Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Rota da Zorra - Evento solidário
Realiza-se no dia 9 de outubro a Rota da Zorra, um evento solidário que inclui um passeio de BTT e uma caminhada cujas receitas de inscrição revertem integralmente para os trabalhos de restauro da Zorra n.º 53,  um carro elétrico de 1932 vocacionado principalmente para o transporte de carvão e cinzas.
Dando continuidade às iniciativas de angariação de fundos para o restauro da Zorra n.º 53, o grupo “Dar ao Ped@l”, um dos clubes filiados na Associação de Ciclismo do Minho, o Alto Relevo - Clube de Montanhismo e a Liga de Amigos do Museu Mineiro promovem no dia 9 de outubro um evento de BTT e caminhada com partida junto do Museu Mineiro de São Pedro da Cova (Gondomar).
Os participantes terão a oportunidade de pedalar ou caminhar por algumas das zonas mais simbólicas de São Pedro da Cova incluindo o antigo Complexo Mineiro onde se encontra inserido o Cavalete do Poço de São Vicente, classificado como Monumento de Interesse Público, mas também pelas serras do "Parque das Serras do Porto", Aldeia de Couce e Sanatório.
A iniciativa visa a angariação de fundos para o restauro da Zorra n.º 53, um carro elétrico com caixa aberta, vocacionado principalmente para o transporte de carvão e cinzas, utilizado pela Companhia de Carris de Ferro do Porto (CCFP) que, na tentativa de baixar os custos associados à aquisição de carvão havia criado uma linha elétrica para a circulação de Zorras que transportavam carvão, desde as Minas de Carvão de São Pedro da Cova até à Estação Termoelétrica de Massarelos. A Zorra n.º 53, construída em 1932, é uma das que em 1970 foi abatida à frota da já então STCP. 
Nos anos 90 do século XX, é cedida uma Zorra ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova, espaço museológico tutelado pela Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova. Atualmente a sua carroçaria encontra-se em elevado estado de degradação. A sua importância como objeto de memória, não só local mas também do grande Porto, justifica o seu restauro. Assim, e depois do esforço da Liga de Amigos do Museu Mineiro, da Junta da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova e da Câmara Municipal de Gondomar foi possível avançar com o projeto de restauro da Zorra.
No âmbito das iniciativas de angariação de fundos para o restauro da Zorra, o grupo “Dar ao Ped@l”, o Alto Relevo - Clube de Montanhismo e a Liga de Amigos do Museu Mineiro promovem no dia 9 de outubro um evento de BTT e caminhada com partida junto do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.
Para participar basta realizar a sua inscrição que tem um custo de €5,00 e que inclui seguro, reforço sólido e liquido, banhos e lavagem de bicicletas. Este valor reverterá na íntegra para o restauro da Zorra.