Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
11º Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal
120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo

Cerca de meio milhar de participantes marcou presença na 11ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, no dia 24 de Junho, em Guimarães, para assinalar a Batalha de São Mamede de 1128.
Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, José Mendes, Marta Branco, João Salgado e Ilda Pereira foram algumas das presenças na iniciativa que, além de assinalar a Batalha de São Mamede de 1128, integrou este ano o programa oficial das comemorações dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo.
Ao momento da partida associaram-se Ricardo Costa e Seara de Sá, Vereadores do Desporto e do Urbanismo da Câmara Municipal de Guimarães e Carlos Coimbra, Presidente da Junta de Freguesia da Costa, entre outras individualidades.
Com um balanço positivo, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” um número de participantes que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
A 11ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. 
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, organizado desde 2009, tem a particularidade de gerar momentos de interação e de possibilitar a participação de toda a família. 
A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.  Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Esposende, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Melgaço, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Tarouca, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Vizela.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal contou, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionPOPP DesignScore TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeTempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de GuimarãesVitrus AmbienteAFAcycles,  Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.Associação Vimaranense de HotelariaNavega Rías Baixas, GuimarpeixeJunta de Freguesia da Costa, Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães), Finiconde, Interfios, Pevigel e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".
Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015).

 

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado que funcionará, a partir das 09h00 do dia 24 de junho, junto ao local de partida.

Os ciclistas minhotos Tiago Machado e José Mendes participam no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães.
A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial, seguro e sorteio de vários prémios), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt - aqui).
Os ciclistas profissionais minhotos associam-se assim à 11ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Confirmada está igualmente a participação de Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo) e de Cândido Barbosa (ex-ciclista), entre outros.

Delmino Pereira e Cândido Barbosa participam no Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães. A iniciativa integra este ano o programa oficial das comemorações dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.

Delmino Pereira, vencedor do 14º Grande Prémio do Minho em ciclismo (1990) e Campeão Nacional de Ciclismo, é atualmente Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sendo uma referência incontornável do ciclismo nacional, tendo alcançado ao longo da carreira resultados de destaque e granjeado a simpatia generalizada dos adeptos.
Cândido Barbosa, o "Foguete de Rebordosa" (ou o "Ciclista do Povo" como também é conhecido) iniciou a sua carreira de ciclista profissional em 1996, tendo envergado as camisolas do W52 Paredes Móvel, Maia-Jumbo, Banesto, LA-Pecol, LA-Liberty, LA Alumínios-Liberty Seguros, Liberty Seguros, Sport Lisboa Benfica e Palmeiras Resort / Prio. Embaixador da Liberty Seguros para o desporto e com mais de 120 vitórias no seu palmarés, Cândido Barbosa sagrou-se Campeão Europeu de Esperanças (1996), Campeão Nacional de ciclismo de estrada (2007) e de contrarrelógio (2005), tendo ainda ganho importantes competições nacionais e internacionais, incluindo vitórias em várias etapas e classificações da Volta a Portugal.

Realiza-se no dia 24 de junho, em Guimarães, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. A iniciativa é de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro), havendo a possibilidade de inscrição no Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT. A concentração está marcada para as 9 horas, junto ao Estádio D. Afonso Henriques.
As inscrições (gratuitas) podem ser efetuadas online (aqui)

A 11ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. 
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa". A iniciativa integra este ano o programa oficial das comemorações dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo.
A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.
A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, termina o Mini Passeio.
O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms com o passeio inicial pelo Centro Histórico de Guimarães e com o acesso final ao local de partida/chegada. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionPOPP DesignScore TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeTempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de GuimarãesVitrus AmbienteAFAcycles,  Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.Associação Vimaranense de HotelariaGuimarpeixeJunta de Freguesia da Costa, Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães), Finiconde, Interfios, Pevigel e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".
Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015).