Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
29º Grande Prémio do Minho (Juniores)

Ficheiro em formato pdf com as reportagens do jornal Correio do Minho (jornal oficial do 29º Grande Prémio do Minho): aqui

Com emoção até ao último metro, as três dificuldades de montanha existente na terceira e última etapa, Melgaço-Melgaço, não foram suficientes para impedir que Pedro Lopes se sagrasse vencedor da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. A última etapa foi ganha por Guillermo Garcia (Bathco).
O jovem vimaranense da equipa Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact - que envergou a camisola amarela Empiqua no final da primeira etapa - conseguiu controlar as diversas tentativas dos seus concorrentes mais directos ao longo da etapa, mostrando grande determinação em vencer a classificação geral individual.
A última etapa foi disputada ao sprint com o espanhol Guillermo Garcia (Bathco) a impor-se a Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e ao camisola amarela Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), depois dos trio ter ganho ligeira vantagem sobre o restante pelotão.
A derradeira tirada disputou-se no “destino de natureza mais radical de Portugal”, numa região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Nos 106 quilómetro os ciclistas tiveram que enfrentar três contagens de montanha e duas metas volantes. Ainda não estavam percorridos 15 quilómetros quando ocorreu a primeira tentativa de fuga protagonizada pelo segundo classificado da Camisola Azul - Arrecadações da Quintã, Abel Álvarez (Bathco), que foi o primeiro a passar no Prémio de Montanha, secundado por Guillermo Garcia (Bathco), Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) e por João Guerreiro (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana). Após a montanha a fuga foi anulada e tudo se manteve sereno até ao centro de Melgaço, onde estava instalada a primeira meta volante do dia, Meta José Abreu, com a abertura das hostilidades a ficar a cargo de Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), com o atleta da equipa de Santa Marta de Portuzelo a ser o primeiro a passar na meta, seguido de Santiago Lopez (Arte en Transfer) e Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda). 
A emoção e competitividade mantiveram-se durante toda a etapa, tendo saltado do pelotão Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) e Nélson Salgado (EC Carlos Carvalho), grupo posteriormente alargado na aproximação à segunda contagem de montanha, onde o primeiro a passar foi novamente Abel Álvarez (Bathco) que garantiu a liderança da camisola azul uma vez que Pedro Lopes (Seissa) não pontuou. 
A descida para Melgaço não alterou a estrutura do grupo da cabeça de corrida, sendo a segunda meta volante, Empiqua, ganha por Nélson Salgado (EC Carlos Carvalho), Pedro Pinto (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda).
A terceira e última volta ao circuito iniciou-se com o grupo da frente a abordar a subida para a última meta de montanha e com as formações da Seissa e do Sporting a encetarem a perseguição que acabou por anular a fuga na aproximação à meta da montanha. O primeiro a passar foi Guillermo Garcia (Bathco), seguindo-se Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), João Carneiro (Rádio Popular/Boavista Formação) e Jesus Rodriguez (CC Cidade de Lugo).
A abordagem à meta final foi feita em pelotão compacto, não sem que antes Leonel Firmino (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) vencesse a meta dos 5 quilómetros - Raiz Carisma e tentasse a sua sorte em solitário.
Na recta da meta, bem no coração da vila raiana, Guillermo Garcia (Bathco) superiorizou-se no sprint a Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e a Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact).
Nas contas finais, Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) venceu as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua), e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) conquistou a classificação geral dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), Abel Álvarez (Bathco) a classificação geral da montanha  (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã). Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) venceu a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision). Por equipas venceu a Academia Joaquim Agostinho / UDO.
O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de MelgaçoEmpiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, TransnosSaúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - GuimarãesCorreio do Minho e Ciclismo a fundo (revista oficial).

 

=====
Mais informações: aqui
Percursos, Lista de pré-inscritos regulamento e outro documentos: aqui
=====

João Traila Diniz (Rádio Popular/Boavista Formação) gravou na tarde de hoje o seu nome na lista de vencedores de etapas do Grande Prémio do Minho, ao triunfar em Vieira do Minho, na penúltima tirada da competição. O vimaranense Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) mantém a camisola amarela.

Amanhã disputa-se a terceira e última etapa, na extensão de 106,1 kms, com início e final em Melgaço.Em Vieira do Minho, “Terra de Encantos”, a etapa considerada mais dura do 29º Grande Prémio do Minho
foi marcada por várias tentativas de fuga ao longo dos 103 quilómetros. Com uma passagem pela barragem do Ermal, a etapa integrou passagens por Eira Vedra, Serradela, Alto de Portela (Prémio de Montanha), descendo para Salamonde no regresso até Vieira do Minho.

A última fuga, iniciada a cerca de 20 quilómetros de Vieira do Minho, conseguiu vingar graças ao bom entendimento e entreajuda entre os quatro elementos que a compunham: João Diniz (Rádio Popular/Boavista Formação), Artur Chaves (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Miguel Monteiro e Guilherme Valverde ambos da Academia Joaquim Agostinho. 
Na entrada para a recta da meta João Dinis revelou-se o mais forte e bateu no sprint Artur Chaves, enquanto Guilherme Valverde se superiorizou ao seu colega de equipa, já com uma diferença de 4 segundos para o vencedor.
Foram inúmeras as tentativas de fuga ao longo da tirada, com especial relevo para a de Diogo Vieira (Tensai /Sambiental/Santa Marta), vencedor da meta volante José Abreu (homenagem de familiares e amigos ao antigo dirigente da ACM) quando estavam decorridos 30 km no centro de Vieira do Minho. A Diogo Vieira juntaram-se Santiago Lopez (Arte en Transfer), Abel Álvarez (Bathco) o camisola amarela Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), João Carneiro (Rádio Popular/Boavista Formação) e Samuel Rodriguez (Bathco). Abel Álvarez (Bathco) foi o primeiro na contagem de montanha, seguindo-se Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) e Diogo Vieira (Tensai /Sambiental/Santa Marta).
Feita a selecção no alto de Portela, o sexteto manteria a fuga até à entrada de Salamonde, com o pelotão a anular a iniciativa por essa altura. Já na segunda parte da etapa, João Dinis (Rádio Popular/Boavista Formação) e os atletas da Academia Joaquim Agostinho, Guilherme Valverde e Miguel Monteiro, saltaram do pelotão juntando-se posteriormente ao grupo de fugitivos Artur Chaves (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
A colaboração e entreajuda entre os elementos do quarteto foi determinante para o sucesso da fuga, com o duo João Dinis e Artur Chaves a serem mais rápidos na parte final, sendo a disputa da vitória no centro de Vieira do Minho limitada a estes dois ciclistas.
Mais forte no sprint, João Dinis venceu a tirada com o tempo de 2h54m14s, o mesmo de Artur Chaves, enquanto o duo da formação do Oeste gastou mais 4 segundos, chegando o pelotão 43 segundos depois, num grupo em que se encontravam os primeiros classificados da geral desta 29ª edição do Grande Prémio do Minho.
Pedro Lopes lidera as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua), dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), da montanha (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã) e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) comanda a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision).
O terceiro e último dia terá a ligação Melgaço – Melgaço numa extensão de 106 quilómetros com três passagens pelo centro da vila raiana e onde se decidirá o vencedor desta edição do regresso da carismática prova minhota.
A terceira e última etapa (Melgaço - Melgaço) será disputada no dia 30 de julho (domingo) no “destino de natureza mais radical de Portugal”, uma região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Na extensão de 106,1 quilómetros, o percurso da última etapa integra três contagens de montanha e duas metas volantes. As metas de montanha serão discutidas em São Gregório (Km 22,1 - 13h34, Km 58,3 - 14h32 e Km 93,6 - 15h27) e as metas volantes aquando da passagem na meta (Km 32,7 - 13h51 e Km 68,8 - 14h48).

 

O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de MelgaçoEmpiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, TransnosSaúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - GuimarãesCorreio do Minho e Ciclismo a fundo (revista oficial).
 

=====
Mais informações: aqui
Percursos, Lista de pré-inscritos regulamento e outro documentos: aqui
=====
O vimaranense Pedro Lopes é o primeiro camisola amarela da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. O corredor do Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact cortou a meta, instalada no centro de Cabeceiras de Basto, depois de percorrer 88,3 km em 2h15m50s, superiorizando no sprint ao seu colega de fuga, Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana). Amanhã disputa-se a segunda etapa, na extensão de 103, com início e final em Vieira do Minho.
A primeira etapa da 29ª edição do Grande Prémio do Minho, que ligou Cabeceiras de Basto a Cabeceiras de Basto, foi bastante animada, com diversas fugas a ocorrerem logo na fase inicial, não tendo qualquer atleta conseguido vingar os seus intentos. Ainda antes dos dez quilómetros teve lugar a primeira meta de montanha, com vitória de João Guerreiro, Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana, sendo que o atleta algarvio viu a sua fuga anulada logo de seguida. Seguiu-se nova tentativa de fuga, desta feita protagonizada por Diogo Bandeira, Matos Cheirinhos/Vila Galé/Etopi, que foi o ciclista que mais tempo rodou sozinho ao longo da etapa, vendo a sua tentativa anulada à passagem por Travassós.
Ninguém baixou os braços, apesar do forte calor que se fez sentir, sucedendo-se as investidas que, contudo, resultarem infrutíferas.
A única meta volante do dia estava instalada em Fafe e foi disputada ao sprint com a vitória a sorrir a Pedro Teixeira, Maia, que foi o mais rápido do pelotão.
A fuga para a vitória ocorreu após o segundo prémio de montanha, sito no Alto da Lameira, na ligação de Fafe para Cabeceiras, saindo do pelotão Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), João Carneiro (Rádio Popular/Boavista Formação) e Abel Alvarez (Bathco). O quarteto desceu a grande velocidade em direcção a Cabeceiras de Basto onde estava instalada a meta final, ganhando consecutivamente vantagem a um numeroso grupo intermédio, que chegou a cifrar-se em um minuto e trinta segundos, sendo que o pelotão chegou a rolar a mais de dois minutos de diferença. 
Na recta da meta o jovem vimaranense impôs-se ao sprint sobre o sportinguista Afonso Silva, com o boavisteiro João Carneiro a ser terceiro, enquanto o último elemento do quarteto, o espanhol Abel Alvarez foi o quarto classificado.
Pedro Lopes sai para a segunda etapa com a camisola amarela Empiqua, sendo também o líder da classificação por pontos (camisola verde – ControlSafe), da classificação da montanha (camisola azul - Arrecadações da Quintã) e também da camisola branca (Força Minho), destinada ao melhor ciclista minhoto. A excepção é a camisola laranja Cision, atribuída ao melhor júnior de primeiro ano, que foi para Afonso Silva.
O segundo dia reserva a ligação Vieira do Minho a Vieira do Minho num total de 103 quilómetros.
 
A segunda etapa (Vieira do Minho – Vieira do Minho) terá a extensão de 103 quilómetros e percorrerá uma “Terra de Encantos” em que as paisagens avassalam pela sua magnitude e pelo seu brilho. A etapa começará (13h00) e terminará (15h42) junto à Câmara Municipal de Vieira do Minho. Com uma passagem pela barragem do Ermal, a etapa integra uma contagem de montanha em Serradela (Km 53,4 - 14h24) e uma meta volante em Vieira do Minho (passagem pela meta ao - Km 36 - 13h56).
A terceira e última etapa (Melgaço - Melgaço) será disputada no dia 30 de julho (domingo) no “destino de natureza mais radical de Portugal”, uma região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Na extensão de 106,1 quilómetros, o percurso da última etapa integra três contagens de montanha e duas metas volantes. As metas de montanha serão discutidas em São Gregório (Km 22,1 - 13h34, Km 58,3 - 14h32 e Km 93,6 - 15h27) e as metas volantes aquando da passagem na meta (Km 32,7 - 13h51 e Km 68,8 - 14h48).
Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspetiva um empolgante espetáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar o vencedor do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
O pelotão do 29º Grande Prémio do Minho será constituído pelas principais formações portuguesas e por seis formações espanholas, num total de 22 equipas.
Além das principais formações portuguesas, seis equipas espanholas marcarão presença: Fundacion Oscar Pereiro, Arte en Transfer – Leon, Bathco / CC Besaya, Clube Ciclista Cidade de Lugo, Codelse Cycling Team e Disgarsa - C.C. Colindres.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola Ciclismo Manuel Martins, Bairrada, C. C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, LA Alumínios / SGR Ambiente / C. C. A. Paio Pires, Maia, Matos Cheirinhos / Vila Galé / Etopi, Moreira Congelados / Feira / Bicicletas Andrade, RP / Boavista Formação, Seissa / KTM Bikeseven / Matias & Araújo / Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Sporting / Tavira / Eng. Brito da Mana, Team Almodôvar e Tensai / Sambiental / Santa Marta - Bila Bikers / Carnes Silva / Cycleso.
O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de Melgaço, Empiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, Transnos, Saúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - Guimarães, Correio do MinhoCiclismo a fundo (revista oficial).

=====
Mais informações: aqui
Percursos, Lista de pré-inscritos regulamento e outro documentos: aqui
=====
O Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 28 a 30 de julho com Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Melgaço a assumirem um papel de destaque no desenrolar da competição apadrinhada pelos ciclistas internacionais portugueses Tiago Machado, José Mendes e José Gonçalves e destinada ao escalão de juniores. Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, a prova será disputada por um pelotão de 145 ciclistas em representação de 16 equipas portuguesas e 6 espanholas.
 
Com o arranque da competição em Cabeceiras de Basto e o final em Melgaço, o pelotão de terá que percorrer um total de 297,9 quilómetros repartidos por três etapas, durante as quais encontrarão seis contagens do prémio da montanha e quatro metas volantes.
A montanha ajudará certamente a encontrar o vencedor do 29º Grande Prémio do Minho, mas o traçado da prova e a qualidade das equipas e atletas participantes deixa antever que será uma prova disputada até ao último metro e aberta à vitória de qualquer corredor.
A primeira etapa (Cabeceiras de Basto - Cabeceiras de Basto), será disputada no dia 28 de julho (sexta-feira) num percurso de 88,8 quilómetros a efetuar no “Encanto Natural” de um dos concelhos mais antigos e históricos do Minho. O pelotão efetuará o percurso por entre um vasto e rico património paisagístico e arquitetónico, terminando a etapa (15h20) junto ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Os ciclistas terão que vencer as dificuldades de uma contagem de montanha logo no início da etapa (Km 8,6 - 13h13) e de outra na Lameira (Km 62 - 14h37), prevendo ainda o percurso uma meta volante em Fafe (Km 52,2 - 14h22)
No dia 29 de julho (sábado), a segunda etapa (Vieira do Minho – Vieira do Minho) terá a extensão de 103 quilómetros e percorrerá uma “Terra de Encantos” em que as paisagens avassalam pela sua magnitude e pelo seu brilho. A etapa começará (13h00) e terminará (15h42) junto à Câmara Municipal de Vieira do Minho. Com uma passagem pela barragem do Ermal, a etapa integra uma contagem de montanha em Serradela (Km 53,4 - 14h24) e uma meta volante em Vieira do Minho (passagem pela meta ao - Km 36 - 13h56).
A terceira e última etapa (Melgaço - Melgaço) será disputada no dia 30 de julho (domingo) no “destino de natureza mais radical de Portugal”, uma região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Na extensão de 106,1 quilómetros, o percurso da última etapa integra três contagens de montanha e duas metas volantes. As metas de montanha serão discutidas em São Gregório (Km 22,1 - 13h34, Km 58,3 - 14h32 e Km 93,6 - 15h27) e as metas volantes aquando da passagem na meta (Km 32,7 - 13h51 e Km 68,8 - 14h48).
Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspetiva um empolgante espetáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar o vencedor do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
O pelotão do 29º Grande Prémio do Minho será constituído pelas principais formações portuguesas e por seis formações espanholas, num total de 22 equipas.
Além das principais formações portuguesas, seis equipas espanholas marcarão presença: Fundacion Oscar Pereiro, Arte en Transfer – Leon, Bathco / CC Besaya, Clube Ciclista Cidade de Lugo, Codelse Cycling Team e Disgarsa - C.C. Colindres.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola Ciclismo Manuel Martins, Bairrada, C. C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, LA Alumínios / SGR Ambiente / C. C. A. Paio Pires, Maia, Matos Cheirinhos / Vila Galé / Etopi, Moreira Congelados / Feira / Bicicletas Andrade, RP / Boavista Formação, Seissa / KTM Bikeseven / Matias & Araújo / Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Sporting / Tavira / Eng. Brito da Mana, Team Almodôvar e Tensai / Sambiental / Santa Marta - Bila Bikers / Carnes Silva / Cycleso.
O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de Melgaço, Empiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, TransnosSaúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - Guimarães, Correio do MinhoCiclismo a fundo (revista oficial).

 

Ficheiro para download aqui
 

O Grande Prémio do Minho, também designado por “Volta ao Minho”, é um importante património da região minhota que, entre outros fatores, traduz um notável meio de promoção do desporto e de divulgação da região do Minho, das suas localidades, marcas, produtos e serviços.
A competição traduz um estímulo ao aumento da prática desportiva e uma oportunidade para os jovens ciclistas, formados no âmbito do ciclismo regional, poderem participar num evento desportivo de prestígio e trilhar o caminho do seu futuro desportivo.
Em devido tempo, a Direção da Associação de Ciclismo do Minho deliberou reposicionar e fazer regressar à estrada o Grande Prémio do Minho num modelo organizativo que se afigure mais adequado à realidade da ACM, dos seus clubes e atletas e dos quais, aliás, obteve unanime concordância.
Nesse sentido, foi expressa unanimemente a vontade de promover, a partir de 2017, o Grande Prémio do Minho / Volta ao Minho para o pelotão de juniores (em vez do pelotão profissional), reforçando-se a aposta naquela que se considera dever ser a prioridade do trabalho das associações regionais de ciclismo, ou seja, o ciclismo de formação.
O Grande Prémio do Minho, apadrinhado pelos ciclistas minhotos Tiago Machado, José Mendes e José Gonçalves (todos eles na alta roda do ciclismo internacional e que despontaram e foram formados no contexto da Associação de Ciclismo do Minho) será uma oportunidade para os jovens ciclistas, formados no âmbito do ciclismo regional, participarem de forma efetiva num evento desportivo de prestígio.
A Associação de Ciclismo do Minho agradece às autarquias de Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Melgaço e a todas as empresas, entidades e pessoas que auxiliaram a viabilizar o 29º Grande Prémio do Minho. Todos eles nos incentivaram e concederam um forte contributo para ajudar a manter a esperança e a tornar o sonho realidade.
A Associação de Ciclismo do Minho deseja que no Grande Prémio do Minho vençam os melhores. Mas também aposta para que todos, no regresso a casa, levem consigo boas recordações do Minho e das suas gentes. E que essas recordações perdurem no tempo.

A Direção da Associação de Ciclismo do Minho

Um pelotão de 145 ciclistas, em representação de 16 equipas portuguesas e 6 espanholas, alinhará à partida para o 29º Grande Prémio do Minho que será disputado de 28 a 30 de julho.
Além das principais formações portuguesas, seis equipas espanholas marcarão presença: Fundacion Oscar Pereiro, Arte en Transfer – Leon, Bathco / CC Besaya, Clube Ciclista Cidade de Lugo, Codelse Cycling Team e Disgarsa - C.C. Colindres.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola Ciclismo Manuel Martins, Bairrada, C. C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, LA Alumínios / SGR Ambiente / C. C. A. Paio Pires, Maia, Matos Cheirinhos / Vila Galé / Etopi, Moreira Congelados / Feira / Bicicletas Andrade, RP / Boavista Formação, Seissa / KTM Bikeseven / Matias & Araújo / Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Sporting / Tavira / Eng. Brito da Mana, Team Almodôvar e Tensai / Sambiental / Santa Marta - Bila Bikers / Carnes Silva / Cycleso.

Lista de pré-inscritos aqui.

 

 




É com grande orgulho que Cabeceiras de Basto recebe e os Cabeceirenses acolhem a primeira etapa do ‘Grande Prémio do Minho 2017 – Juniores’, uma prova de ciclismo que atravessará o nosso concelho emprestando-lhe um magnífico colorido e muita animação tão ao gosto das nossas gentes.

Com efeito, a prova com início e termo nas imediações do Nosso Mosteiro na vila de Cabeceiras de Basto, passará por Painzela, Cabeceiras de Basto e Bucos e, no regresso, pela Faia, Arco de Baúlhe, Basto e Alvite.
 
O Ciclismo é um desporto muito popular, considerado “o segundo desporto nacional”, uma modalidade que move paixões e que desperta o entusiasmo nos espetadores e os Cabeceirenses não são exceção.
 
O ‘Grande Prémio do Minho 2017 – Juniores’ contribuirá, certamente, para a dinamização desportiva e socioeconómica do Município, conferindo-lhe um papel de destaque no decurso da importante competição do calendário nacional de ciclismo.
Desejamos a todos os participantes e à organização os maiores sucessos para esta prova que marca, entusiasticamente, o calendário desportivo minhoto.

Francisco Luís Teixeira Alves
Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto 



 

 

O Município de Vieira do Minho associa-se, este ano, à organização do Grande Prémio do Minho em ciclismo. A atividade desportiva na região tem contribuído para a afirmação do Minho no contexto nacional, daí que seja para nós motivo de satisfação receber uma etapa desta prova no nosso território.

O Município de Vieira do Minho assume o desporto e a sua valorização como elemento fundamental na sua intervenção junto de todos os vieirenses. Esta premissa é sustentada no apoio constante aos clubes e às associações locais, materializado na atribuição de subsídios e na disponibilização das infraestruturas locais para que todos possam desenvolver as suas atividades.

Os últimos anos têm sido repletos de iniciativas de sucesso para o desporto vieirense, com o nosso concelho a ser palco de grandes provas desportivas de âmbito nacional e internacional.

A realização do Grande Prémio do Minho em ciclismo reconhece também o trabalho e o empenho do Município ao apoiar todos os projetos e as iniciativas desportivas bem como os seus agentes quer individuais, quer coletivos.

O Município de Vieira do Minho tem apostado numa lógica constante de promoção e de valorização da atividade e prática desportivas, como estratégia  dinamizadora e potenciadora do nosso território.

Contribuir para a elevação desportiva de uma das regiões mais jovem e dinâmica do país, é, por isso, motivo de orgulho redobrado.

Por tudo isto, na qualidade de Presidente do Município de Vieira do Minho, sinto uma  grande satisfação  no facto de o concelho ser palco escolhido para a realização desta iniciativa

 A todos recebo com um carinho especial, na certeza de que encontrarão em Vieira do Minho bons motivos para outras visitas.

 

António Cardoso Barbosa 
Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho



 

 
 




O turismo em Portugal tem vindo a afirmar-se como um setor verdadeiramente estratégico para a nossa economia. A região do Porto e Norte de Portugal tem registado as maiores taxas de crescimento turístico ao nível de Portugal continental. Um cenário animador que traz oportunidades ao norte do país, e às quais Melgaço não é indiferente. 

É fundamental sabermos onde estamos, para onde queremos ir e qual o caminho a percorrer. Por essa razão desenvolvemos um Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Melgaço: uma ferramenta para o desenvolvimento futuro do nosso turismo e fornece orientações aos agentes económicos, contribuindo para a criação de emprego e melhoria da qualidade de vida dos nossos habitantes.
 
Estamos certos que o correto posicionamento e ação à escala municipal é indispensável, seja no reconhecimento do potencial turístico, seja como facilitador e promotor de um programa de ação que estruture e configure o produto turístico e o seu desempenho em benefício dos melgacenses.
 
Desta forma, Melgaço pretende tornar-se o destino de natureza mais radical de Portugal, onde é possível praticar desportos de rio e montanha durante todo o ano, ao sabor de um Alvarinho único e de um fumeiro inigualável. Para tal comprometemo-nos a transformar o setor do turismo na alavanca da economia de Melgaço, através de um desenvolvimento sustentado, participado e inclusivo, em que todos os agentes locais se revejam e tenham orgulho em fazer parte.
 
Ao longo do desenvolvimento deste trabalho concluímos também que a criação de uma marca forte, que representasse o turismo de Melgaço em linha com a estratégia definida, era uma das ações prioritárias. Partimos para a implementação e, hoje, o turismo de Melgaço já tem uma identidade. Podemos dirigir-nos ao mercado com uma imagem positiva, que nos permite sermos reconhecidos entre outros destinos turísticos.

Manoel Baptista Calçada Pombal 
Presidente da Câmara Municipal de Melgaço



 
 
 

   

A camisola amarela do 29º Grande Prémio do Minho é patrocinada pela Empiqua, empresa de assistência técnica e comercialização de empilhadores. 
Para a Empiqua cada empilhador tem um lugar, uma função e um tratamento específico, assumindo a empresa o compromisso de desempenhar o trabalho na medida das reais necessidades de cada cliente.
A Empiqua associa-se ao Grande Prémio do Minho patrocinando a camisola amarela, símbolo da liderança da classificação geral individual. 

 

   


A ControlSafe, prestadora de serviços de saúde no trabalho, segurança no trabalho, segurança alimentar e controlo de pragas, patrocina a camisola verde, da liderança da classificação por pontos, do 29º Grande Prémio do Minho.
Com uma rede múltipla e multidisciplinar, a Controlsafe presta um conjunto de serviços necessários e exigidos legalmente. A base multidisciplinar da ControlSafe faz com que a empresa seja única e uma das primeiras em Portugal a integrar serviços com um objetivo comum: controlo e segurança nas empresas para o bem-estar das pessoas.

 

   

 

As Arrecadações da Quintã patrocinam a Camisola Azul, liderança da classificação da montanha, do 29º Grande Prémio do Minho. 
Tendo nascido com um espírito inovador dentro do sector de Parques de Estacionamento e com o propósito de solucionar os problemas de espaço do pequeno comércio e apartamentos de Guimarães, as Arrecadações estão pensadas para as empresas que necessitam de armazenar material de trabalho, stocks, amostras, material promocional ou arquivos num local limpo, seco, seguro e acessível.
Aos particulares as Arrecadações da Quintã proporcionam um serviço em que é guardar tudo o que não cabe em casa (móveis, bicicletas, motorizadas, material desportivo, livros, roupas, etc), detendo os utilizadores acesso ilimitado ao seu espaço. As Arrecadações da Quintã prestam ainda um serviço de recolha de viaturas, caravanas e barcos.

 

 

   

 

A Cision, líder global em serviços de media intelligence, patrocina a camisola laranja do 29º Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da juventude (melhor júnior de primeiro ano). 
Parceira da Associação de Ciclismo do Minho desde 2009, a Cision é o maior grupo internacional de análise e monitorização de informação, sendo em Portugal e na Península Ibérica uma referência na área de análise de meios de comunicação social.

 

 

   


“Força Minho” é um conceito desenvolvido e promovido pela Associação de Ciclismo do Minho que pretende assumir um duplo significado de “força” (enquanto “incentivo/estimulo” e “vigor/pujança”) e de contribuir em simultâneo para o rejuvenescimento do orgulho e unidade regional.
O vencedor da Camisola Branca - Força Minho (www.forcaminho.pt) será o ciclista representante de qualquer equipa da Associação de Ciclismo do Minho melhor classificado na geral individual por tempos do 29º Grande Prémio do Minho.

 

 

   


Em cada uma das três etapas do 29º Grande Prémio do Minho estará em disputada uma meta a sensivelmente 5 quilómetros do final com a designação "Raiz Carisma".
Raiz Carisma - Soluções de Publicidade é uma empresa de impressão digital (pequenos e grandes formatos, lona, vinil, papel, outdoors), reclamos luminosos, decorações de viaturas e montras e de design gráfico.
Oferecendo soluções criativas para cada projecto e utilizando meios e equipamentos de última geração, a Raiz Carisma (www.raizcarisma.pt) tem sede em Guimarães e oferece vantagens aos filiados da ACM.

 

   


Os dorsais do 29º Grande Prémio do Minho são POPP Design uma empresa de branding, design, web, social media, 3D e video.
Parceira da ACM e responsável pela imagem, entre outros, do Grande Prémio do Minho, a POPP Design (www.poppdesign.com) completa 15 anos em 2017, assumindo como compromisso que cada cliente recebe algo único, que funciona e de que se podem orgulhar. "Trabalhamos a criatividade que se comunica, que se vive, usa, inspira e motiva", referem os responsáveis da POPP Design.  

   


A Salvaggio Sportswear (www.salvaggio.pt) é a fornecedora oficial das camisolas de liderança do 29º Grande Prémio do Minho.
Recorde-se que a Associação de Ciclismo do Minho e a Salvaggio Sportswear subscreveram uma parceria que confere aos filiados da ACM, individuais ou coletivos, condições vantajosas na aquisição de equipamentos desportivos personalizados.
Especializada no design e confeção de roupa desportiva personalizada, a Salvaggio apresenta uma gama de produtos de elevada qualidade, nomeadamente equipamento técnico, amador ou profissional, para modalidades como o Ciclismo, Trail Running, Corrida e Triatlo. Focada na qualidade dos materiais, na ergonomia das soluções e no conforto dos produtos, a Salvaggio desenvolveu quatro gamas de vestuário desportivo (Performer, Pro, Evo e Evo Carbon) todas elas adaptadas às necessidades e correspondendo às maiores exigências. A Salvaggio garante as melhores soluções personalizáveis de vestuário desportivo permitindo que os praticantes se concentrem apenas na performance e no prazer da atividade desportiva. Com sede em Guimarães e representação nas zonas centro e sul do País, a Salvaggio fornece equipamentos desportivos personalizados para Portugal e para o estrangeiro.

A Saúde Constante - Medicina Desportiva prestará serviços de assistência médica no 29º Grande Prémio do Minho, disponibilizando também um serviço de massagens de recuperação muscular, através da sua equipa de fisioterapia e em condições vantajosas, aos atletas participantes na competição desportiva.
Prestadora de cuidados de saúde e especializada em Medicina Desportiva, a Saúde Constante realiza acompanhamento individual e coletivamente a atletas ou equipas de todas as modalidades desportivas (sejam ou não praticantes federados) e realiza o Exame Médico Desportivo.
A Saúde Constante e a Associação de Ciclismo do Minho subscreveram recentemente um protocolo que proporciona aos filiados da ACM o acesso, em condições vantajosas, aos serviços da empresa de Medicina Desportiva. 
Tendo como lema o profissionalismo, rigor, ética e competência, a Saúde Constante tem como missão o bem-estar, prevenção e promoção da saúde de todos os praticantes de desporto, aconselhando vivamente o Exame Médico Desportivo rigoroso, realizado por profissionais competentes. 
A Saúde Constante está licenciada e é reconhecida pela ERS – Entidade Reguladora da Saúde, tendo a sua sede no edifício da Cruz Vermelha Portuguesa, bem no centro de Viana do Castelo.

Mais informações: www.saudeconstante.pt.

 
 

 

   

A "Ciclismo a Fundo" foi designada revista oficial do 29º Grande Prémio do Minho no âmbito da parceria existente entre a Associação de Ciclismo do Minho e a Motorpress Lisboa (Bike Magazine e Ciclismo a Fundo).
A Ciclismo a Fundo é uma publicação bimestral dedicada às diferentes formas de utilização de bicicleta de estrada, integrando a atualidade noticiosa, reportagens desportivas, cicloturismo e a abordagem da bicicleta urbana e de lazer. 

   

O jornal diário Correio do Minho é o jornal oficial do 29º Grande Prémio do Minho. Fundado em 1926, o jornal Correio do Minho (www.correiodominho.com) é uma referência do jornalismo que diariamente dá conta da atualidade noticiosa da região.

   

A Transnós, empresa especializada no transporte, armazenagem, logística e distribuição de mercadorias, apoia o 29º Grande Prémio do Minho. Com sede em Fafe, a Transnós desenvolveu uma política completamente orientada para a satisfação dos clientes, diversificando e melhorando os serviços.
No âmbito da responsabilidade social tem colaborado e apoiado diversas instituições e associações.

   

 

No âmbito da parceria anual com a Associação de Ciclismo do Minho a AFAcycles (www.afacycles.com) apoia o 29º Grande Prémio do Minho.
A AFAcycles é uma empresa dedicada ao comércio e reparação de bicicletas, sediada em Vila Nova de Famalicão, que é atualmente uma das maiores lojas da especialidade no norte do país. A empresa mãe denomina-se Afamotos e foi fundada em 1968 pelo sócio gerente Armindo Ferreira Araújo que desde sempre trabalhou com motas e bicicletas.
A empresa representa as principais marcas do mercado do ciclismo e respetivos acessórios, entre elas estão a Merida, a KTM, a Pinnarello e a Haibike.
A loja presta todo o tipo de serviços para bicicletas, desde a aquisição à reparação incluindo ainda a troca de qualquer tipo de acessórios para ciclismo.
Composta por uma equipa jovem, a empresa marca a diferença pela forma como encara os desafios e os soluciona, assim como pela excelência e profissionalismo de todos os serviços prestados..

 

 

   

Distinguindo-se pelos automóveis de seleção, a Auto Terror apoia a 29º edição do Grande Prémio do Minho. A Auto Terror (www.autoterror.com) dedica-se ao Rent-a-car, comércio e à reparação de automóveis.

   

A Jopedois - Fábrica de Meias e Peúgas apoia o 29º Grande Prémio do Minho. Produzindo meias e peúgas de desporto para homem, senhora e criança, a Jopedois (www.jopedois.com) conquistou, pela qualidade dos artigos que fabrica, o reconhecimento nos mercados nacional e internacional.

   

A Guimarpeixe apoia o 29º Grande Prémio do Minho. Empresa de transformação, comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados, a Guimarpeixe (www.guimarpeixe.com.pt) está sedeada em Guimarães e foi criada em 1995.
A qualidade dos seus produtos e a eficiência dos seus serviços de distribuição permitiram que em poucos anos esta empresa passasse a actuar à escala nacional e internacional.

O conjunto de árbritos nomeado pela Federação Portuguesa de Ciclismo para o 29º Grande Prémio do Minho é composto pelos seguintes elementos: Luís Miguel Loureiro (Comissário Presidente), Luís Manuel Teixeira, Ana Belém Pereira, Ana Isabel Freitas, Joaquim Rosário Carvalho, Ana Catarina Silva, Manuel Oliveira Silva e Liliana Filipa Oliveira.

 

 

Vieira do Minho situa-se a Norte de Portugal, integra o distrito de Braga e ocupa uma área de 220 km².
A economia de Vieira do Minho baseia-se na agricultura e na criação de gado, essencialmente bovino e suíno. O pequeno comércio, a construção civil e os serviços constituem outras das principais atividades. O turismo, assente no património ambiental e cultural, tem permitido o desenvolvimento económico do concelho. A aposta no turismo fomentou o aparecimento de inúmeras unidades de alojamento e infraestruturas de lazer e de desporto.
O património rural e religioso é um importante repositório da cultura rural e das identidades dos concelhos do interior do país. Trata-se normalmente de património relacionado com o trabalho pré-industrial e com os valores das sociedades tradicionais. De facto, em Vieira do Minho, a forte tradição rural e agrícola traduz-se na presença de várias estruturas pré-industriais ligadas a atividade agro-pastoril e aos recursos naturais disponíveis no território, que pelo seu valor histórico e social merecem ser salvaguardadas e lembradas. Também as estruturas que utilizam a energia hidráulica e de arquitetura imponente moldaram as paisagens vieirenses, testemunhando assim o domínio do Homem sobre a Natureza.
Graças à toda esta variedade patrimonial, à herança histórica, aos empreendimentos hoteleiros, bem como à gastronomia tradicional, o concelho de Vieira do Minho é o destino ideal para umas férias simplesmente inesquecíveis.
 

   

   

 

 

 

 

 

 

Entre as serranias da Cabreira e do Marão, num extenso vale que ocupa mais de 18km no sentido mais longo e 8km de largo, mesmo à margem do Rio Tâmega, encontra-se Cabeceiras de Basto, um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho. Cabeceiras de Basto é uma terra antiga e por isso uma terra sábia. Uma terra que soube preservar a paisagem na qual convivem o Minho e Trás-os-Montes.
Riquezas de um lado, riquezas do outro, este concelho apresenta um vasto património paisagístico e arquitectónico, cunhado pelas marcas, pelos saberes e sabores tradicionais, testemunhos de um povo e do seu modus vivendi.
Integrado nas Terras de Basto, pequena sub-região com características individualizantes e próprias, outrora uma vasta circunscrição administrativa na bacia média do Tâmega, já em 1258 estava organizada com três julgados: o de Cabeceiras de Basto, o de Celorico de Basto e o de Amarante. Este último, quase limitado à sua Villa e a Telões, onde se haviam implantado vários mosteiros e uma importante fidalguia medieval. Em 1220 esta circunscrição compreendia ainda Mondim de Basto, algumas localidades dos concelhos de Amarante e Felgueiras, Ribeira de Pena e Vieira do Minho. Actualmente abrange uma área territorial de 239km2 por onde se espalham 8 freguesias e 4 uniões de freguesias (Alvite e Passos; Arco de Baúlhe e Vila Nune; Gondiães e Vilar de Cunhas; Refojos de Basto, Outeiro e Painzela). deve ler-se também 16.710 habitantes (Censos 2011).
O território do concelho ocupa actualmente uma área de cerca de 241 Km², sendo rodeado pelos concelhos de Celorico e Mondim de Basto a Sul, Montalegre e Boticas a Norte, Vieira do Minho a Noroeste, Fafe a Poente e Ribeira de Pena a Nascente.
Tem como limites naturais, a Norte, as serras da Cabreira e Barroso, a Este, o rio Bessa, a Sul e Sudeste, em grande parte o rio Tâmega e a Oeste a Serra da Lameira.
 

   

   

 

 

 

 

 

 

Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita: uma descoberta à parte!

Com 238,25 km² de área e 9 213 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).

Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso PNPG. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

As Festividades do concelho são marcadas, anualmente, por três grandes eventos – a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, o Melgaço em Festa (com o Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço), e a Festa do Espumante, que atraem ao concelho milhares de pessoas.

Melgaço vem-se afirmando como uma referência de qualidade e de oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação a serem hoje um motivo de atração turística, como o vinho Alvarinho e o fumeiro.

 

   

   

 

 

 

 

 

 

O Grande Prémio do Minho está de regresso às estradas da região minhota, nos dias 28, 29 e 30 de julho, apadrinhada pelos internacionais portugueses Tiago Machado, José Mendes e José Gonçalves e destinada ao escalão de juniores.
A clássica minhota, na sua 29º edição, irá percorrer no primeiro dia a região de Basto, tendo como epicentro a Praça da República, em Cabeceiras de Basto, vila que acolhe a primeira etapa do GPM na edição destinada a juniores, com o arranque da prova a obrigar os ciclistas a desgastarem-se ao longo de 88,8 km, com duas contagens de montanha, uma de 3ª categoria logo ao km 8,6, na ligação entre Cabeceiras e Póvoa de Lanhoso, e uma de 2ª categoria no alto da Lameira, após a passagem por Fafe, já no regresso para Cabeceiras, aos 62 km.
A etapa intermédia percorrerá estradas do concelho de Vieira do Minho, com partida e chegada na Praça Dr. Guilherme Abreu, no centro da vila, para percorrerem um total de 103 km, com o grau de exigência a aumentar ao segundo dia, apesar de apresentar apenas uma montanha de 2ª categoria ao km 53,4 em Portela.
O Alto Minho será o palco da etapa da consagração do primeiro júnior a conquistar o Grande Prémio do Minho, desenrolando-se toda a acção bem no coração do Alvarinho, com toda a estrutura da prova a localizar-se em Melgaço, com partida e chegada na Avenida da Inês Negra, aumentando a quilometragem mais uma vez, desta feita para 106 km.
A derradeira etapa contempla três contagens de montanha, todas elas de terceira categoria, sempre que o pelotão se aproximar da linha de meta nas três passagens pelo centro da vila raiana minhota.
O pelotão júnior será constituído pelas principais formações portuguesas e por seis formações espanholas, num total de 22 equipas.