Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5º BTT Eurocidade Valença - Tui - Valença

5º BTT Eurocidade Valença - Tui - Valença realiza-se no próximo dia 6 de março numa iniciativa conjunta dos municípios de Valença e Tui que tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.
Os municípios de Valença e Tui, com o propósito de estreitar relações entre as duas cidades fronteiriças e de promover uma articulação mais efetiva, assinaram um convénio de cooperação para a criação da Eurocidade de Valença - Tui.
De modo a reforçar essa ligação e procurando conjugar os esforços e recursos, foi agendado para o dia 6 de março um passeio de BTT. A V edição do “BTT Eurocidade” manterá o mesmo formato de anos anteriores, com um percurso curto de 45 Km e um longo de 69 Km. O percurso mais longo apenas poderá ser realizado pelos participantes que passem pelo Km 43 antes das 11h30 (PT).
A iniciativa é de participação livre e de caracter não competitivo, com um percurso neutralizado até o Km 10 e com 3 pontos de reforço alimentar (km 13, 30 e 46).
Nesta V edição o ponto de partida e de chegada será a Zona Escolar / Desportiva de Valença, junto à piscina municipal. O início está marcado para as 08h00 (PT), momento a parir do qal os participantes começarão a pedalar pelos trilhos e caminhos da zona periférica de Valença e da sua fortaleza.
Após cruzar a ponte internacional, os participantes chegarão à freguesia de Areas (Km 10), iniciando aqui a primeira subida de 3 km, até ao bairro de Matelo na freguesia de Randufe, onde será servido o primeiro reforço alimentar. Passando por Malvas, inicia-se a verdadeira subida ao Monte Aloia, passando pela capela de San Mamed e o alto do Tetón. Depois de superar este ponto bastante duro, os participantes terão oportunidade de disfrutar da vista da baía de Baiona, ilhas Cies e Nigran, até chegarem ao Km 30, onde encontrarão o segundo reforço alimentar.
Segue-se a descida até Tui (11 Km), com novos trilhos e trialeiras para os mais atrevidos, havendo alternativas para os restantes participantes. Chegados a Tui, o pelotão passará pela Corredoira e pela espetacular descida de escadas das ruas da zona monumental, até ao porto desportivo. Aqui, estarão os participantes a chegar ao final do percurso mais curto, ficando já alguns a pensar no “porco no espeto” e os restantes na subida ao Monte do Faro. Esta terá uma inclinação média de 9,5% durante 6 Km, havendo subidas que podem chegar aos 18%, proporcionando vistas únicas sobre o vale do rio Minho.
A inscrição no passeio custa 5 euros e deve ser efetuada em www.biciosos.es onde poderão ser obtidas mais informações.