Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
5º BTT XCO de Melgaço
4# Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech
Saul Lopez (Academia Postal - Actyon - MMR - Maceda) e Raquel Queirós (Quintas das Arcas/Jetclass/Xarão) foram os grandes vencedores, em elites, do 5º BTT XCO Vila de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech que se realizou no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.
Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e por Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço - www.melgacosportscenter.com), com o apoio do Município de Melgaço, a quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech foi mais uma excelente jornada de BTT, com os atletas a disfrutarem das boas condições, das paisagens magníficas e do bom tempo que se fez sentir.
Com a presença de várias equipas da Galiza, o BTT XCO de Melgaço confirmou o espanhol Saul Lopez (Academia Postal – Actyon – MMR – Maceda) como o grande vencedor da prova na categoria de elites. António Azevedo (Tomatubikers/Toyota – Macedo&Macedo) terminou na segunda posição Fábio Martins (BTT Braguinhas/Padim da Graça) completou o pódio.
Na corrida de elites femininas, Raquel Queirós (Quintas das Arcas/Jetclass/Xarão) fez uma prova bastante rápida, concluindo o percurso com a diferença de 10:19m para a segunda classificada e líder do Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech, Daniela Pereira (SAERTEX Portugal/Edaetech). Na terceira posição classificou-se Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima).
Em sub-23, a vitória também sorriu a um espanhol, neste caso a Estefan Gonzalez (Burgas Bike Team C.D.), enquanto Eduardo Teles (Saertex Portugal/Edaetech) foi segundo classificado e Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) o terceiro.
Em Juniores, triunfou Lucas Braga (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) que assim reforçou a liderança do Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech. O atleta barcelense deixou Rúben Queirós (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a mais de quatro minutos, enquanto Francisco Afonso foi terceiro.
Na prova feminina, Joana Santos e Rute Silva, ambas do Tomatubikers/Toyota – Macedo&Macedo, preencheram o pódio, enquanto em Cadetes João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Laura Mira (Redondela II Piccolo) saíram de Melgaço com a vitória.
Duarte Monteiro (Joane BTT/Trilhos Bike) venceu em Masters 30, deixando nos lugares imediatos os atletas do BTT Braguinhas/Padim da Graça, Cláudio Veloso e Henrique Carvalho.
Em Masters 40 a vitória foi para António Viana (Bombos S. Sebastião/MonçãoBike/Lusomotor), enquanto António Rocha (Saertex Portugal/Edaetech) foi segundo e Roberto Lopes (Batotas/Ponte Lima) terceiro.
Na prova de Masters 50 Rodolfo Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) trinfou perante António Sousa e João Amaro (Batotas/Ponte Lima), respetivamente segundo e terceiro classificados.
Em Open 1, evidenciou-se para Manuel Carvalho, seguido de Bruno Loureiro e José Rodrigues.
A AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde voltou a dominar por equipas, somando a sua terceira vitória em quatro provas e reforçando o comando do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech. Na segunda posição ficou a Saertex Portugal e na terceira o BTT Matosinhos.
 
Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira voltou a vencer em escolas
 
Nos escalões de escolas, a Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira foi a vencedora por equipas do BTT XCO de Melgaço, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO -SCORE Tech, classificando-se em segundo a Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact e em terceiro a Escola BTT Matosinhos.
Em termos individuais Miguel Lopes (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) e Matilde Fernandes (Seissa/KTM - Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) foram os melhores na prova de Pupilos -Benjamins.
Em Iniciados a vitória sorriu a Pedro Martins (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) e a Diana Silva (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira), tendo José Cardoso (Tomatubikers/Toyota -Macedo&Macedo) e Sofia Sousa (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) ganho em Infantis. 
João Martins (Seissa/KTM - Bikesen /Matias&Araújo/Frulact) e Matilde Fraga (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) triunfaram em juvenis.
 
Saertex Portugal/Edaetech satisfeita com o desempenho
 
A Saertex Portugal/Edaetech terminou a prova de Melgaço na segunda posição por equipas, classificação que agradou ao diretor desportivo Rafael Rocha. “Foi um bom resultado mas nós queríamos mais. Gostaríamos de ter ficado em primeiro lugar, mas não corremos com o mesmo número de atletas que outras equipas. Por isso, conquistamos um bom resultado por equipas”.
Rafa Rocha, como é mais conhecido, confessou que “o grande objetivo da equipa era ganhar o Campeonato do Minho, sabemos que é uma meta muito difícil de conquistar porque nesta prova participam equipas com outros argumentos, com mais atletas. Nós para o número de atletas com que participamos até estamos a fazer uma boa campanha”.
 
José Adriano Lima (Vereador da Câmara Municipal de Melgaço) 
 
José Adriano Lima, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço, congratulou-se pela forma como decorreu o 5º BTT XCO Vila de Melgaço, quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech
“Estas são provas muito importantes para Melgaço e fazem parte de uma parceria que temos com a Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo. Esta é já a quinta prova do 5º BTT XCO Vila de Melgaço e estamos satisfeitos com a forma como tudo decorreu. Tive oportunidade de ouvir as equipas, que também se mostraram satisfeitas com as condições que aqui encontraram e que são muito boas para a prática da modalidade”. 
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço lembrou que Melgaço é cada vez mais conhecido pela sua ligação ao desporto: “Melgaço é conhecido pelo vinho Alvarinho, pela gastronomia, mas cada vez mais é também conhecido pelo desporto. Temos o centro de estágios, que é utilizado pelos clubes das várias modalidades para fazer as suas preparações e com estes eventos reforçamos a posição no ciclismo e nestas vertentes. Um dos nossos objetivos é que os locais acabem por praticar um pouco mais o ciclismo nas suas mais variadas vertentes”.
José Adriano Lima destacou ainda a importância destes eventos no desenvolvimento da economia local referindo que “estes eventos têm um impacto direto da economia de Melgaço. Quando recebemos este tipo de eventos, recebemos a visita de muitas pessoas, algumas até vêm de véspera, passam cá a noite, fazem cá as suas refeições, visitam os locais mais turísticos e depois acabam por vir a Melgaço noutra alturas, em lazer e isso é muito importante para nós”.
 
Escola BTT Matosinhos: “provas da ACM têm cariz mais competitivo”
 
José Lapa, diretor da Escola BTT Matosinhos, mostrou-se satisfeito com o desempenho dos seus atletas dos escalões de Escolas, salientando que “terminar em terceiro e ir ao pódio já é muito bom, muito positivo. É o fruto do trabalho que vamos fazendo com os atletas. Durante a semana vamos treinando, passamos alguns ensinamentos e depois gostamos de os trazer às provas e ver a reação deles”.
A Escola de BTT Matosinhos pertence à Associação de Ciclismo do Porto mas José Lapa refere que “gostamos de participar nas provas da Associação de Ciclismo do Minho porque têm um cariz mais competitivo, uma boa organização e tem no seu calendário muita e boas provas para os miúdos aprenderem e evoluírem”.
A Escola BTT Matosinhos (que este ano também se iniciou nas provas de estrada com três atletas femininas) participa no BTT há 14 anos, tendo os escalões de formação em pleno funcionamento: “começamos com os Pupilos, temos vários meninos, alguns chegam aqui e nem sabem andar de bicicleta, mas nós damos-lhes tempo para aprender. Durante a semana temos os treinos sob a orientação da Rita Vigário e ao sábado treinamos todos juntos de uma forma mais intensa”.
 
O 5º BTT XCO Vila de Melgaço teve o apoio do Município de Melgaço, Federação Portuguesa de CiclismoCisionScore TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãPOPP Design e do comércio e industria local.
O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), onde foi promovida a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
O complexo, 
centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.
Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.
A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.
Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

O Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço recebe no dia 5 de maio o 5º BTT XCO Vila de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech. A iniciativa decorrerá entre as 10 e as 16h00 e a entrada do público é livre.
Promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e por Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço - www.melgacosportscenter.com), com o apoio do Município de Melgaço, a quarta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech será aberta à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
O programa do 5º BTT XCO Vila de Melgaço começará às 10 horas com o as provas de Pupilos/Benjamins e Iniciados. Às 11 horas começará a prova de Infantis e Juvenis, estando a cerimónia protocolar dos escalões de Escolas está marcada para as 12 horas. Pelas 13 horas começará a corrida de cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 arrancará a competição de elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00.

A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 5º BTT XCO Vila de Melgaço tem o apoio do Município de Melgaço, 
Federação Portuguesa de CiclismoCisionScore TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeArrecadações da QuintãPOPP Design e do comércio e industria local.
O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), onde será promovida a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
O complexo, 
centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.
Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.
A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.
Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.