Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
4º BTT XCO Tesouros do Ave
5# Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency

João Rocha (Maiatos) e Leandra Gomes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) sagraram-se vencedores, em elites, do 4.º BTT XCO Tesouros do Ave, última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency que decorreu em Porto de Ave, na Póvoa de Lanhoso.

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 4.º BTT XCO Tesouros do Ave disputou-se no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave e decorreu sob todas as condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
João Rocha dominou por completo a prova de elites masculinos. O corredor da equipa Maiatos assumiu a liderança da corrida na primeira volta ao circuito e foi sucessivamente aumentando a vantagem, terminando com o tempo de 1h12m48s de prova, deixando o segundo classificado, o seu colega de equipa Rui Ferreira, a mais de dois minutos de diferença. Na terceira posição terminou Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que acabou, no entanto, se sagrou Campeão do Minho de BTT XCO – POPP Agency na categoria de Elites.
Em femininos, Leandra Gomes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a correr em ‘casa’, fez a festa e subiu ao primeiro lugar do pódio, sendo acompanhada por duas colegas de equipa: Tânia Lima em segundo e Marta Branco em terceiro. Nas contas finais do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, a vimaranense Marta Branco conquistou o título de campeã minhota.
Nas classificações de sub 23, Marta Branco foi a melhor em Porto de Ave, seguida de Joana Santos (Tomatubikers / Toyota - Macedo & Macedo), enquanto em masculino se destacou José Simões (Lobos Averomar BTT), também ele Campeão do Minho. 
Em juniores Simão Rocha (Penafiel Bike Clube) superiorizou-se à concorrência e cortou a meta em primeiro, seguindo-se na classificação André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), com a sua colega de equipa Catarina Lopes a triunfar na corrida feminina.


Lucas Ferreira (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team) e o amarense Dinis Vieira (BTT Braguinhas/Padim da Graça) disputavam entre si o título de Campeão do Minho de cadetes e lutaram até aos últimos metros pela vitória na corrida de Porto de Ave. Lucas Ferreira esteve quase sempre na frente e conseguiu garantir a vitória e o título de Campeão do Minho, enquanto Dinis Vieira, cadete de primeiro ano, terminou em segundo e Tomás Fernandes (Sabor do Norte/BilaBiker´s RacingTeam) em terceiro. 
Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube), dominou a corrida feminina, deixando na segunda posição Francisca Moreira (Clube BTT Matosinhos), que acabou, no entanto, por sagrar-se Campeã do Minho.
Augusto Midão (Rompe Trilhos/AJPCAR) e a vimaranense Cecília Araújo (Figueiras BTT/Lousada/Carvic Team) venceram em master 30, garantindo com o resultado na Póvoa de Lanhoso a conquista dos títulos de Campeões do Minho.
Em master 40 os melhores foram Rogério Matos (Rompe Trilhos/APCAR) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) que também asseguraram a vitória no campeonato minhoto.
António Sousa (individual) somou em Porto de Ave a quinta vitória em master 50 e Américo Liberal (Rompe Trilhos) subiu ao mais alto lugar do pódio em Master 60.
Por equipas, a AXPO /FirstBike Team/Vila do Conde averbou o terceiro triunfo em cinco provas, resultado que permitiu à formação de Vila do Conde sagrar-se Campeã do Minho de BTT XCO de 2021.

Nos escalões de escolas, o Clube BTT Matosinhos venceu a classificação coletiva ao conquistar três primeiros lugares (juvenis, iniciados e pupilos/benjamins) e um terceiro lugar em infantis.
Individualmente, destacaram-se em juvenis Hugo Ramalho e Leonor Lopes, ambos do Clube BTT Matosinhos e Carlos Leal (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos) em infantis.
Daniel Silva (Clube BTT Matosinhos) e Mariana Ribeiro (Penafiel Bike Clube) evidenciaram-se em iniciados, enquanto Lourenço Fernandes (Penafiel Bike Clube) e Maria Nogueira Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) em Pupilos/Benjamins.

 

Uma das melhores pistas nacionais

 

Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, fez questão de acompanhar o 4.º BTT XCO Tesouros do Ave disputado na pista de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, realçando a forma empenhada como a associação mantém o nível da prova e da pista.
“Temos aqui na Póvoa de Lanhoso uma das melhores pistas nacionais, segundo dizem os entendidos. Eu sou uma pessoa que gosta deste tipo de provas e estamos a apoiar esta grande equipa, composta por pessoas que lutam diariamente para manter esta pista e permitir que as pessoas do concelho e todas as que gostam da modalidade possam vir aqui treinar. Eles dão o melhor de si e nós temos que os apoiar diariamente para que no futuro possamos fazer mais e melhor”, afirmou o autarca.
Avelino Silva garantiu que “vamos afinar agulhas para que no futuro esta prova de torne ainda mais emblemática”, adiantando que “vamos trabalhar para que esta modalidade se fixe na Póvoa de Lanhoso”. “Uma atleta da Póvoa de Lanhoso venceu uma das corridas, a Leandra Gomes, é um motivo de orgulho e pode ser uma forma de incentivar as pessoas a ingressarem na modalidade e a organizamo-nos para que no futuro haja muitos mais atletas”, concluiu o autarca.

 

João Rocha (Maiatos) vencedor em elites

 

Vencedor da corrida de elites, João Rocha salientou que gosta muito da pista de Cross Country Olímpico e Porto de Ave. “Traz-me boas recordações, pois foi aqui que venci o meu primeiro Campeonato Nacional. Nesta pista a minha meta é sempre vencer”, afirmou João Rocha esclarecendo que não foi uma corrida fácil. “É sempre difícil porque, apesar de andar isolado, praticamente, desde início, procurei impor um ritmo elevado. Nem sempre é assim e nós temos de estar preparados para todas as circunstâncias. Hoje tive adversários à altura, mas consegui controlar e fazer uma corrida, praticamente, a solo”, disse o corredor da equipa Maiatos.

Leandra Gomes: Vencer em casa é muito bom


Leandra Gomes, ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha na AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, fez a festa da vitória em dia de anos e a correr em casa mas dedicou a vitória a dois ex-colegas que sofreram um acidente. 
“Senti-me muito bem nesta prova. Senti o calor da Póvoa de Lanhoso e isso é uma motivação para quem está a correr. Foi muito bom”, afirmou Leandra Gomes, explicando que “conheço bem a pista, costumo treinar cá e apesar de ter algumas alterações em relação à última prova, adaptei-me bem”.
Na hora de festejar, Leandra Gomes fez questão de “deixar umas palavras” a dois colegas: “Dedico esta vitória ao Jacinto Fiúza e à Ana Rita Vale, que sofreram um acidente e estão a recuperar no hospital. É para eles esta vitória”.

 

Cecília Araújo: Foi uma prova dura, mas estou muito feliz

 

Cecília Araújo, ciclista de Guimarães que alinha no Figueiras BTT/Lousada/Carvic Team, somou em Porto de Ave a quarta vitória em outras tantas provas que disputadou no Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.
“Foi uma prova muito dura, mas estou muito feliz. Bastava-me comparecer para ser Campeã, mas ganhar foi muito melhor e ainda, por cima, na minha região”, disse Cecília Araújo elogiando a pista de XCO de Porto de Ave: “É espetacular ! Tem tudo, subidas duras e zonas técnicas e não é perigosa, mesmo para os mais novos começarem na modalidade. Está mesmo completa”.


José Araújo, responsável do AETAD - Eventos Tesouros do Ave, mostrou-se muito satisfeito com a forma como decorreu a prova e pela reação dos ciclistas à pista.
“Sinto-me realizado. Trabalhamos muito para realizar a prova e não podíamos estar mais satisfeitos com a forma como decorreu, as pessoas saíram daqui contentes e ninguém se magoou. Realizou-se aqui uma competição de grande nível, mesmo em tempo de pandemia e ainda sem público”, disse aquele responsável.
O 4º BTT XCO Tesouros do Ave teve o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT.

Disputa-se no dia 12 de setembro o 4º BTT XCO Tesouros do Ave, última e decisiva etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency que decorrerá em Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso).
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD - Eventos Tesouros do Ave, o 4º BTT XCO Tesouros do Ave será disputado no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave - Póvoa de Lanhoso, sendo promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
O programa do 4º BTT XCO Tesouros do Ave começará às 10 horas com as provas de pupilos/benjamins e iniciados. Às 10h30 começará a prova de infantis, seguindo-se a de juvenis. Pelas 13 horas será dada a partida para as corridas de cadetes, femininas e paraciclismo, às 14h30 para as masters e às 16h00 para os elites, sub23 e juniores.
O 4º BTT XCO Tesouros do Ave tem o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave - Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeNavega Rías BaixasBike - Tudo sobre o mundo do BTT.
Recorde-se que Porto de Ave acolheu em 2014 o Campeonato Nacional de BTT XCO que consagrou David Rosa e Joana Barbosa como Campeões Nacionais de elites, assim como o 1º XCO - Marino Fonseca que foi disputado no mesmo circuito. Na última edição do XCO Tesouros do Ave, João Rocha e Daniela Pereira foram os grandes vencedores em elites da quinta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO.