Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
61º Circuito de Santo António (Amares)
Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

José Sousa venceu isolado o 61º Circuito de Santo António de Amares, prova para a categoria de juniores integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2017 e pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. A espanhola Maria de Jesus Barros foi a melhor atleta feminina.
Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António de Amares foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares. Um pelotão de 65 corredores alinhou à partida para efetuar um percurso de 86 quilómetros com início e final na Praça do Comércio.
Com constantes movimentações no pelotão, o 61º Circuito de Santo António de Amares pautou-se pela competitividade e emoção, sendo ainda de assinalar o muito público que marcou presença ao longo do percurso da prova.
José Sousa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Portugal) chegou à reta da meta integrado no mas lançou um forte sprint que o levou à vitória final no 61º Circuito de Santo António de Amares.
Com mais dois segundos do que o vencedor e ocupando as posições seguintes do pódio, concluíram a prova Fábio Costa (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda), Artur Chaves (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Diogo Barbosa (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) e Pedro Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel).
Feliz pelo triunfo, José Sousa salientou a dureza do 61º Circuito de Santo António de Amares e destacou que “foi uma corrida um pouco louca, porque tanto ia na fuga, como depois vinha a descolar no pelotão. Felizmente que consegui guardar forças para o final e ganhar”. “É das provas que mais gosto de correr por causa do percurso e da organização. É sempre bom vencer em Amares”, frisou o jovem ciclista.
A atleta espanhola Maria de Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) venceu a classificação feminina, enquanto Patrícia Viana (Tensai / Sambiental / Santa Marta) foi a segunda classificada.
Por equipas, a formação vencedora do 61º Circuito de Santo António de Amares foi a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, enquanto a equipa Moreira Congelados / Feira / Bicicleta Andrade terminou em segundo e o Centro Ciclista de Barcelos / AFF /Orbea / Onda  em terceiro.
O 61º Circuito de Santo António de Amares tem o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Amares, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignSalvaggio, Controlsafe e Ciclismo a fundo (revista oficial).
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.

O tradicional Circuito de Santo António de Amares disputa-se no próximo dia 11 de junho. A 61ª edição da prova integra o programa das Festas d´Amares - Santo António 2017.
A competição começará às 10 horas e terminará, pelas 12 horas, na Praça do Comércio, tendo os corredores para enfrentar um percurso de 86 quilómetros.
O 61º Circuito de Santo António de Amares - pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã - é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares.
Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António tem início marcado para as 10 horas na Praça do Comércio e final previsto para as 12h15 no mesmo local. O percurso, de 86 quilómetros, inclui três passagens pela meta que contarão como metas volantes. A concentração dos corredores será pelas 9 horas e a cerimónia protocolar e de entrega de prémios pelas 12h30.
O percurso do 60º Circuito de Santo António de Amares, integrado no programa das Festas d´Amares - Santo António 2016, será o seguinte: Amares (Praça do Comércio), Besteiros (EN 308 - Partida real), Portela, Caldelas, Torre, Fiscal (10h16), São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 1ª passagem pela meta - 10h27), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia (10h40), Adaúfe, Palmeira (10h48), Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares (2ª passagem pela meta - 11h07), Besteiros, Portela, Caldelas (Meta Volante - 11h20), Torre, Fiscal, São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 3ª passagem pela meta - 11h37), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia, Adaúfe, Palmeira (11h56), Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares - Praça do Comércio (Meta Final - 12h15).
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.
O 61º Circuito de Santo António de Amares tem o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Amares, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignSalvaggio, Controlsafe e Ciclismo a fundo (revista oficial).
No ano passado, Pedro Barbosa venceu isolado o 60º Circuito de Santo António de Amares, prova para a categoria de juniores integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2016. Andreia Alves foi a melhor atleta feminina.
Com constantes movimentações no pelotão, o 60º Circuito de Santo António de Amares pautou-se pela competitividade e emoção, sendo ainda de assinalar o muito público que marcou presença ao longo do percurso da prova. As três metas volantes ao longo do percurso – ganhas por Pedro Braga (A.C.D.C. - Trofa), Gabriel Pinho (Moreira Congelados/Feira/Bicicleta Andrade) e Pedro Barbosa (A.C.D.C. - Trofa) - conferiram à corrida um aliciante suplementar que contribui para o elevado nível competitivo.
Pedro Barbosa (A.C.D.C. - Trofa) protagonizou uma fuga que o levou à vitória final no 60º Circuito de Santo António de Amares, terminando a corrida com a vantagem de 1m24s para o segundo classificado, o seu colega de equipa Pedro Braga. Com mais dois segundos, Francisco Duarte (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) cortou a meta em terceiro lugar. Andreia Alves (Academia Joaquim Agostinho / Femininas / UDO) venceu a corrida feminina, enquanto a espanhola Maria Fernandez (Concello do Poriño / Abanca) foi a segunda classificada.