Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO Tesouros do Ave
2# Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros

João Rocha e Susana Santos venceram em elites o 1º BTT XCO Tesouros do Ave, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros que contou com a participação de mais de duas centenas de atletas.
Promovido em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave , o 1º BTT XCO Tesouros do Ave disputou-se no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso, pista que recebeu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO.
Porto de Ave voltou agora à ribalta do Cross Country Olímpico com a realização da 1ª edição do Tesouros do Ave que se saldou num êxito organizativo e desportivo, com a pista a colher a unanimidade de todos quanto à sua seletividade. 
João Rocha e Susana Santos venceram em elites, André Terroso e Jéssica Santos em juniores, o Campeão Nacional Rúben Nunes destacou-se em master 30 e Monserrat Alonso conquistou a prova em master feminina, enquanto em master 40 o vencedor foi José Magalhães e em master 50 Rodolfo Lopes. Tiago Sousa e Beatriz Faria venceram em cadetes, João Cruz e Mariana Líbano em juvenis, João Martins e Beatriz Silva em infantis, Rui Sabino e Helena Vasconcelos em iniciados, Diogo Maia e Leonor Silva em pupilos-benjamins e José Oliveira na categoria de promoção. Coletivamente triunfaram a ASC / Focus Team / Vila do Conde (competição) e a Escola BTT Matosinhos (escolas).
Na corrida de elites, João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) não deu hipóteses aos mais diretos adversários, deixando Fábio Ribeiro (ProRebordosa / Oforsep / RJ Group) na segunda posição e Francisco Azevedo (individual) na terceira.
Susana Santos (ASC / Focus Team / Vila do Conde) somou a segunda vitória da temporada, mas contou com a concorrência apertada de Daniela Pereira (Saertex Portugal | Edaetech), a 26 segundos, enquanto Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) subiu ao último lugar do pódio do 1º BTT XCO Tesouros do Ave. 
No escalão de juniores, André Terroso (ASC / Focus Team / Vila do Conde) bisou os triunfos no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, secundado mais uma vez pelo seu colega de equipa Pedro Costa, tendo Hélder Gonçalves (Seissa/KTM-BikeSeven/Matias & Araújo/Frulact) obtido o terceiro lugar do escalão.
Em femininos Jéssica Costa, também da ASC / Focus Team / Vila do Conde, repetiu em Porto de Ave a vitória da primeira prova do campeonato minhoto, relegando mais uma vez Celina Faria (JUM-Sanitop-KTM) para o segundo lugar e Ana Moreira (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) para o terceiro.
Monserrat Alonso (Saertex Portugal | Edaetech) venceu a prova de master feminina, numa corrida a solo neste escalão.
José Magalhães (ASC / Focus Team / Vila do Conde) foi consolidando a vitória volta após volta, sendo o mais forte em master 40, ficando os restantes lugares do pódio ocupados por Hugo Castro (Rodabike/ACRG/Gondomar) e Marco Azevedo (JoaneBTT / Trilhos Bike / Porta 188), respetivamente segundo e terceiro classificados.
O melhor atleta de master 50 foi Rodolfo Lopes (ASC / Focus Team / Vila do Conde), secundado pela dupla da JUM-Sanitop-KTM, João Araújo e Mário Cruz.
Em cadetes masculinos a ASC/Focus Team/Vila do Conde fez dobradinha no pódio, com primeiro e segundo lugar a pertencerem a Tiago Sousa e Gonçalo Magalhães, primeiro e segundo respetivamente, enquanto César Costa (CRC / Garbo / Módulo 60) foi o terceiro classificado no 1º BTT XCO Tesouros do Ave. Em femininas nova dobradinha, só que desta feita para a formação de Esposende, com a dupla de “Beatrizes”, Faria e Abreu, a serem primeira e segunda, deixando Joana Santos (Tomatubikers ( Toyota – Macedo & Macedo) no último lugar do pódio.
Nos escalões de Escolas, Mariana Líbano (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim) e João Cruz (ASC/Focus Team/Vila do Conde) foram os melhores em juvenis, enquanto em infantis se evidenciaram João Martins (Seissa/KTM-BikeSeven/Matias & Araújo/Frulact) e Beatriz Silva (BMC/SRAM/Póvoa de Varzim). Rui Sabino (CRC/Garbo/Módulo 60) e Helena Vasconcelos (Escola BTT Matosinhos) destacaram-se em iniciados enquanto em pupilos/benjamins se diferenciaram Diogo Maia (ASC/Focus Team/Vila do Conde) e Leonor Silva (Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo).
Na categoria de promoção o vencedor foi José Oliveira com José Fernandes e José Meneses a completarem o pódio.
Coletivamente a ASC/Focus Team/Vila do Conde arrecadou a segunda vitória no Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros na vertente de competição, classificando-se em segundo a JUM / Sanitop / KTM e em terceiro a Rodabike/ACRG/Gondomar. Em Escolas venceu a Escola BTT Matosinhos, classificando-se o Seissa/KTM-BikeSeven/Matias e Araújo/Frulact em segundo e o CRC/Garbo/Módulo60 em terceiro.
O 1º BTT XCO Tesouros do Ave contou com o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Federação Portuguesa de CiclismoMAPFRE | SegurosCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãPOPP DesignSalvaggio, AFAcyclesBike Magazine (revista oficial) e do comércio e industria local.
Recorde-se que Porto de Ave acolheu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO que consagrou David Rosa e Joana Barbosa como Campeões Nacionais de elites, assim como o 1º XCO - Marino Fonseca que foi disputado no mesmo circuito. As competições de Cross Country Olímpico regressaram agora a Porto de Ave com o 1º BTT XCO Tesouros do Ave pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros.
A próxima prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros será o XCO de Vila Franca (9 de abril), seguindo-se o 3º BTT XCO de Melgaço (23 de abril), 6º BTT XCO de Paredes de Coura (30 de abril), 20º BTT XCO C.N.E / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu (7 de maio), 11º BTT XCO de Felgueiras (16 de julho), 7º BTT XCO Os Braguinhas – Troféu Manuel Ferreira (3 de setembro), 14º BTT de Creixomil - Barcelos (10 de setembro),19º BTT XCO - ACRAP (24 de setembro) e o 3º BTT XCO – Souto Santa Maria (15 de outubro). 

Disputa-se no dia 26 de março o 1º BTT XCO Tesouros do Ave, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros que decorrerá em Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso). A iniciativa integrará provas para todas as categorias de competição (incluindo escolas e paraciclismo) e para não federados (promoção).
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 1º BTT XCO Tesouros do Ave será disputado no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso.
O programa do 1º BTT XCO Tesouros do Ave começará com um período para treinos entre as 10 e as 12h00, realizando-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados. Pelas 14 horas começará a prova para infantis, juvenis, cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção e às 15h30 a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 10 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 1º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Federação Portuguesa de CiclismoMAPFRE | SegurosCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãPOPP DesignSalvaggioAFAcyclesBike Magazine (revista oficial) e do comércio e industria local.
Recorde-se que Porto de Ave acolheu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO que consagrou David Rosa e Joana Barbosa como Campeões Nacionais de elites, assim como o 1º XCO - Marino Fonseca que foi disputado no mesmo circuito. As competições de Cross Country Olímpico regressam agora a Porto de Ave com o 1º BTT XCO Tesouros do Ave pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. Na primeira prova do Campeonato do Minho de 2017, disputada em Fragoso (Barcelos), Fábio Ribeiro e Susana Santos venceram em elites enquanto André Terroso e Jéssica Costa em juniores, Rúben Nunes em masters 30, Monserrat Alonso em masters femininas, António Sousa em masters 40, António Silva em masters 50, Tiago Sousa e Ana Santos em cadetes, João Cruz e Mariana Líbano em juvenis, João Martins e Beatriz Silva em infantis, Rui Sabino e Luísa Erlhagen em iniciados, Diogo Maia e Leonor Silva em pupilos-benjamins e Nuno Louro em promoção. Coletivamente triunfaram a ASC / Focus Team / Vila do Conde (competição) e a Escola BTT Matosinhos (escolas).