Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º BTT XCO de Souto Santa Maria
10# Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros

O Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria - Guimarães, recebe no dia <b>15 de outubro</b> a última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. O 3º BTT XCO de Souto Santa Maria será disputado no circuito permanente de Cross Country Olímpico do Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria - Guimarães.
Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, o 3º BTT XCO de Souto Santa Maria é aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
Depois de um período para treinos entre as entre as 9 e as 11h00, realizam-se a partir dessa hora as atividades para pupilos, benjamins e iniciados, iniciando-se às 12 horas a prova para infantis e juvenis. Às 14 horas será a vez de competirem os atletas dos escalões de cadetes, femininos (sub 23/elites e master), paraciclismo e promoção. Pelas 15h30 arrancará a corrida de juniores, elites/sub 23 e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 17h30. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 3º BTT XCO de Souto Santa Maria tem o apoio da União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, MAPFRE | SegurosFederação Portuguesa de CiclismoCisionArrecadações da QuintãRaiz CarismaPOPP DesignTempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de GuimarãesSalvaggio, Controlsafe, AFAcycles e Bike Magazine (revista oficial).
O circuito permanente de BTT Cross Country Olímpico do Centro de Ciclismo do Minho, cuja primeira fase foi inaugurada no dia 25 de junho de 2017, está localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169), tendo sido  desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo. O projeto compreende trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.
O Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães corresponde a um anseio da Associação de Ciclismo do Minho que lançou em 2009 o projeto de criação de um espaço para a prática de ciclismo de competição e de lazer. “Foi com enorme satisfação que encontramos por parte da Câmara Municipal de Guimarães e da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar recetividade e vontade para avançar com este projeto que, acreditamos, gerará uma nova centralidade, proporcionará boas condições para atividades de recreio, formação, treino e competição de ciclismo, assim como contribuirá para o desenvolvimento da modalidade na região”, explica José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho.
Depois de uma inspeção técnica de elementos da União Ciclista Internacional (UCI) e da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), o Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães já viu confirmada a sua escolha para a realização em 2018 da prova de Cross Country Olímpico do Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, acolhendo agora no dia 15 de outubro a última e decisiva prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros. 
Além do Centro de Ciclismo do Minho, que integra a primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, o Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria possui ainda um pavilhão desportivo, circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, entre outras valências.