas de ciclismo (de todas as vertentes) no plano desportivo e zelam para que a mesma se desenrole, em todos os aspetos, em conformidade com os regulamentos.
O Curso de Comissário de Ciclismo a realizar em Guimarães compreenderá a formação teórica dos módulos de “Organização Geral do Ciclismo” e “BTT”, ficando os candidatos que obtiverem aproveitamento aptos a exercer a função de comissários em provas de BTT até à realização da segunda fase do curso, em data e local a anunciar. Os candidatos sem aproveitamento na primeira fase poderão completar a totalidade do curso e obter aproveitamento na segunda.
Os interessados em candidatar-se às funções de comissário de ciclismo, de ambos os sexos, deverão ser maiores de 18 anos e possuir a escolaridade obrigatória, tendo a inscrição o valor de 30 euros. As inscrições são limitadas e devem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível aqui.
O curso será ministrado pelo Comissário Internacional de Ciclismo Cláudio Guimarães nos dias 11 e 12 de abril, na sede da Associação de Ciclismo do Minho, entre as 9 e as 18 horas, sendo os intervalos e o horário da avaliação a realizar no dia 25 de abril acordados entre os formandos e formador.
A formação inicial para Comissário é feita através de cursos organizados pela Federação Portuguesa de Ciclismo baseados principalmente numa parte teórica sobre os regulamentos, o código deontológico e as técnicas de arbitragem, sendo a formação prática efetuada no terreno com o apoio de Comissários mais experientes. O processo de formação vai decorrendo com os anos até se chegar ao curso internacional organizado pela UCI.