Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” e demonstração de bicicletas elétricas
Semana Europeia da Mobilidade

Com um balanço muito positivo, mais de duas centenas de pessoas participaram no Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” organizado pela Associação de Ciclismo do Minho no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Unidade de Missão "Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia”.
Com partida e chegada no Largo Cónego José Maria Gomes, junto à Câmara Municipal de Guimarães, o passeio promovido pela Associação de Ciclismo do Minho contemplou um percurso de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Em simultâneo, foi organizada no Largo Cónego José Maria Gomes, em parceria com a Bike Zone e a Decathlon - Guimarães, uma exposição e demonstração de bicicletas elétricas. O Passeio contou com a colaboração de ciclo-patrulhas da Polícia de Segurança Pública e Polícia Municipal de Guimarães que integraram o grupo de mais de 250 participantes.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi presenteado com a placa número um do Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” e com um jersey da Associação de Ciclismo do Minho.
“Estamos determinados em promover uma mobilidade visível e que induza comportamentos mais ecológicos, mais sustentáveis ambientalmente”, garantiu Domingos Bragança.
“Decidimos e abrimos um caminho que é difícil mas que vale a pena, que é o da candidatura a Capital Verde Europeia. Hoje recebemos um prémio destinado às cidades portuguesas mais sustentáveis, o prémio da sustentabilidade ambiental ECO21. Estamos no bom caminho e Guimarães está de parabéns”, anunciou o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães recordou o projeto de criação da Ecovia de Guimarães que ligará a requalificada ciclovia de Mesão Frio até à Cidade Desportiva com ramificações para toda a cidade. “Nós queremos que a vossa modalidade, a nossa modalidade, de andar de bicicleta – mesmo andar de bicicleta à noite em Guimarães – seja uma realidade e para isso contem comigo porque eu conto convosco”, concluiu o autarca.
No dia seguinte ao Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite”, a Associação de Ciclismo do Minho participou no “Café com Ambiente”, uma iniciativa do Laboratório da Paisagem em que se debateu o tema “Guimarães e Mobilidade” promovendo a utilização de meios de transporte mais sustentáveis.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública. Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.
O tema deste ano “Escolhe. Muda. Combina.”, destaca a multimodalidade e incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar assim, mais rápida e agradável.
Um dos novos aspetos do tema deste ano é dar-nos a possibilidade de reinterpretar as capacidades de um meio de transporte, vendo a viagem de A para B como uma oportunidade de enriquecer o nosso dia.

Estão abertas as inscrições para o Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” a realizar no dia 18 de setembro no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade promovido pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Unidade de Missão "Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia".
A participação no Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” é gratuita (oferta do seguro desportivo) e as inscrições podem ser efetuadas online (www.acm.pt).
Com partida e chegada no Largo Cónego José Maria Gomes, junto à Câmara Municipal de Guimarães, o passeio promovido pela Associação de Ciclismo do Minho terá um percurso de dificuldade baixa, procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Em simultâneo, será organizada no Largo Cónego José Maria Gomes, em parceria com a Bike Zone e a Decathlon - Guimarães, uma exposição e demonstração de bicicletas elétricas.
A partida está marcada para as 21h30 e o trajeto inclui passagens pelas principais artérias do Centro Histórico de Guimarães.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública. Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.
 

Terminado o período de inscrições online (16 horas do dia 18 de setembro), as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado do Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite”, entre as 20 e as 21h00 horas.
O secretariado do Passeio de Bicicleta “Guimarães à noite” funcionará no Largo Cónego José Maria Gomes, junto à Câmara Municipal de Guimarães.