Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã
Diogo Saleiro e o CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor foram os grandes vencedores do Prémio Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, que se disputou na tarde de sábado e percorreu estradas dos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
Num dia marcado pelo intenso calor, os mais de 70 ciclista que alinharam à partida do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe não se fizeram rogados e cedo atacaram uma corrida com muitas novidades e paisagens de grande encanto. Pelo caminho a comitiva foi recebendo o apoio dos muitos populares que saíram à rua – sempre com os devidos cuidados – para aplaudir o esforço dos ciclistas e quem consegue levar este tipo de eventos em frente.
Logo nos primeiros dos 80,3 quilómetros da prova, um grupo de sete ciclistas decidiu atacar e rapidamente chegou ao minuto de vantagem. O pelotão acabou por sofrer com o ataque e acabou por se partir, com um primeiro grupo a lutar afincadamente para tentar anular a fuga, enquanto o restante foi cedendo cada vez mais tempo para os primeiros.
Com o passar dos quilómetros, o grupo de sete corredores ficou reduzido a cinco – Diogo Saleiro (CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor), Tomás Sacramento (Bairrada), Tiago Nunes (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Duarte Domingues (EC Bruno Neves) e Sérgio Magalhães (Santa Maria da Feira/Segmento D´Época/Reol). Marcelo Soares (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias&Araújo|Frulact) foi o último atleta a descolar, mas conseguiu manter-se na luta até ao final.
O quinteto chegou isolado a Fafe e decidiu a corrida ao sprint, com Diogo Saleiro – com uma bicicleta de substituição – a ser o mais forte e a conseguir a primeira vitória individual da época. Tomás Sacramento (Bairrada) cortou a meta na segunda posição e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) foi terceiro.
O CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que já tinha vencido a prova em Palmeira e subido ao pódio em Barcelos e Prémio Cidade de Fafe, garantiu a vitória por equipas ao colocar três ciclistas nos primeiros dez classificados. Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol terminou na terceira posição da classificação coletiva e a Escola Ciclismo de Bruno Neves em terceiro.
O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.
Realiza-se no dia 10 de julho o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, o percurso da prova incluirá passagens pelos concelhos de Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
A prova de ciclismo, habitualmente integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho, será promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A partida está marcada para as 14h50 (Rua de Sá) e o final previsto para as 17h06 no mesmo local.
O percurso, na extensão de 80,3 quilómetros, incluirá passagens pelas seguintes localidades: Fafe - Rua de Sá, Praça 25 de Abril, Rua João Crisóstomo, EN 311 (Partida real), Confurco, Moreira de Rei, Cabeceiras de Basto, Avenida Capitães de Abril, Avenida Francisco Sá Carneiro, Porto D´Ave, Garfe, Gonça, São Torcato, Atães, Arões, Parque da Cidade e Rua de Sá.
O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.
Em 2019, Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação) foi o grande vencedor do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porino/Abanca) venceu a classificação feminina.
24.junho.2021