Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Ciclocrosse de Melgaço (2020/2021)
Vítor Santos e Ana Santos, ambos da Patocycles/Eyres by Shamir, são os primeiros comandantes da Taça de Portugal de Ciclocrosse na categoria de elite, depois de vencerem a primeira prova disputada no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.
Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço, a prova de ciclocrosse foi organizada em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
As primeiras três voltas da prova de elite masculina foram palco de um equilibrado mano a mano entre Vítor Santos e Jorge Magalhães (W52-FC Porto), que rodaram juntos em cabeça de corrida. No entanto, durante a quarta volta, o corredor da Patocycles/Eyres by Shamir isolou-se e pedalou ao encontro da vitória.
Vítor Santos conquistou a primeira corrida da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2020/2021, suplantando dois profissionais de estrada, que o acompanharam no pódio. Jorge Magalhães registou um atraso de 29 de segundos e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) chegou 1m32s mais tarde do que o vencedor.
A corrida de elite feminina contou apenas com duas participantes, ambas em idade júnior na temporada de 2020. Ana Santos, que, apesar da idade, já é campeã nacional de elite, puxou pelos galões e ganhou em solitário. Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) cedeu 5m37s.
João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu o duelo em juniores. Foi acompanhado no pódio por Tomás Sacramento (Bairrada), que gastou mais 54 segundos, e por João Silva (Guilhabreu BTT), que ficou a 1m27s.
A melhor na corrida que juntou sub-23 e juniores femininas foi uma ciclista que, em 2020, competiu, até este momento, como cadete. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) isolou-se para triunfar com 2m33s de vantagem sobre Marta Branco (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com 11m12s de margem sobre Catarina Lopes (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).
Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) impôs-se na emocionante corrida de cadetes, com os rivais mais diretos a cortarem a meta pouco depois. Lucas Ferreira (Sabor do Norte/BilaBiker´s Racing Team) ficou a 9 segundos e Rafael Sousa (Póvoa de Varzim/CDC Navais) precisou de mais 17 segundos do que o vencedor para fechar o pódio. Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube) foi a única cadete feminina em pista.
As provas de veteranos foram ganhas pelo master 30 Rubén Cajide (Ourense Termal CC), pelo master 40 Israel Castañeda (Taymory-Rodley Team CX), pelo master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e pelo master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
O programa desportivo abriu com a corrida de juvenis, que juntou um pelotão de 14 corredores. O primeiro classificado foi Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos).

Melgaço acolhe no dia 8 de novembro a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. A disputar no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço, a iniciativa será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Promovida conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço, a prova de ciclocrosse destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters.
O programa da primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse prevê um período para treinos entre as 07h30 e as 09h00, iniciando-se a competição às 09h30.
O Ciclocosse de Melgaço decorrerá num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço. As inscrições devem ser formalizadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui).
O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço) onde será disputada a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
O complexo, centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.
Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.
A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio. É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.
Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.