Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
12º Troféu Carlos Carvalho
Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã
Gonçalo Martins (Efapel - Escola de Ovar) e Maria de Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) foram os grandes protagonistas do 12º Troféu Carlos Carvalho, última prova da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã de 2019.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de Ciclismo Pousada de Saramagos, a prova homenageou o vencedor da 22.ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959), o ciclista famalicense Carlos Carvalho. A iniciativa contou, já na entrega de prémios, com a presença André Carvalho, neto de Carlos Carvalho, e também ele ciclista que esteve ao serviço da seleção nacional de sub-23 no mundial que se realizou em Inglaterra.
Num excelente dia para a prática da modalidade foi muita a entrega por parte dos ciclistas, já que em disputa estavam ainda os títulos da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã de 2019. Ao empenho dos atletas responderam os adeptos que se descolaram em grande número a Pousada de Saramagos para assistir à prova.
Em Juniores a corrida foi muito disputada. Um grupo de nove atletas, onde estavam os principais candidatos à conquista da Taça do Minho, Fábio Fernandes e Diogo Narciso, cedo assumiu as despesas da corrida, deixando, a cada volta que faziam ao circuito, o pelotão mais afastado. 
O vencedor da tarde foi o jovem Gonçalo Martins (Efapel - Escola de Ovar) que atacou quando faltavam quatro voltas para o final e deixou o restante grupo a 54 segundos de diferença. A Efapel voltou a festejar quando Fábio Fernandes cortou a meta em segundo lugar e garantiu assim a conquista da Taça do Minho. De referir que o ciclista da Efapel arrecada o troféu dois anos consecutivos por duas categorias diferentes (o ano passado venceu a Taça do Minho em Cadetes).
No terceiro posto ficou Diogo Narciso (Bairrada), que assim termina a Taça do Minho em segundo lugar, enquanto nos lugares seguintes ficaram Daniel Dias (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) e Marco Marques (Tensai/Sambiental/Santa Marta), atletas que se despedem dos clubes e das provas do Minho.
Por equipas, a Efapel foi a grande vencedora da tarde, enquanto a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact subiu ao segundo lugar do pódio e a UC Trofa foi terceira.
Em Elites femininas, Maria de Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) voltou a impor um forte ritmo na sua prova, terminando com um excelente tempo. 
Em Cadetes a luta pelo título da Taça do Minho estava ao rubro, com quatro atletas ainda com hipóteses de arrecadar o troféu. Por isso, assistiu-se a uma corrida muito disputada e sempre muito controlada entre os candidatos. Aproveitaram para fugir do pelotão Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Lucas Lopes (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) que andaram isolados algumas voltas. No sprint final o atleta de Penafiel foi mais forte e triunfou, enquanto Lucas Lopes foi segundo e Pedro Vieira (Vito/Feirense/PNB) terceiro.
Dos candidatos, Sérgio Saleiro (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) foi o primeiro a chegar à meta, terminando na 14.ª posição e assegurando a conquista da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã em Cadetes.
Por equipas a Vito/Feirense/PNB foi a melhora, seguida da BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais e da Efapel - Escola de Ovar.
Em Cadetes femininos, Beatriz Roxo (Maiatos) e Beatriz Pereira (Bairrada) travaram um duelo interessante, com a campeão nacional a levar a melhor na hora de cortar a meta. Beatriz Roxo já tinha assegurado a conquista da Taça do Minho. Marisa Ferreira (EFAPEL – Escola de Ovar) foi terceira a escassos 3 segundos das primeiras.
 
Em Escolas a BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais destacou-se ao vencer o 12.º Troféu Carlos Carvalho e a Taça do Minho. Em Pousada de Saramagos, a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel terminou em segundo e a Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact em terceiro.
Em termos individuais, João Martins (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) impôs-se em Juvenis, deixando nos lugares imediatos Fábio Carvalho e Rafael Sousa, ambos da BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais.
Em Juvenis Femininos, Beatriz Silva (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) subiu ao lugar mais alto lugar do pódio, enquanto Ana Monteiro (NRV - Academia de Ciclismo) foi segunda e Lara Pereira (União Ciclismo da Trofa) terminou em terceiro.
Em Infantis, Rui Sabino (UC Trofa) foi o mais forte e assegurou o primeiro lugar, deixando Ivo Ribeiro (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) na segunda posição e Joaquim Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) na terceira. Mara Ribeiro (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) foi a vencedora da prova feminina.
Em Iniciados, Afonso Silva (BTT Braguinhas/Padim da Graça) foi o protagonista do dia, vencendo isolado a prova em linha e destacando-se na prova de destreza. No segundo posto ficou Renato Sousa (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais, enquanto Simão Pedrosa (Tensai/Sambiental/Santa Marta) foi terceiro.
Adelaide Palmeira (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) terminando Sara Fernandes (Tensai / Sambiental / Santa Marta) em segundo.
Em Pupilos/Benjamins Gabriel Santos (UC Trofa) e Daniela Fernandes (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) destacaram-se, subindo ao lugar mais alto do pódio.
Em masculinos de realçar ainda o desempenho de Santiago Moreira e Tomás Garcês, ambos do Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
Já na prova feminina Mariana Ribeiro (BMC/ Póvoa de Varzim/CDC Navais) e Matilde Fernandes (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) também subiram ao pódio.
 
Fábio Fernandes (Efapel - Escola de Ovar), que está no seu primeiro ano de Júnior, assegurou em Pousada de Saramago a conquista da Taça do Minho de estrada – Arrecadações da Quintã de 2019.
“Foi um dia muito especial. Consegui conquistar a Taça do Minho e o meu colega venceu a corrida. Tínhamos previsto lutar pela vitória, mas não estávamos a contar que fosse o Gonçalo. Foi muito bom. Atrás controlamos a corrida para que a vitória na Taça do Minho ficasse na Efapel”, explicou o jovem ciclista referindo estar “muito satisfeito” até porque “é o segundo ano seguido que venço a Taça do Minho, o ano passado venci em Cadetes e agora em Juniores”. 
“Agora quero é dedicar-me aos estudos, quero terminar o 12.º ano. Tem sido complicado conciliar as duas coisas porque passo muitas horas fora de casa, mas este ano tenho que me dedicar aos estudos”, concluiu o atleta.
Sérgio Saleiro (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) também garantiu em Pousada de Saramagos o triunfo na Taça do Minho mas no escalão de Cadetes.
“Estou muito satisfeito. Foi um circuito muito disputado, muito difícil, mas controlamos sempre o andamento dos adversários”, começou por afirmar o atleta de Barcelos, que adiantou: “o mais difícil foram os ataques dos adversários, que tentaram de tudo para vencer a Taça”.
Sérgio Saleiro disse ainda estar “muito satisfeito por vencer a Taça do Minho, que era uma das metas da época. O grande objetivo era o Campeonato Nacional, não foi possível, mas conseguimos assegurar os dois primeiros lugares da classificação da Taça do Minho”.
Quanto ao futuro: “esta época está a terminar, depois é tempo de tirar umas férias da bicicleta...ou melhor vamos desfrutar da bicicleta e começar a preparar a época de pista, em que queremos fazer uma boa campanha”.
A equipa da BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais venceu coletivamente nos escalões de Escolas. Sérgio Baltarejo mostrou-se satisfeito com o resultado, que “vale mais pela alegria das crianças”. “Estamos muito satisfeitos. Viemos cá porque os miúdos queriam participar e na verdade foi muito positivo” começou por referir o responsável pela equipa da Póvoa de Varzim. Sérgio Baltarejo referiu ainda que “conquistar este tipo de resultados é sempre positivo para os miúdos, motiva-os, leva-os a trabalhar ainda com mais empenho, mas a nossa grande meta principal é a formação. Claro que os resultados são o fruto do trabalho que se faz diariamente. Estamos muito satisfeitos”.
 
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de Ciclismo Pousada de Saramagos, o Troféu Carlos Carvalho teve o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e contou com os seguintes apoios: Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignScore TechNavega Rías Baixas, entre outros.
 
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2019, agendada para o dia 23 de novembro (Auditório da Universidade do Minho - Campus de Azurém - Guimarães), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2019 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

Última prova da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã de 2019, o 12º Troféu Carlos Carvalho realiza-se no dia 28 de setembro, numa iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação de Ciclismo Pousada de Saramagos. A prova de homenagem ao vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta  (1959) destina-se aos escalões de pupilos/benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes, juniores, elites amadoras e masters.
A iniciativa decorrerá em Pousada de Saramagos (Vila Nova de Famalicão), nas imediações da Avenida São Martinho, entre as 14 e as 18h30.
O Troféu Carlos Carvalho incluirá a realização de gincanas para as categorias de pupilos/benjamins e iniciados e provas em linha para iniciados, infantis, juvenis, cadetes, juniores, elites amadoras e masters. A cerimónia protocolar está marcada para as 18h30.
As provas de gincana serão realizadas na avenida São Martinho (Igreja) e as provas em linha no seguinte percurso: Avenida São Martinho (Junta de Freguesia), Avenida do Cruzeiro, Avenida da Tapada, Avenida da Riopele, Avenida São Martinho. (1,9 kms/volta).
As atividades até ao escalão de iniciados serão realizadas a partir das 14 horas estando a partida da prova em linha de juvenis (15,2 Kms) agendada para as 14h45, de cadetes (28,5 kms) para as 15h30, de juniores (38 kms) para as 16h30 e das Elites Amadoras e Masters (19 Kms) para as 17h30.
O Troféu Carlos Carvalho é promovido em homenagem a Carlos Carvalho, vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959), prova disputada ao longo de 26 etapas, num total de 2643,5 quilómetros, à média horária de 33,715 Km/hora. Carlos Carvalho ganhou a "prova rainha" do ciclismo nacional ao serviço do Futebol Clube do Porto.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de Ciclismo Pousada de Saramagos, o Troféu Carlos Carvalho tem o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e conta com os seguintes apoios: Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignScore TechNavega Rías Baixas, entre outros.

 

Carlos Carvalho - Vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta

 

Nascido a 2 de Janeiro de 1933 na freguesia de Vermoim (Vila Nova de Famalicão), Carlos Carvalho viveu a maior parte da sua vida na freguesia vizinha de Pousada de Saramagos, tendo aí falecido a 11 de Janeiro de 2004, aos 71 anos de idade.
Ao serviço do Futebol Clube do Porto, Carlos Carvalho venceu a 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959), prova disputada ao longo de 26 etapas, num total de 2643,5 quilómetros, à média horária de 33,715 Km/hora. A brilhante vitória de Carlos Carvalho foi alcançada no dia 15 de Agosto de 1959, secundado por Jorge Corvo, do Tavira a 5 segundos. Nessa edição da Volta a Portugal, Alves Barbosa sagrou-se vencedor da classificação por pontos e das metas volantes.
Carlos Carvalho começou a destacar-se como ciclista no início da década de cinquenta, nas provas realizadas pela Mabor, vencendo em 1953 o Campeonato Nacional em Amadores/Seniores.
Em 1955 ingressou no Futebol Clube do Porto disputando nesse ano a Volta a Portugal onde arrecadou o segundo lugar na terceira etapa e o Prémio da Montanha, resultado que veio a repetir em 1960 e em 1961. Contribuiu para a vitória coletiva do Futebol Clube do Porto nas Voltas de 1958, 1959 e 1964. Obteve a primeira vitória em etapas da “prova rainha” do ciclismo português em 1957, na 17ª tirada com chegada a Lisboa
Em 1958, Carlos Carvalho venceu a Clássica Porto-Lisboa, foi terceiro na classificação geral da Volta a Portugal e venceu duas das etapas, a 3ª com chegada a Évora e a 9ª na Pista de Alvalade, em Lisboa.
No ano em que venceu a Volta a Portugal, Carlos Carvalho foi terceiro na “Corrida dos Seis Dias”, na Uberlândia, Brasil.
Após 10 anos na equipa do Futebol Clube do Porto, Carlos Carvalho ingressou em 1965 na equipa CEDEMI, de Viana do Castelo, simultaneamente como ciclista e Diretor Desportivo. Na Volta desse ano, fica para a história o “roubo” da camisola amarela a um ciclista espanhol, tudo porque Carlos Carvalho não resistiu ao impulso de ser o primeiro a passar em Vila Nova de Famalicão.
Um ano depois, ainda na CEDEMI, Carlos Carvalho põe termo à carreira de ciclista profissional, modalidade onde alcançou grande prestígio no panorama ciclista nacional e, inclusive, internacional. Carlos Carvalho chegou a participar na Volta à Espanha, integrando a seleção portuguesa onde corriam Alves Barbosa, João Marcelino, Joaquim Carvalho, Sousa Santos, Agostinho Ferreira, José Firmino, Artur Coelho e Manuel Graça.
Depois de deixar de competir, Carlos Carvalho continuou ligado à promoção do desporto, sobretudo junto dos mais jovens.
Na década de 90, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu uma distinção a Carlos Carvalho, tendo organizado, no âmbito da ExpoAve, uma exposição em que foi exibida, por exemplo, a bicicleta com que este famalicense vencera a Volta a Portugal de 1959. No dia 23 de novembro de 2013, aquando da Gala de Encerramento da Época Desportiva realizada em Vila Nova de Famalicão, a Associação de Ciclismo do Minho homenageou Carlos Carvalho numa cerimónia, à qual se associou a Federação Portuguesa de Ciclismo e as cerca de cinco centenas de pessoas presentes na Casa das Artes, em que foi recordado o percurso do atleta famalicense.
Em 1993, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal Desportivo, como reconhecimento de uma vida ligada ao fomento do desporto.
Em 1999, a ADRO - Associação Desportiva Outeirense, sediada em Pousada de Saramagos, criou uma escola de ciclismo com o seu nome, tendo por objetivo a formação das crianças e dos jovens do ciclismo. Em 2008 a Associação de Ciclismo de Pousada de Saramagos, depois da extinção da secção de ciclismo da ADRO, criou uma Escola de Ciclismo a que deu o nome de Carlos Carvalho.
Glória do ciclismo nacional, Carlos Carvalho permanece também como um dos maiores desportistas do Minho, sendo merecedor do respeito e admiração de sucessivas gerações.