Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
21º BTT XCO - ACRAP
6# Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech

António Azevedo (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo) e Daniela Pereira (Saertex Portugal / Edaetech) dominaram o 21.º BTT XCO - ACRAP, sexta e última prova Campeonato do Minho de BTT XCO - Score Tech de 2019 disputada em Prozelo (Arcos de Valdevez).
Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 21.º BTT XCO – ACRAP, que se realizou nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP, tinha como aliciante o facto de muitos dos títulos de Campeão do Minho ainda estarem por decidir. Assistiu-se, também por isso, a lutas interessantíssimas em vários escalões, com alguns atletas a confirmarem o favoritismo e outros a surpreenderem.
Uma das corridas com a luta mais acesa foi a de Elites Masculinas. António Azevedo, da equipa famalicense Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo, superiorizou-se aos adversários e triunfou em Prozelo, conquistando também o título de Campeão do Minho de BTT XCO – Score Tech. Na segunda posição terminou Carlos Rego (Bombos São Sebastião / MonçãoBike / Lusomotor), enquanto Diogo Fernandes (BTT Braguinhas / Padim da Graça) concluiu a prova em terceiro.
Em femininos, Daniela Pereira (Saertex Portugal / Edaetech) não encontrou obstáculos de monta para a revalidação do título de Campeã do Minho. A atleta de Famalicão, que representa a equipa vianense Saertex Portugal / Edaetech, venceu sem oposição a prova da ACRAP e somou a quinta vitória em seis provas do Campeonato do Minho de BTT XCO - Score Tech.
Em Sub 23 a luta também foi grande, com os três primeiros classificados a terminarem o Campeonato do Minho muito próximos pontualmente. No 21.º BTT XCO - ACRAP, José Simões (Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo) foi o grande vencedor, terminando José Ribeiro (Joane BTT/Trilhos Bike) em segundo e Tiago Alves (AXPO/FisrtBike/Vila do Conde) em terceiro. Nas contas do Campeonato do Minho de BTT XCO - Score Tech, José Ribeiro (Joane BTT/Trilhos Bike) conquistou o primeiro lugar enquanto Tiago Alves concluiu a competição em segundo. 
Em Femininos, Ana Moreira (Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo) venceu a sexta e última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - Score Tech.
Rúben Queirós (AXPO/FisrtBike/Vila do Conde) foi o mais rápido na corrida de Juniores, deixando na segunda posição Lucas Braga (Seissa/KTM - Bikesen/Matias&Araújo/Frulact) que, ainda assim, garantiu o título de campeão minhoto. Tiago Silva (Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo) foi o terceiro classificado em Prozelo. Na prova feminina venceu Joana Santos (Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo) que também se sagrou Campeã do Minho.

 

Em Cadetes, João Cruz (AXPO/FirstBike/Vila do Conde) confirmou o favoritismo vencendo a etapa de Arcos de Valdevez e conquistando invicto a competição minhota. Ivo Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) foi segundo Gabriel Conde (Avanza AD) o terceiro. Laura Mira (Redondela II Piccolo) venceu em femininos, deixando Catarina Lopes (Batotas/Ponte de Lima), que já tinha garantido o título de Campeã do Minho, na segunda posição.
Rúben Nunes (AXPO/FisrtBike/Vila do Conde) regressou em Prozelo às provas no Minho e venceu a corrida de Master 30. Cláudio Veloso (BTT Braguinhas/Padim da Graça) conquistou o Campeonato, concluindo a prova de Prozelo em segundo lugar, à frente de Duarte Monteiro (Joane BTT/Trilhos Bike).
Em Master 40, António Viana (Bombos S. Sebastião/MonçãoBike/Lusomotor) superiorizou-se aos seus adversários e, além de vencer na última prova, assegurou o triunfo na classificação geral final. Na segunda posição ficou António Rocha (Saertex Portugal/Edaetech), enquanto Roberto Lopes (Batotas/Ponte de Lima) terminou em terceiro. Rodolfo Lopes, da AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde, venceu a corrida de Master 50 e a sua equipa triunfou coletivamente.
A equipa AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde esteve também em destaca ao somar em Prozelo a quinta vitória em seis provas do Campeonato do Minho de BTT XCO - Score Tech de 2019.

 

Nos escalões de escolas, João Martins (Seissa/KTM - Bikesen/Matias&Araújo/Frulact) e Beatriz Silva (BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais) venceram em Juvenis, José Cardoso (Tomatubikers/Toyota -Macedo&Macedo) e Sara Alvarez (Club Ciclista Ponteareas) em infantis, Afonso Silva (BTT Braguinhas/Padim da Graça) e Ainoa Posada (Club Ciclista Ponteareas) em iniciados e em Pupilos/Benjamins evidenciaram-se Samuel Gomes e Matilde Fernandes, ambos da equipa Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact.
Por equipas venceu a Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, seguida do BTT Braguinhas/Padim da Graça e do Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo.

 

Emília Cerdeira (Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez)

Emília Cerdeira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, considera a realização das provas de BTT uma mais valia para a região. “Estamos em plena área do Parque Nacional da Peneda-Gerês que tem quilómetros de trilhos, que podem e devem ser aproveitados, pelos desportos de natureza. Esta prova de BTT, assim como a que aconteceu há algumas semanas de Downhill, aliam o desporto à natureza e contam com o nosso apoio. Ao mesmo tempo divulgamos as condições e as paisagens que temos no concelho. Esta é uma boa forma de divulgarmos Arcos de Valdevez”.

De resto, considera a autarca, “este tipo de provas traz sempre muita gente a Arcos de Valdevez, desde os atletas, staff, famílias e amigos até ao simples adepto. 

 

Ricardo Brito (Presidente da ACRAP)

Ricardo Brito, presidente da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu a prova.

“O balanço é muito positivo, desde logo porque não houve incidentes, ninguém se magoou e isso é muito importante. Depois esta era uma prova que decidia os títulos de campeão e assistimos a corridas muito interessantes. Tivemos aqui bastante gente, apesar de ser a última prova da época, que deram um colorido bonito a este 21.º BTT XCO”.

Ricardo Brito salientou ainda a circunstância do 21.º BTT XCO - ACRAP receber as Escolinhas, fator “muito importante e incentivador para que as pessoas venham ver estes miúdos em ação. É aqui que se começa a gostar de XCO, de ciclismo e para nós isto é muito importante”.

 

António Costa (Tomatubikers/Toyota – Macedo&Macedo)

António Costa, diretor desportivo da Tomatubikers/Toyota – Macedo&Macedo, não escondeu a satisfação pelo desempenho da equipa que representa. “Conseguimos confirmar a conquista do título de Campeão do Minho em Elites Masculinos, em Sub-23 e Juniores Femininos. Hoje estamos muito satisfeitos. Temos uma equipa pequena, mas vamos conquistando bons resultados”, referiu António Costa salientando que “os resultados são fruto de muito trabalho” e que o clube “trabalha em função dos atletas, a pensar neles e criando-lhes condições para que eles possam atingir os seus sonhos, mas não estamos obcecados pelos resultados de equipa. Alegra-nos ver jovens que começaram nos escalões de escolas e hoje brilham nos escalões de competição”.

 

Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech)

Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech), Campeã do Minho de BTT XCO – Score Tech, reconheceu que encarou a prova de Prozelo de forma diferente por já ter assegurada a conquista do título minhoto. “Não valia a pena desgastar-me muito, até porque ainda estou a recuperar da prova de XCM e em breve começa a Taça de Ciclocrosse onde pretendo apresentar-me nas melhores condições para lutar por uma boa campanha”, começou por afirmar Daniela Pereira.

 

Lucas Braga (ACRRoriz)

Lucas Braga (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact), conquistou o título de Campeão do Minho de BTT XCO na escalão de Juniores, um dos seus grandes objetivos para a época desportiva de 2019. “Parti para esta prova decidido a confirmar a conquista do título de Campeão do Minho, que era o meu grande objetivo e conseguiu-o. Tentei de tudo para vencer a prova e terminar em beleza, mas acabei por ficar em segundo. Este é um circuito muito duro, que ficou ainda mais duro devido ao mau tempo, mas consegui fazer uma boa prova e conquistar o título, que era o que mais queria”, disse o jovem atleta da equipa de Barcelos.

 

João Cruz (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde)

João Cruz, ciclista de Viana do Castelo que alinha na Axpo/Firstbike Team/Vila do Conde, também fez um balanço positivo da sexta e última prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – Score Tech: “A prova correu muito bem. Ataquei na primeira volta e assumi o comando, depois fui controlando. Esta pista é muito rápida e dura, boa para este tipo de ciclismo. A organização está de parabéns”.

 

O 21º BTT XCO - ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJFederação Portuguesa de CiclismoScore TechCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignAFAcycles e Navega Rías Baixas.
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2019, agendada para o dia 23 de novembro (Auditório da Universidade do Minho - Campus de Azurém - Guimarães), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2019 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

A última e decisiva prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Score Tech de 2019 será disputada no dia 20 de outubro em Prozelo (Arcos de Valdevez). O 21º BTT XCO - ACRAP decorrerá nas imediações do Campo de Futebol da ACRAP (Prozelo).
Numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da ACRAP - Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, o 21º BTT XCO - ACRAP é aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
O 21º BTT XCO - ACRAP começará às 10 horas com as provas de Pupilos/Benjamins e Iniciados. Às 11 horas começará a prova de Infantis e Juvenis, estando a cerimónia protocolar dos escalões de Escolas marcada para as 12 horas. Pelas 13 horas começará a corrida de cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 arrancará a competição de elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00.
A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt. 
O 21º BTT XCO - ACRAP tem o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Prozelo, IPDJFederação Portuguesa de CiclismoScore TechCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignAFAcycles e Navega Rías Baixas.